in

Abobrinha: Amiga da Dieta e da Saúde!

Minha alimentação sempre foi uma piada, regada a tudo o que não presta, por isso vocês não tem noção do quanto fico feliz quando encontro alguma reportagem sobre algum alimento que eu como e que faz bem para a saúde!

Foi assim esse final de semana, quando “descobri” que a abobrinha, além de gostosa e pouco calórica, faz um bem danado ao organismo. Alegria define!

Para quem não conhece, a abobrinha parece um pepino, só que grande (eu acho!), e tem um sabor leve, suave, além, de oferecer cerca de 20 calorias por 100 gramas, o que é bem pouco.

Por ser pouco calórica, é bastante utilizada para preparar pratos para quem está em dietas de redução ou manutenção de peso.

Além de pouco calórica, a abobrinha é rica, muito rica, em nutrientes! Contém proteínas, fibras, vitamina A, vitamina B1, vitamina B2, vitamina B3, vitamina C, sódio, cálcio, magnésio, potássio, ácido fólico, ferro e fósforo.

O magnésio presente na abobrinha, associado ao cálcio, ajuda na saúde óssea, o que previne de doenças como a osteoporose. Já o potássio melhora a elasticidade da parede das artérias, o que mantém a pressão estável

.

Captura de tela inteira 22042013 210011

Por outro lado, o ácido fólico ajuda na prevenção de má formação fetal, o que é ótimo para gestantes, e na prevenção de doenças cardiovasculares, o que é bom para todo mundo, né?

A grande quantidade de fibras garante o bom funcionamento intestinal, evita a constipação,  limpa o intestino, proporciona uma maior sensação de saciedade e previne alguns tipos de tumores. Devido a presença do betacaroteno, é considerada antioxidante, o que protege o organismo da ação dos radicais livres e da oxidação.

Há quem diga que ajuda a controlar enjoos, a reduzir a pressão, já que é rica em niacina (vitamina B3) e possui ação vermífuga.

Além de todos esses benefícios, a abobrinha possui propriedades anticancerígenas, conforme constatação de um estudo realizado na Universidade do Arizona, que encontrou na sua composição uma substância chamada tripsina, que é anticancerígena.

Como cerca de 90% da abobrinha é água, é um alimento de fácil digestão, que pode ser consumido de dia ou de noite, crua, cozida, assada, refogada ou grelhada. Ou seja, é super versátil e dá para incorporar, ainda, em vários tipos diferentes de pratos, com os mais variados temperos, como cebola, alho, azeite, vinagre, dentre outros.

O fato de ter muita água ajuda, ainda, a manter o organismo hidratado.

Apesar da versatilidade, o ideal é consumi-la crua ou, no máximo, feita no vapor, já que com o cozimento há perda de vitaminas, sobretudo da vitamina A e da vitamina C.

O ideal, ao comprar a abobrinha, é optar pelas de tamanho médio, com a casca firme, lisa, sem “machucados”,  com o cabinho, com a cor verde ou amarelada , e relativamente pesadas. A conservação deve ser feita na geladeira, preferencialmente em sacos plásticos, e elas costumam durar até sete dias.

Ah, e para completar, não é um alimento caro, então dá para todo mundo ter acesso. Ou sejaaaa, é comprar, consumir e aproveitar os benefícios!

Beijos

Ju Lopes

Rate this post

Written by Nat

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.

O que significa traje esporte fino, social e passeio?

Frutas Que Combatem o Envelhecimento