O cacho natural arrasou na temporada mais quente do ano e fez muitas lisas se adaptarem ao ondulado na hora de ir para a praia e também encarar uma festa. E não tem como negar que fica leve, natural e bem bonito em loiras, morenas e ruivas. O outono/inverno deve continuar com essa moda nos cabelos e até partir para um permanente. Camila Pitanga, Taís Araújo e Juliana Alves são algumas das atrizes que servem de inspiração para as mulheres no mundo do cabelo cacheado bem controlado e com volume na medida certa.
A técnica da marca Onduladus, Barbara Moura, garante que a tendência deve fisgar muitas mulheres que antes amavam a chapinha. É bom lembrar que quando se fala em permanente, não se deve fazer referência ao cabelo bem cacheado, tipo cabelo de anjo, encaracolado da raiz às pontas. A nova técnica modela o cacho afro e consegue dar uma forma ondulada à fibra capilar, sem prejudicar o cabelo. De acordo com a consultora, o procedimento permanente é superindicado para as mulheres que não possuem uma forma definida no cabelo e gostaria de ficar com cachos leves e naturais.
Para dar esta forma ondulada ao fio, é aplicado o tioglicolato de amônia. “Esse ingrediente é de uso profissional e não pode ser usado em casa, porque na dose errada, pode prejudicar a saúde da pessoa. É importante saber que a amônia é usada também para alisar o cabelo e, por isso, só deve ser aplicada por um profissional que sabe e conhece a técnica do permanente nos fios” alerta Barbara. É importante lembrar que o permanente também é uma química e precisa de cuidados após a aplicação. Ou seja, é preciso manter os cabelos hidratados e bem cuidados.
Depois que você escolher um profissional de confiança e credibilidade, converse com ele sobre o tipo de fio que você tem e qual seria a melhor opção de cacho para o seu cabelo. Fazer um teste em uma mecha também é importante para ver se você não tem nenhuma alergia. É importante seus cabelos estarem limpos e bem hidratados antes do procedimento, que é feito com a ajuda dos bobs de cabelo. O menor, vai dar o resultado de um cacho fechado, pequeno. Quanto maior o bob, maior será o cacho, deixando o cabelo mais aberto e levemente ondulado.
Nesta escolha do tamanho do seu cacho, vale levar em consideração (além do comprimento, do corte e do tipo do seu fio) qual o formato do seu rosto. O cabelo, segundo a profissional, deve acompanhar esse formato e deixar seu visual em harmonia. O produto será aplicado no cabelo, em mechas, que serão presas nos bobs. O tempo de espera para o produto agir é importantíssimo no processo. E esse tempo será descoberto no teste feito antes de toda a aplicação e vai depender do formato do cacho e da espessura do fio, além do comprimento do cabelo.
Depois que o produto agiu, é preciso lavar muito o cabelo para retirar todos os resíduos do processo. E quando se fala em lavagem após o permanente, estamos falando de quase 30 minutos de limpeza profunda! O valor custa a partir de R$ 200 e depende do comprimento do fio. O tempo de permanência do cacho no seu cabelo pode ser de até seis meses, precisando de retoque apenas na raiz.