Se o açúcar normal não é uma opção pra você e só de pensar no gostinho nada agradável do adoçante você sente calafrios, tá na hora de conhecer o açúcar light, também chamado de açúcar magro.
O açúcar light é composto por açúcar refinado, conhecido por sacarose, e adoçante, que pode ser a sacarina, o ciclamato ou a sucralose, numa proporção de meio a meio, o que evita o “estranhamento no paladar”, já que conserva o gosto do açúcar normal e, de quebra, auxilia nas dietas de perda de peso.
Muita gente questiona se vale trocar o açúcar normal ou o adoçante pelo açúcar light e, aparentemente, a resposta é sim, já que consome-se menos calorias, e não há o sabor “amargo” do adoçante. O que não vale, claro, é exagerar, pois mesmo contendo mesmo calorias, não significa que seja isento delas, e, se consumido em excesso pode sim engordar.
Quem Pode Fazer Uso?
O açúcar magro pode ser consumido por quase todas as pessoas, inclusive por crianças e idosos, sendo contra-indicado para diabéticos. Gestantes e lactantes devem consultar um médico antes de fazer uso desse tipo de produto.
Onde Encontrar?
Na maioria dos super mercados já dá pra encontrar algumas opções desse tipo de açúcar, como o Açúcar Light Prolev, que possui sabor bem semelhante ao açúcar “normal” e pode ser utilizado no forno e no fogão, já que é estável em altas temperaturas, o que é ótimo para o preparo de receitas “magrinhas”.
O Prolev não é indicado para diabéticos e hipertensos, e a grande desvantagem é o preço, já que meio quilo custa mais de 7 Dilmas.
O Açucar Light União promete o mesmo sabor do açúcar com menos calorias, já que adoça duas vezes mais que o açúcar normal. Essa versão contém sucralose, que é o adoçante derivado da cana de açúcar. Também não é recomendado para diabéticos, já que contém açúcar tradicional na composição. Assim como o Prolev, pode ser utilizado no forno e no fogão, o que facilita muito no preparo de bolos, doces e demais receitas “magras” que levam açúcar, já que a grande maioria dos adoçantes não são estáveis em altas temperaturas e, portanto, não são usados no forno e fogão.
O Que Eu Acho
Já viram que eu adorooo meter o bedelho em tudo? Bom, fui louca atrás do Açúcar Light União, o único que achei por aqui, e achei sim que o gosto é bem similar ao açúcar normal. Testei também pra fazer torta de banana (querem a receita? É de comer de joelhos!), e o resultado foi bem bom.
Entretanto, acho o preço relativamente alto pra quem pretende usar todos os dias sabe?
Vi uma sugestão bem legal da Lucília Diniz e acho que vale compartilhar: “Quer uma dica? Não se engane. Se estiver difícil abandonar o açúcar, faça em casa sua própria versão light do produto – com mais adoçante e menos açúcar. Corpo e bolso agradecem.”
Ou seja, na hora do preparo do alimento, ou do cafezinho, por exemplo, coloque uma porção de açúcar normal e uma de adoçante, assim há uma redução das calorias, mas o gosto não fica ruim!
Beijos
Ju Lopes