Cabelos Cacheados Curtos: Como Tratar e Pentear

cabelos cacheados curtos
CABELOS CACHEADOS CURTOS: COMO TRATAR E PENTEAR

CABELOS CACHEADOS CURTOS: COMO TRATAR E PENTEAR

Em terra de chapinha e prancha, quem tem cabelo cacheado é rainha.

No entanto, fazer jus ao título não é lá essa moleza, pois os cabelos cacheados possuem um tipo de fio que exige cuidados específicos. Além da dificuldade em se fazer a oleosidade natural da raiz chegar até às pontas (por causa do percurso ondulado que separa uma parte do cabelo da outra) – o que faz o cabelo cacheado ser mais propenso ao ressecamento -, ainda há a questão do frizz, que parece ser o pesadelo de quem tem esse tipo de fio.
O que muitas pessoas não sabem é que essas são características que acompanham as mulheres que optaram por manter suas ondinhas, independentemente do tamanho que o cabelo venha a ter. Por isso, essas são características que também se fazem presentes naquelas que têm cabelos cacheados e curtos.

A dificuldade que a oleosidade natural tem para chegar às pontas e o frizz na parte de traz do cabelo podem causar um volume excessivo, provocando a não definição dos fios. Por isso as cacheadas que optam pelo cabelo mais curtinho têm que redobrar seus cuidados. Isso para fazer com que o resultado final seja dos fios tratados e demonstrando toda a beleza natural de ter cachinhos definidos.
E se os cabelos em si já exigem cuidados, os cacheados então se superam porque precisam ter os cuidados retocados no dia-a-dia e, muitas vezes, em meio a uma rotina corrida. Por isso, se você tem as madeixas encaracoladas e curtinhas, confira as dicas que separamos para você poder deixar a beleza dos seus caracóis evidente durante o dia-a-dia.

CABELOS CACHEADOS CURTOS: COMO TRATAR

Os cabelos cacheados curtos tendem a ser mais práticos para o dia-a-dia que os cabelos cacheados cumpridos. Cumprindo uma rotina de cuidados com o Cronograma Capilar, o resultado será a reposição de água, lipídeos e proteínas.

Essas três substâncias são de extrema importância para todos os tipos de cabelos, mas para os cabelos cacheados e curtos, em especial, auxilia diretamente:

  • na hidratação das pontas;
  • no controle do cabelo;
  • na definição dos cachos;
  • na redução do frizz.

Um cabelo cacheado que, no dia a dia, pode contar com esses fatores a seu favor tem tudo para estar deslumbrante. Por isso, é importante que a rotina do Cronograma Capilar seja seguida.

Por isso, você pode separar seus cuidados da seguinte maneira:

 
Cronograma Capilar1ª semana2ª semana3ª semana4ª semana
3ª feiraHidrataçãoHidrataçãoHidrataçãoHidratação
5º feiraHidrataçãoHidrataçãoHidrataçãoHidratação
DomingoNutriçãoNutriçãoNutriçãoReconstrução
  • 1

    NA HIDRATAÇÃO

    Quando os cachos começarem a apresentar aspecto mais ressecado é hora de dar a água que seus caracóis precisam. Por isso, na hora de hidratar os cachos, opte por algo mais rápido durante a semana, reforçando mais a etapa de finalização dos fios. Os banhos de hidratação no chuveiro são perfeitos para dar o que os cabelos precisam dentro do tempo disponível que você tem.

  • 2

    NA NUTRIÇÃO

    Durante o fim de semana, use as máscaras nutritivas com auxílio da touca metálica ou da toalha umedecida com água quente. Uma opção também é usar a umectação, que é uma nutrição feita diretamente à base de óleos para dar mais lipídeos aos cachos. Os resultados são mais brilho e saúde para os cachos, o que é muito importante para poder resistir aos ataques diários da poluição, raios solares e vento sem perder a definição e danificar os fios.

  • 3

    NA RECONSTRUÇÃO

    Quanto às máscaras reconstrutoras, use apenas uma vez por mês. Caso seus cachos tenham sido tratados com algum tipo de química, você pode fazer essa etapa até duas vezes no mês. Nunca faz mais que isso, pois o excesso dessa etapa pode enrijecer os fios, quebrando-os e fazendo seus cachos perderem toda a definição.

  • 4

    NA FINALIZAÇÃO

    Uma das etapa dos cuidados diários que é essencial para cabelos com os cachos curtos é a finalização. Deve ser feita imediatamente após a hidratação, nutrição ou reconstrução. Isso porque, muitas vezes, parece que o efeito dos tratamentos não permanece durante o dia a dia. Por isso, é importante investir no uso de leav-in, silicone, gel, mousse ou fixador. E garantir que isso seja feito logo após cada uma dessas etapas. Para os cabelos cacheados, uma finalização muito boa é feita com leav-in e óleo (como óleo de amêndoa) ou silicone.

DICA:

O cabelo cacheado curto dá deixa o pescoço livre, o que possibilita o uso de acessórios nessa região, como maxicolares. Usar brincos longos também é uma opção que caem bem com esse tipo de cabelo e corte.

cabelo cacheados curtos
CABELOS CACHEADOS CURTOS PENTEADOS

CABELOS CACHEADOS CURTOS PENTEADOS

Engana-se quem pensa que cabelos curtos não têm opções de penteados. E quando se fala em cabelos curtos e cacheados, a diversidade de opções para arrumar as madeixas é bem agradável. Isso porque essas várias opções de penteados estão alinhadas à praticidade.
Por isso, se você tem esse tipo de cabelo nunca deixe de ter à sua disposição muitos grampos, lenços e strass, pois todos esses acessórios ajudam a modelar o penteado do cabelo cacheado curto.
Separamos algumas dicas de penteados práticos, rápidos e que deixam o visual pronto para qualquer ocasião. Veja alguns modelos e veja qual faz mais o seu perfil.

cabelo cacheado
cabelo cacheado preso de lado

CABELO PRESO DE LADO COM GRAMPO

Para esse tipo de penteado, basta dispor de:

  • Um grampo grande ou dois grampos pequenos
  • leave-in
  • Use o leav-in para modelar os cachos e escolha uma das laterais do cabelo (esquerda ou direita). Estique os cabelos com auxílio das mãos apenas e, para isso, não use pente nem escova para evitar que os cachos sejam desfeitos.

Com o grampo, encaixe na lateral escolhida, na altura da orelha, de cima para baixo. Se for um, acomode-o corretamente de modo que quando soltá-lo ele consiga prender o cabelo para trás. Caso sejam dois, aloque o outro logo atrás do primeiro, para reforçar e garantir que o cabelo fique preso adequadamente.
O resultado é ideal para uma saída ou até mesmo para ir ao trabalho.

CABELO PRESO PARA TRÁS COM 2 PENTES DE STRASS

Aqui você precisará de:

  • Dois pentes de strass
  • leav-in ou mousse
  • Com o leav-in ou mousse prepare o cabelo para o penteado. Depois, encaixe os pentes de strass, um de cada lado do cabelo.

O efeito final resultará no cabelo mais alto na parte de cima, com as laterais esticadas para trás. Esse penteado é perfeito para trabalhar ou sair para algum evento corporativo.

ELÁSTICO GRANDE PRESO PRA TRÁS FORMANDO UM PUFF

Esse é um dos penteados mais práticos e que pode ser adaptado para diversas ocasiões. Você vai precisa de:

  • Elástico grande

Para este penteado você precisará do auxílio de um elástico grande, que pode ser improvisado com uma meia calça ou com meia soquete.
Coloque no cabelo como se estivesse colocando uma tiara (ou arquinho). Vá ajeitando para trás, do jeito que preferir, para formar um puff com a parte traseira do cabelo. Você pode ajeitá-lo para trás, mais para cima e até um pouco de lado.
É ideal para sair durante o dia e é um penteado bem prático para o dia-a-dia

LENÇOS NO CABELO

Esse é um penteado que agrega todo o charme do lenço e dá um ar bem despojado e feminino para as cacheadas que aderem a esse estilo. Para ele, você vai precisar de:

  • leave-in
  • lenço de sua preferência
  • Após moldar os cachinhos com a ajuda do leav-in, escolha o lenço que quiser e você tem duas opções com ele: pode amarrá-lo para cima e formar um laço, dando ao visual um aspecto mais charmoso e feminino. E pode também amarrar para baixo, escondendo a amarra do lenço, dando um ar parecido ao uso de tiara de pano.

Ambos ficam perfeito e contam com a variação da cor da estampa para adequar o visual à diferentes situações, como saídas à noite, trabalho e até mesmo lazer.


Portrait of a young african american business woman - Black peop
CABELOS CACHEADOS CURTOS COM FRANJA

CABELOS CACHEADOS CURTOS COM FRANJA

Muita se fala sobre a incompatibilidade das franjas com cabelos cacheados. Mas esse é um tabu que precisa ser quebrado, pois as mulheres com cabelos cacheados bem sabem que seus cachos podem variar tano, chegando a vários cachinhos por mechas ou, até mesmo, alguns poucos caracóis nas pontas. E isso acontece por causa dos vários tipos de fios que existem e, até mesmo, os vários tipos de cachos (alguns são mais abertos, outros mais fechados), o que proporciona uma variedade de estilos nos cabelos cacheados.

Por isso, há cachos que ficam perfeitamente bem dispostos com franjas. Tudo se trata de verificar o conjunto: tipo de cacho, tipo de fio e estilo de rosto.
As franjas podem ser desde lisas, para aqueles cabelos com cachos mais abertos, à franjas onduladas ou encaracoladas para cabelos com cachos mais encorpados. Sendo que, nesse último caso, as franjas podem apenas se diferenciar por uma extensão mais curta que o comprimento do cabelo em geral.

O importante é que as franjas casem não somente com o estilo do cabelo, mas também com a personalidade das mulheres que aderem a ele em seu visual. Isso porque incorporam à personalidade um ar mais romântico e feminino.

Veja alguns estilos de franjas e que ar elas agregam aos cabelos cacheados e curtos:

arrow
  • FRANJAS LISAS – Ficam bem nos cabelos onduladas (que são os cachos mais saltos) e também nos caracóis perfeitos.
  • FRANJAS LISAS NA LATERAL – Dão ao visual um ar mais despojado.
  • FRANJAS REPICADAS – Deixam o rosto com aspecto mais moderno.
  • FRANJA REPARTIDA AO MEIO – São quase confundidas com o cabelo em geral, o que dá à franja um aspecto natural. Isso permite com que ela seja disfarçada quando preciso.
cabelo cacheado loiro
cabelo cacheado loiro com mechas

CABELOS CACHEADOS CURTOS COM MECHAS

Uma maneira de destacar os cabelos cacheados curtos é através das mechas nos cabelos. Para as cacheadinhas que querem inovar no visual, essa é uma excelente maneira de dar um up no visual ao mesmo tempo em que não é necessário mexer no cumprimento do cabelo ou no estilo do corte.

São tantas opções que é impossível não encontrar uma que combine com seu estilo e agrade ao seu gosto. Acompanhe algumas opções e veja qual ficará melhor nas suas madeixas:

  • REFLEXO A diferença do Reflexo para as Luzes é a questão da grossura da mecha. Enquanto as Luzes optam por mechas mais finas, o Reflexo é feito com mechas mais encorpadas. São aplicadas com auxílio de papel alumínio e o resultado final aparenta uma mudança mais visível no visual. O retoque pode ocorrer a cada dois ou três meses.
  • LUZESEssa técnica tem por objetivo clarear mechas cabelo por meio de mechas fininhas. No cabelo cacheado essa técnica é excelente porque essas diversas mechas fininhas podem se fundir nos formatos dos cachos, resultando em um aspecto bastante iluminado para os fios. As mechas, geralmente, variam de um a três tons mais claros que a cor dos cabelos; podendo também ser feitas com tons mais escuros do cabelo. O tempo ideal para retocar é de três em três meses.
  • CALIFORNIANASDe origem nas praias da Califórnia, esse estilo de mecha é inspirado nas surfistas do litoral sudoeste dos Estados Unidos. Elas têm o costume de passar parafina nos cabelos que, quando expostos ao sol, vão clareando. Nesse processo, as pontas ficam com tom mais claro e as áreas próximas à raiz mantêm a cor natura dos cabelos, como em degrade. O resultado nas madeixas cacheadas chama muito mais atenção. Acrescentando o fator curto dos cabelos, essa técnica dá um efeito esfumado nos fios.
  • BALAIAGE Se diferencia das demais técnicas porque é feito superficialmente apenas. É como se o clareamento fosse feito apenas na parte mais externa dos cachos, dando um efeito mais leve. Para os cabelos cacheados, o ideal é iluminar com tons dourados ou cobres, Isso porque o resulta final evidencia mais o corte.

FAMOSAS COM CABELOS CACHEADOS CURTOS

No cinema, nas novelas, nos telejornais encontramos várias personalidades que estão na mira dos paparazzi. As mudanças do visual de algumas celebridades de destaque são acompanhadas de perto e, por isso, servem de inspirações para muitas mulheres.
Não seria diferente no caso das cacheadas. Com tantos exemplos de personalidades que ficam bem com seus cachos, as tendências são praticamente regras e modelos a seguir.

Veja alguns exemplos e inspire-se para cuidar das suas madeixas de acordo com o exemplo das famosas. E lembre-se: elas contam com suporte de hairstylists que estão por dentro das tendências e podem dar dicas valiosas para cuidar dos cachinhos.

Reese Witherspoon cabelo
Reese Witherspoon cabelo cacheado

Reese Witherspoon – Essa famosa atriz norte americana tem vários estilos de cabelos, de acordo com suas personagens ou com os eventos aos quais é convidada a participar.

Na época da estreia do filme Água para Elefantes em Sydney (Austrália), a atriz estava muito bem produzida com cachos de babyliss em seus cabelos na altura dos ombros. O efeito dos cachinhos curtos só reforçou a elegância da atriz.

Taís Araújo
Taís Araújo - foto reprodução

Taís Araújo – A atriz carioca tem seus caracóis naturais. Não precisa da ajuda de babyliss, pois os cachos da atriz são perfeitos e ficam bem em vários tamanhos, como os fãs puderam acompanhar ao longo da trajetória da carreira de Taís.

Agora, em seu mais recente trabalho na televisão brasileira, a atriz faz o papel de uma jornalista na novela Geração Brasil. Está com as madeixas curtas, mostrando a cada capítulo as possibilidades de penteados que estão à disposição das mulheres com personalidade marcante.

Patrícia Pillar cabelos
Cabelos Patrícia Pillar. @reprodução mídia

Patrícia Pillar – Uma das atrizes consagradas da televisão brasileira, Patrícia Pillar é bastante conhecida por seus cachos e atualmente tem o cabelo um pouco acima dos ombros. Ela já manteve as madeixas longas, mas em várias épocas optou por um estilo cacheado curto. E os estilos são diversos: escovado e modelado com babyliss, natural, comportados, definidos.

Cabelos Camila Pitanga atriz
Cabelos Camila Pitanga - foto reprodução

Camila Pitanga – Outra atriz que é muito conhecida por seus cachos é Camila Pitanga. Natural do Rio de Janeiro, Camila. Quando estava filmando Insensato Coração, a atriz estava com as madeixas curtas com cachos mais abertos.

Ana Paula Arósio
Ana Paula Arósio

Ana Paula Arósio – Paulista adepta dos cachinhos, Ana já dispôs de vários tamanhos, mas o cacheado curto fica muito bem na atriz, que também já foi modelo.

Rihanna
Rihanna

Rihanna – A cantora Rihanna é muito versátil com seu cabelo e já teve vários penteados e de várias formas. Nascida nas ilhas de Barbados, que é uma ilha da América Central, o formato natural dos cabelos de Rihanna é o cacheado, o qual cai muito bem para seu tipo de rosto.
Rihanna sempre inova no visual de seus cabelos, e isso não muda quando o assunto é alternar entre os diversos estilos de cabelos cacheados. A cantora que alcançou fama mundial usa desde cachos mais apertados a cachos mais abertos, variando sempre na tonalidade dos fios. Mas o fato é que o visual natural dos cabelos de Rihanna é perfeito para mulheres que vem de lugares que tem o clima tropical.

Cabelos Cacheados Curtos: Como Tratar e Pentear
4.3 (86.67%) 3 Votos

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

2 Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.