Vamos falar sobre proteção solar de novo? São tantas dúvidas que, a cada vez que esclareço uma, surgem várias outras!
O FPS é o indicativo de proteção contra os raios UVB, que serve para determinar o tempo que podemos ficar no sol antes que nossa pele fique vermelha. Assim, se a pessoa usa um filtro solar com FPS 30 a pele dela estará protegida por um tempo 30 vezes superior a de uma pessoa que não esteja usando nenhuma proteção.
A grande maioria dos dermatologistas diz que o ideal é que se use SEMPRE um filtro solar com FPS mínimo de 30, isso porque os protetores com FPS 30 bloqueiam 96,7% da radiação solar, enquanto que os que possuem FPS 15 bloqueiam apenas 93,3% dos Raios UVB.
Os protetores com FPS acima de 30 bloqueiam 97,8% da radiação solar. A diferença parece pouca, entretanto os produtos com FPS maior possuem uma fotoestabilidade maior, ou seja aumentam o tempo de permanência do produto na pele. Assim, se há aumento do tempo de permanência na pele significa que o FPS alto protege mais e melhor.
Mas o FPS não nos deixa imune aos efeitos do sol, até porque ele protege apenas contra os raios ultravioletas do tipo B, que estão relacionados com o câncer de pele e as queimaduras solares.
Os raios ultravioletas do tipo A são os principais causadores do envelhecimento e das manchas de pele, por isso é indispensável usar um protetor solar que nos proteja dos raios UVA e UVB.
Portanto, meninas, ao comprar o filtro solar escolham os de amplo espectro, que protegem contra os raios UVA e UVB.
Para identificar se o seu protetor possui essa proteção, que deve ser de no mínimo 12 para manter a pele devidamente protegida da ação dos raios UVA, procurem a sigla PPD (que indica o grau de proteção contra os raios UVA). Existem outros sistemas de identificação, como o da cruz, onde uma cruz significa que há proteção contra os raios UVA, duas significam proteção média, três representam alta proteção e quatro significam a maior proteção disponível. O melhor é optar por produtos com mais de três cruz, que tem um PPD maior que 12. Alguns produtos não informam o PPD mas colocam no rótulo a informação “amplo espectro”, sendo que a medida do PPD será de 1/3 a medida do FPS, o que significa que se o filtro solar tiver o FPS de 30, o PPD será de 10, considerado baixo, aliás.
Como eu sou praticamente transparente, sempre opto por protetor solar com FPS superior a 50 e PPD superior a 12, e, sinceramente, não importa qual o preço, eu pago satisfeita porque considero um investimento, já que vai retardar o botox, o dinheiro gasto com peelings, com cremes clareadores e com antirrugas. Além, é claro, de me proteger do câncer de pele.
Acho muito mais válido investir em um excelente protetor do que em um excelente hidratante facial, já que o sol é responsável por 80% do envelhecimento, então é muito mais vantagem investir no que protege mais (do envelhecimento) do que no que protege menos!
Beijos