Gripe MATA!
Recentemente li uma matéria que falava que, aqui no Brasil, morriam mais de duas mil pessoas por ano de gripe, aquela comum, que eu chamo de “gripe besta”.
Se os dados oficiais são esses, os dados reais são MUITO maiores, o que é uma pena, porque a gripe não é uma doença incurável, é fácil de prevenir, de tratar e de combater.
Como o inverno já está “dando as caras”, é hora de começar a investir em uma alimentação que fortaleça as defesas do organismo e turbine a imunidade.
Alimentos Que Previnem a Gripe
Alimentos ricos em determinados nutrientes aumentam a nossa imunidade e, consequentemente, previvem a gripe. Confiram:
Vitamina A: além de atuar na manutenção do equilíbrio cutâneo, dentre outras coisas, a vitamina A fortalece o sistema imunológico.
São alimentos ricos em vitamina A o abacate, a manga, a escarola, o espinafre, o fígado, o mamão, o brócolis e a abóbora.
Vitamina C: a vitamina C turbina as defesas do organismo e atua na prevenção à gripe.
Vale investir em acerola, laranja, caju e demais frutas cítricas.
Zinco: esse mineral fortalece a imunidade e, comprovadamente, acelera a recuperação em casos de gripes e resfriados.
São fontes ricas de zinco as ostras, os alimentos integrais e as oleaginosas.
Alimentos Que Combatem a Gripe
Quando a gripe já tomou conta, a ordem é investir em alimentos que amenizem os sintomas, que tenha ação descongestionante, anti-inflamatória e antioxidante.
Alimentos ricos em flavonoides, que são antioxidantes e antiinflamatórios, como a uva, o chá verde, as frutas secas, o tomate, a cebola e a laranja, ajudam na recuperação.
A canja de galinha é uma ótima pedida, já que a cisteína presente no frango facilita a desobstrução dos pulmões.
O alho e a cebola também não podem faltar, assim como a mostarda e, pasmem, a pimenta, que são descongestionantes e antioxidantes.
Como são alimentos fáceis de ser encontrados e baratos, vale investir! Sua saúde agradece!
Beijos
Ju