Babosa No Cabelo: 15 Receitas Caseiras

Babosa No Cabelo: 15 Receitas caseiras, vídeos e benefícios.

babosa no cabelo

babosa no cabelo

Babosa No Cabelo: 15 Receitas caseiras, vídeos e benefícios.

Hoje em dia a vaidade está com mais aliados que imaginamos e claro que aproveitamos as novidades o máximo possível para mudar o visual e ficarmos bonitas, só que os recursos como: tintas, luzes, chapinha e secador ressecam demais os fios.

Obviamente outras técnicas para cuidar dos cabelos também estão a nossa disposição como hidratação, cauterização, tratamentos de choque etc., mas nem sempre temos tempo de ir ao salão, ou conseguimos manter sempre cheio nosso estoque de produtos em casa.

Existem algumas hidratações caseiras, antigas e muito eficientes que podem te salvar em momentos como estes citados acima, como a falta de tempo por exemplo. Neste a babosa poderá te ajudar. Vem comigo!

Babosa no cabelo: benefícios

Babosa no cabelo: benefícios

Benefícios da babosa para o cabelo

A babosa é uma planta medicinal popularmente conhecida por babosa, existe uma variedade enorme de produtos compostos a base de babosa, que hidratam tanto a pele quanto cabelo.

A babosa possui dezoito aminoácidos essenciais à formação de proteínas, além de vitaminas A, C, E, B1, B2, B3, B6, B12 e B13 e ainda conta com mais de vinte minerais que auxiliam na hidratação da pele e cabelo.

A babosa também define os cachos dos cabelos para quem tem os fios cacheados.

Faz o cabelo crescer: A babosa contém enzimas proteolíticas que ajudam a reparar as células danificadas no couro cabeludo, e a estimular os folículos capilares dormentes. Isso melhora a saúde do folículo, promovendo o crescimento do cabelo e indiretamente dando força a fibra para um crescimento saudável e rápido.

Para caspa e descamação: Contém propriedades antifúngicas, antivirais e anti-inflamatórias, que ajudam a curar a caspa e a descamação, além de acalmar seu couro cabeludo de irritação e agravamento.

Para reparação e nutrição: O alto teor de proteínas, vitaminas e minerais da babosa ajuda a repor os nutrientes perdidos por químicas e a nutrir seus folículos e fios de forma eficiente.

Para maciez e brilho: O teor de umidade da babosa ajuda a condicionar o cabelo, bloqueando os nutrientes dentro da fibra e a hidratação.

Também ajuda a curvar a queda do cabelo e controla a perda de cabelo, garantindo que seu cabelo permaneça grosso e volumoso.


Tratamentos capilares caseiros com babosa

Tratamentos capilares caseiros com babosa

Tratamentos capilares caseiros com babosa


 

Receita com Babosa para o crescimento do cabelo - como usar e congelar

Para obter os melhores benefícios da Babosa é preciso usar o gel fresco da Babosa. Você pode extrair seu próprio gel cortando uma folha de Babosa e pegando o gel usando uma colher. Jogue o gel obtido em um processador de alimentos para obter uma consistência uniforme.

  1. Aplique esta mistura no couro cabeludo fazendo leves movimentos circulares.
  2. Certifique-se de que você está concentrando-se mais nas suas raízes.
  3. Deixe agir por 20 minutos.
  4. Se quiser, pode espalhar para as pontas para obter os benefícios de nutrição e reparação.

Para poupar tempo, faça o gel e congele para usá-lo quando quiser. Veja no vídeo abaixo como congelar a babosa da forma correta.


Receita com Óleo de rícino e Babosa para o crescimento do cabelo

Receita com Óleo de rícino e Babosa para o crescimento do cabelo

Receita com Óleo de rícino e Babosa para o crescimento do cabelo

Benefícios:

  • O óleo de rícino juntamente com a babosa é uma bomba de benefícios para seus cabelos: ajudará a estimular o crescimento do cabelo, fortalecer a fibra e também a prevenir a queda capilar. Esta combinação é um verdadeiro estimulante para os cabelos.
  • A babosa ajuda a estimular o crescimento dos folículos capilares dormentes em seu couro cabeludo, o que fará com que seus cabelos cresçam mais rápido.
  • Já o óleo de rícino é um poderoso antioxidante natural, que repara a fibra de dentro para fora, o que fará com que os fios cresçam mais fortes e saudáveis. Veja a receita de Óleo de Rícino Para Crescer Os Cabelos

Você vai precisar de:

  • 1 xícara de Gel de Babosa fresco (faça o gel conforme ensinei acima).
  • 2 colheres de sopa de óleo de rícino (veja um exemplo do óleo de rícino aqui).
  • Touca de alumínio ou plástica
  • Toalha

  1. Em uma tigela, misture todos os ingredientes até obter uma pasta consistente.
  2. Aplique esta mistura no couro cabeludo e espalhe para as pontas. Concentre a mistura mais nas suas raízes.
  3. Uma vez que o cabelo está totalmente coberto com a mistura, faça leves movimentos circulares na raiz em torno de 10 minutos.
  4. Coloque um touca térmica ou plástica, e em cima, envolva com uma toalha (isso ajudará aumentar mais ainda o calor térmico - o que ajudará a penetrar mais ainda o produto na fibra capilar).
  5. Vá para a cama com a mistura e durma com os anjos ;-).
  6. Ao acordar, lave a mistura com água fria e shampoo neutro. Observe se os cabelos não estão oleosos, se sentir os fios muito "pesados", lave novamente. Finalize aplicando o condicionador só nas pontas e enxágue!..
  7. O condicionador ajudará a selar as cutículas dos fios.

Para bons resultados, aplique de 1 a 2 vezes na semana.


Babosa, Mel e óleo de Coco para Hidratação, Nutrição e Brilho

Babosa, Mel e óleo de Coco para Hidratação, Nutrição e Brilho

Babosa, Mel e óleo de Coco para Hidratação, Nutrição e Brilho

Esta hidratação é ideal se você está com os muito ressecados, opacos e desvitalizados! ....esta hidratação contribuirá para manter seu cabelo com hidratação duradoura, força e brilho devido a combinação destes três poderosos aliados: BABOSA + MEL + ÓLEO DE COCO.

CRESCIMENTO SAUDÁVEL: A babosa, entra com os benefícios das enzimas proteolíticas que ajudam a reparar as células danificadas no couro cabeludo, que indiretamente fortalece e aumenta o crescimento saudável e rápido do cabelo.

HIDRATAÇÃO PROFUNDA: Muitos tratamentos para cabelos MUITO ressecados contém em sua fórmula o óleo de coco! Marcas renomadas como Deva Curl, Joico, entre outras, oferecem hoje produtos com óleo de coco em seus tratamentos. E o sucesso do óleo de coco não é atoa! O óleo de coco é um poderoso umectante natural.... que fornece a fibra capilar nutrição intensa (E DURADOURA)... ao mesmo tempo que protege os fios das agressões externas devido ser uma poderoso antioxidante natural.

MUITO BRILHO: O mel oferece aos fios condicionamento e nutrição e muito brilho.

Você vai precisar de:

  • 5 colheres de sopa de gel Babosa.
  • 3 colheres de sopa de óleo de Coco.
  • 2 colheres de sopa de mel.

  1. Em uma tigela, combine todos os ingredientes até obter uma mistura consistente e suave.
  2. Comece massageando esta mistura em seu couro cabeludo fazendo leves movimentos circulares, e depois espalhe até as pontas.
  3. Coloque um touca térmica ou plástica e deixe agir por cerca de 25 minutos.
  4. Lave o cabelo com água fria e shampoo neutro. Observe se os cabelos não estão oleosos, se sentir os fios muito "pesados", lave novamente. Finalize aplicando o condicionador só nas pontas e enxágue, o condicionador ajudará a selar as cutículas dos fios.

Para ter fios sempre fortes e reparados - faça 1 vezes na semana.


Babosa com creme de cabelo

Babosa com creme de cabelo

Babosa com creme de cabelo

Incluir a babosa ao seu creme de cabelo potencializará sua hidratação obtendo todos os benefícios da Babosa.

Você vai precisar de:

  • 3 folhas de  babosa.
  • Creme de cabelo hidratante.

  1. Pegue algumas folhas de babosa.... Corte ao meio e retire toda a “pasta” interna. Misture com o creme de cabelo e bata no liquidificador.
  2. Passe em seus cabelos e deixe agir por 30 minutos.
  3. Enxágue e seque como de costume.

Você pode fazer esta hidratação semanalmente.


babosa cabelo crescer

babosa cabelo crescer

Receita caseira para hidratação, fortificação e crescimento dos fios.

Tipo de cabelo:

Cabelos que secos e fracos.

Benefícios:

A babosa auxilia na hidratação e amaciamento dos fios, além de fazer um bem enorme ao couro cabeludo, pois contribui na circulação do sangue.

A banana é rica em potássio, que auxilia na hidratação, tal como a babosa, e preserva a elasticidade natural dos fios, combatendo a quebra. Elasticidade é diferente de fios elásticos!

A vitamina A contribui para o crescimento dos fios.

Você vai precisar de:

  • 2 folhas de babosa
  • ½ banana descascada e bem picadinha (bem picadinha mesmo, triturada se possível)
  • 1 ampola de vitamina de vitamina A
  • 1 recipiente de plástico ou acrílico
  • 1 pilão de mão
  • 1 touca plástica

Como fazer:

  1. Triture a banana descascada até que se obtenha um creme, vale usar triturador ou liquidificador, mas a banana deve ficar completamente desmanchada, se ficar um pedacinho, vai dar muito trabalho para tirar do cabelo.
  2. Triture também as folhas de babosa, mas mantenha o sumo, pois este líquido é muito importante.
  3. Em um recipiente de plástico ou acrílico, coloque a babosa e a banana bem trituradas e cremosas. Quanto mais cremosa melhor.
  4. Misture bem e use o pilão para desmanchar eventuais pedaços que tenham sobrado.
  5. Após estar bem homogêneo, junte a ampola de vitamina A. Novamente misture, deve star tudo bem misturado, a cor é um verde musgo.
  6. Com os cabelos previamente lavados com shampoo hidratante (#pelamordedeus, não seja a louca, NADA DE SHAMPOO ANTI-RESÍDUOS) e desembaraçados, ainda úmidos, divida-o em 4 partes e aplique a pasta nas mechas massageando suavemente (É PARA MASSAGEAR E NÃO USAR O CABELO DE ATABAQUE).
  7. Após todos os fios estarem completamente cobertos com a pasta, coloque uma touca plástica e aguarde 15 minutos.
  8. Lave apenas com água até retirar toda a pasta.

Algumas dicas:

Essa receita deve ser feita quando o cabelo já estiver lavado e desembaraçado, pois a babosa oxida muito rápido e após a oxidação ela perde os nutrientes que a tornam tão atrativa para os fios.

Não deixe nenhum pedacinho inteiro de banana, pois é muito difícil tirar do cabelo os pedacinhos depois, principalmente se o cabelo for fino.

A banana deve ser o último item a ser triturado, pois ela escurece e passa do ponto. A banana precisa estar madura, não passada.

Shampoo antirresíduos caseiro

Cenoura com babosa

Cenoura com babosa

Cenoura com babosa= Brilho e Reparação

Tipo de cabelo:

Cabelos opacos e fracos.

Benefícios:

Esta hidratação deixará seus cabelos mais fortes e brilhantes.

Você vai precisar de:

  • 4 folhas de babosa
  • 1 cenoura média

Como fazer:

  1. Corte quatro folhas de babosa e retire a pasta interna.
  2. Rale uma cenoura média.
  3. Com uma colher, misture a pasta da babosa à cenoura até formar uma mistura homogênea
  4. Esprema o líquido que sobrar e aplique a mistura nos fios úmidos.
  5. Deixe agir por 30 minutos e lave os cabelos em seguida

Chá verde e Babosa para o crescimento do cabelo

Chá verde e Babosa para o crescimento do cabelo

Chá verde e Babosa para o crescimento do cabelo

Esta mistura melhora a saúde do seu cabelo, além de minimizar os danos. O chá verde é uma das fontes mais ricas de antioxidantes que ajudam a neutralizar os radicais livres causadores de danos.Também ajuda a acalmar o couro cabeludo de problemas como a caspa e condições de pele como psoríase e eczema.

Você vai precisar de:

  • 1/2 xícara de chá verde.
  • 1/2 xícara de gel de Babosa.

Como fazer:

  1. Jogue os ingredientes em um liquidificador e misture bem. Certifique-se de que não há grumos, pois estes podem ficar com o cabelo.
  2. Comece a massagear a mistura em seu couro cabeludo e depois trabalhe através do comprimento do seu cabelo. Certifique-se de que seu cabelo esteja completamente saturado na mistura.
  3. Deixe a mistura em cerca de 10 minutos e depois enxágue com água fria.
  4. Condicione seus cabelos e deixe secar naturalmente.

Faça este tratamento uma vez por semana como uma substituição de shampoo.


Medicine. Aloe vera on the table

Abacate + Mel + Babosa= Nutrição e Brilho

Você vai precisar de:

  • 1 folha de babosa.
  • 1/2 Abacate.
  • 2 Colheres de mel.

Como fazer:

  1. Retire o gel da Babosa e misture com o abacate e mel... Bata tudo no liquidificador.
  2. Passe a mistura nos fios úmidos e deixe agir por 20/25 minutos auxiliada por uma toca térmica.

Women drop a fresh cut aloe vera gel isolated in black background

Óleo de Rícino, Abacate e Babosa= Força, Nutrição e Maciez

Você vai precisar de:

  • 1 Colher de (sopa) de óleo rícino.
  • 1 Abacate médio maduro.
  • 1/2 xícara de gel de Babosa fresco.

Como fazer:

  1. Coloque no liquidificador uma colher (sopa) de óleo rícino, 1/2 xícara de gel de babosa e um abacate médio maduro e picado.
  2. Bata todos os ingredientes e aplique a mistura nos cabelos úmidos.
  3. Deixe agir por 30 minutos com uma touca térmica. Espere esfriar e lave bem com água morna.

Abacate + Mel + Babosa=Nutrição e Brilho

Clara de ovo, Babosa e Abacate= Reparação e Brilho

Você vai precisar de:

  • 1/2 xícara de gel de Babosa fresco.
  • 1 Abacate médio maduro.
  • 1 clara de ovo

Como fazer:

  1. Misture todos os ingredientes e bata no liquidificador.
  2. Aplique por todo comprimento dos cabelos e deixe agir por 40 minutos.
  3. Em seguida lave os cabelos e seque normalmente

Medicine. Aloe vera on the table

 

Abacate + Babosa + Condicionador = Nutrição e maciez

Você vai precisar de:

  • 1 Abacate médio maduro.
  • 1/2 xícara de gel de Babosa fresco.
  • Condicionador de cabelo hidratante.

Como fazer:

  1. Pegue um abacate tire toda a massa e coloque em uma tigela e misture com o gel de Babosa e creme de cabelo. Misture bem!
  2. Se preferir bata no liquidificador ou com um mix, depois de pronta a mistura aplique nos cabelos e deixa agir cerca de 20 minutos, se preferir coloque uma toca térmica.

Babosa, Abacate, Iogurte Natural e Óleo de Amêndoa=Hidratação profunda e brilho!

Babosa, Abacate, Iogurte Natural e Óleo de Amêndoa= Hidratação profunda e brilho

Babosa, Abacate, Iogurte Natural e Óleo de Amêndoa= Hidratação profunda e brilho.

Tipo de cabelo:

  • Cabelos muito ressecados, opacos e sem maleabilidade.

Benefícios:

Hidratação profunda, maciez e brilho.

Você vai precisar de:

Como fazer:

Como fazer:

  1. Bata tudo no liquidificador.
  2. Aplique nos fios e deixe agir por 20 minutos no mínimo, pode colocar uma touca térmica ou papel alumínio com toalha para ajudar no processo.

Quando fazer:

  • Semanalmente.

Mais tratamentos caseiros:


Curiosidades sobre a BABOSA:

As partes do corpo que se utilizam de seus efeitos benefícios são inumeráveis, faz bem para os órgãos, músculos, ossos, sistema digestivo para os cabelos, unhas, dentes....

Ela também é conhecida como aloe vera, possui em sua composição diversos nutrientes como cobre, zinco, magnésio e ácidos graxos e devido aos benefícios que promove é considerada uma planta milagrosa. Dentre os efeitos medicinais podemos citar:

  1. Melhoria do funcionamento do intestino, combatendo a prisão de ventre e o ressecamento.
  2. Poderoso cicatrizante, ajuda a fechar ferimentos interna e externamente.
  3. Muito utilizada no tratamento de congestão nasal, também ajuda a melhorar o funcionamento do aparelho respiratório.
  4. Fortalece o sistema imunológico ajudando a prevenir diversas doenças.
  5. Ajuda a controlar o colesterol.
  6. Auxilia na limpeza do organismo, eliminando toxinas e favorecendo a absorção de antioxidantes (que ajudam a retardar o envelhecimento).

Mas não é só como planta medicinal que a babosa atua, ela também faz verdadeiros milagres em tratamentos de beleza.

  1. A goma transparente que é retirada da folha pode ser passada nos cabelos, e o resultado é controle da oleosidade do couro cabeludo, hidratação e aumento do brilho.
  2. Atua na pele clareando manchas, combatendo e tratando acnes e espinhas e até mesmo ajudando a evitar o envelhecimento, motivo pelo qual serve de matéria-prima para vários cosméticos.

Mas infelizmente como nem tudo são flores, a babosa tem suas indicações mas também suas contra indicações como por exemplo, se usada em excesso pode causar problemas de pele como dermatites, alergias, enjoos, e principalmente, a folha verde possui uma substância que é tóxica para o organismo humano, por isso, na hora de fazer uso da planta tem que limpar bem, tem que remover toda a casca verde que fica em volta da goma transparente.

Sabendo usar podem ter certeza que não terão malefício nenhum, pelo contrário, só benefícios.

  • q-iconBabosa deixa os cabelos oleosos?

    Como ele tem propriedades hidratantes ajuda a equilibrar o nível de oleosidade dos cabelos, mas se seu cabelo for muito oleoso recomenda-se o uso uma vez a cada 15 dias.

  • q-icon Babosa afina o cabelo?

    Não! A babosa contém enzimas proteolíticas que ajudam a reparar as células danificadas no couro cabeludo, e a estimular os folículos capilares dormentes. Isso melhora a saúde do folículo, promovendo o crescimento do cabelo e indiretamente dando força a fibra para um crescimento saudável e rápido.

  • q-iconBabosa ajuda a alisar o cabelo?

    Não alisa! Os benefícios da Babosa são inúmeros quando se fala em tratamento capilar no couro cabeludo ou fios desvitalizados.

Você já usou babosa na sua rotina de cuidados com os cabelos? Me conte sobre sua experiência na seção de comentários abaixo.

Babosa No Cabelo: 15 Receitas Caseiras
5 (100%) 13 Votos

Sobre Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. 👯 Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza.

Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá?
Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas 😘

Minha Página
Saiba Mais

Kalina Amaro: kalina@patricinhaesperta.com.br

contato@patricinhaesperta.com.br / redacao@patricinhaesperta.com.br

* Saiba como escrever para o site PatricinhaEsperta CLIQUE AQUI.

Tem Matizadores para Homens? Saiba Mais!
Xô Cabelo Palha! Preparação-Verão!
Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Faça seu comentário aqui

RSS 2.0

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.