in

Color Perfect Wella Composição: Prós e Contras de cada Química

Muitas leitoras nos escrevem querendo saber a “real” composição dos cosméticos – porque muitas vezes as marcas só destacam as qualidades de cada fórmula e “escondem” as químicas mais “pesadas” da composição… E pra saber de verdade a composição química do cosmético – só comprando o produto e lendo o rótulo (…) e quando a gente vai ler o rótulo do produto os nomes são tão técnicos e confusos – que nos deixam ainda mais em dúvida, não é mesmo?

Mas, qual o problema nisso?

Muitos e muitos! Primeiro porque existem estudos que alguns compostos bem conhecidos no mercado como PDA, Amônia, Resorcinol, entre outros – fazem mal à saúde. A mais comum – e perigosa – dessas substâncias químicas é provavelmente a PPDs (p-fenilenodiamina), que tem sido associada ao câncer de bexiga, distúrbios do sistema pulmonar, renal e nervoso e reações alérgicas graves. A grande maioria das colorações contém o corante de cabelo sem PPDs; A principal coisa a observar, nesse caso, é a concentração do produto químico. Nas principais marcas profissionais, pode chegar a 5% a 6%, enquanto para marcas que alegam ser naturais, pode ser inferior a 1%, e sim, essa diferença significa muito: é a diferença entre, digamos, fumando um maço de cigarros e estando ao lado de alguém fumando. Além do mais, em uma pessoa com couro cabeludo sensível pode ser desastroso. Mais abaixo neste artigo vou falar do [substituto o PPD] e como funciona (continue lendo)….

E o que acontece muito é o seguinte, algumas marcas substituem alguns destes compostos que são considerados “vilões”, por versões mais suaves com outros nomes técnicos – mas que na verdade são muitas vezes da mesma família química – e aí que mora o problema! (…) Porque esses compostos substitutos apesar de mais suaves – muitas vezes oferecem os mesmos males a saúde capilar… WOW! O assunto é bem complexo e polêmico – por isso – acho importante mais abordagens sobre o tema para desmistificar estas e outras informações dos rótulos dos cosméticos. Eu vou começar falando da composição da Tintura Color Perfect da Wella, uma tintura super popular e muito usada por nossas leitoras. Bora lá!

O que a fabricante Wella diz:

As informações sobre a composição da Color Perfect no [site do fabricante] são bem limitadas, destacando apenas as tecnologias TRILUXIV e os 25% de agentes condicionantes e lipídios, que segundo a Wella, essa combinação promove alta cobertura de cor nos tons louros, naturais, castanhos, ruivos e misturas especiais. Até 66% mais brilho, e cobertura de até 100% dos fios brancos com excelente uniformidade entre raiz e pontas.

Mas afinal, o que é Triluxiv?

Segundo o fabricante, a tecnologia Triluxiv por trás de Color Perfect funciona em 3 fases, sendo elas:

Fase 1: Orientador da Cor

Color Perfect deposita lipídios nas partes porosas do cabelo e equilibra a estrutura do fio da raiz às pontas, proporcionando a base para uma distribuição de cor precisa, uniforme e densa.

Fase 2: Cor Intensa

As moléculas de CAD (Cor de Alta Densidade) de Color Perfect atuam em combinação com o Ativador de CAD de Welloxon Perfect, possibilitando o desenvolvimento da cor mais intensa.

Fase 3: Proteção do Brilho

A camada de lipídios ao redor do cabelo oferece ótimo cuidado e proteção. Isto permite uma alta cosmeticidade e deixa o cabelo mais bonito, tratado e brilhante.

Color Perfect Wella Composição

Color Perfect Wella Composição
Color Perfect Wella Composição

Aqua

A primeira composição é Água, dispensa comentários -;)

Cetearyl Alcohol –  Álcool cetearílico

O que é?

O  álcool cetearílico é um ingrediente branco, ceroso feito a partir de uma mistura de álcoois graxos consistindo predominantemente de álcoois cetílico e estearílico que são encontrados em plantas, como óleos de coco e dendê. Este ingrediente é usado em cosméticos como um estabilizador para engrossar uma emulsão e impedir sua separação (1).

É seguro?

Álcool cetearílico é geralmente classificado como sendo de baixo risco ou toxicidade, por isso é extremamente suave em para os cabelos.  Contém propriedades emolientes que deixam a pele e o cabelo macios e lisos. Como este é um álcool graxo, esse ingrediente condiciona seu cabelo (2).

Os álcoois gordurosos são comumente derivados de fontes naturais, como o óleo vegetal. A maior quantidade de teor de carbono dá-lhes uma natureza completamente oposta a outros álcoois. Os álcoois graxos fornecem lubrificação e hidratação que absorvem e retêm a umidade, impedindo que o cabelo seque.

Álcool Cetílico não é um conhecido irritante para o couro cabeludo. Existem bons álcoois que ajudam a condicionar o cabelo e a pele. Uma regra geral é procurar aqueles que começam com c e s:

Álcool cetearílico
Álcool cetílico
Álcool estearílico

Glyceryl Stearate Se – Estearato de glicerila

O que é?

O estearato de glicerila é um ingrediente cosmético popular em tudo, desde rímel a condicionador. Mas para produtos capilares em particular, o estearato de glicerila ajuda a dar-lhes a sensação cremosa e suave que amamos e amacia nossos cabelos. Além disso, o estearato de glicerila ajuda a formar uma barreira protetora no cabelo para evitar a perda de umidade, além de combater os danos causados ​​pelos radicais livres (1).

É seguro?

De acordo com o banco de dados do Environmental Working Group (EWG)  o estearato de glicerila tem uma classificação de 0, o que significa que ele não representa nenhum risco. Não há toxicidade para os órgãos associados (reprodutiva e não), nenhum potencial para toxicidade ambiental ou riscos de bioacumulação. Em outras palavras, para o couro cabeludo sensível ele representa baixa taxa de toxicidade.

Ammonium Hydroxide – Hidróxido de amônio

O que é?

Atua como um ajustador de pH. É usado em uma variedade de cosméticos, especialmente produtos para cabelo, como corantes, produtos de branqueamento e produtos de limpeza. Quando usado em tinturas de cabelo, ajuda a cor a difundir-se adequadamente na haste do cabelo (1).

É seguro?

Hidróxido de Amônio pode irritar os olhos. A Divisão de Toxicologia do ATSDR relata que altos níveis de exposição à amônia são tóxicos para os seres humanos. A FDA afirmou que é geralmente reconhecido como seguro (GRAS) para ser usado em produtos que não excedem as boas práticas de fabricação. Além disso, a Diretriz de Cosméticos da União Européia também determinou que é seguro usar em cosméticos, mas apenas em concentrações de 6% ou menos. Em todo caso, pessoas alérgicas a cosméticos devem evitar o Hidróxido de amônio, que é uma dos maiores causadores de alergias ao couro cabeludo. Veja mais em Tinturas antialérgicas para cabelos.

Sodium laureth sulfate – Lauril sulfato de sódio

A tintura Wella contém em sua composição Sodium lauryl sulfate, Sodium sulfate, sodium cocoyl isethionate e sodium sulfite.

O que é?

Os sulfatos são um aditivo para produtos de limpeza que causam a ação espumante comumente associada aos sabonetes. O sulfato mais comum é o lauril sulfato de sódio (SLS), encontrado na maioria dos shampoos e condicionadores.

É seguro?

O SLS é promove “baixo risco” ao couro cabeludo, de acordo com o Skin Deep Cosmetics Database do Environmental Working Group. No entanto, os sulfatos são considerados seguros em pequenas quantidades pela Food and Drug Administration.

No estudo de caso do [Cir-safety.org] concluiu-se que Lauril Sulfato de Sódio e Lauril Sulfato de Amônio parecem ser seguros em formulações projetadas para uso breve e descontínuo seguido de enxaguamento completo da superfície da pele. Nos produtos destinados a contato prolongado com a pele, as concentrações não deve exceder 1%.

As tinturas no geral contém baixa quantidade de sulfato devido o sulfato entrar na composição apenas como ação espumante – por isso não são tão maléficas à saúde como os shampoos – que no geral contém altas concentrações de sulfato pois necessitam de maior concentração para promover a limpeza da oleosidade – o que representa maior risco à saúde do cabelo e couro cabeludo.

Mas, a verdade é que o sulfato é encontrado em praticamente em todos os cosméticos do mercado – algumas marcas como [Deva Curl], Joico, Davinis, oferecem alguns produtos livres de sulfato e têm ganhando clientes por todo o mundo. A dica é ficar de olho no rótulo e optar por sulfatos mais “fracos”, sendo eles:

2-Methyl-5-Hydroxyethylaminophenol – 2-Metil-5-Hidroxietilaminofenol

O que é?

O 2-metil-5-hidroxietilaminofenol é utilizado na formulação de corantes, cores e tintas permanentes.

O 2-Metil-5-Hidroxietilaminofenol é utilizado em sistemas permanentes de coloração capilar, nos quais a cor é produzida dentro da fibra capilar. Isto é conseguido através da formulação cuidadosa do produto, para que os ingredientes interajam em um processo altamente controlado (1).

O uso nos cosméticos e produtos para cuidados pessoais:

2-Metil-5-Hidroxietilaminofenol confere cor ao cabelo. A cor exata obtida dependerá dos outros ingredientes que são usados ​​na preparação e na cor inicial do cabelo.

É seguro?

A segurança do 2-Metil-5-Hidroxietilaminofenol foi avaliada pela Cosmetic Ingredient Review Painel de Especialistas (CIR). O Painel de Especialistas do CIR avaliou os dados científicos e concluiu que o 2-metil-5-hidroxietilaminofenol era seguro como um ingrediente cosmético nas práticas atuais de uso e concentração.

A utilização de 2-metil-5-hidroxietilaminofenol em corantes capilares comercializados na União Europeia por exemplo, é [autorizada conforme especificado na seção] “Cosméticos” (lista de substâncias provisoriamente admitidas) a uma concentração máxima de 1,0% quando misturada com hidrogénio peróxido.

O [Comité Científico da Comissão Europeia dos Produtos de Consumo (SCCP)] reavaliou a segurança deste ingrediente para tintura de cabelo em 2006. Eles concluíram que este ingrediente numa concentração máxima de 1,5% (quando misturado com peróxido de hidrogénio) não risco para a saúde do consumidor.

Ácido ascórbico – Vitamina C

O que é?

Ácido Ascórbico é mais conhecido como Vitamina C. Sais de Ácido Ascórbico, tais como Ascorbato de Cálcio, Ascorbato de Magnésio, Ascorbil Fosfato de Magnésio, Ascorbato de Sódio e Ascorbil Fosfato de Sódio podem também ser usados ​​em cosméticos e produtos para cuidados pessoais. Estes ingredientes são usados ​​em uma variedade de cosméticos e produtos de higiene pessoal, incluindo maquiagem, bem como produtos para cuidados com a pele e cabelos.

Ácido Ascórbico e seus sais são utilizados na formulação de cosméticos e produtos de cuidados pessoais como antioxidantes para retardar a deterioração causada pela exposição ao ar e também para controlar o pH do produto acabado.

É seguro?

A [Food and Drug Administration] (FDA) inclui Ácido Ascórbico, Ascorbato de Cálcio e Ascorbato de Sódio em sua lista de substâncias consideradas Geralmente Reconhecidas como Seguras (GRAS) como conservantes. A segurança do Ácido Ascórbico, Ascorbato de Cálcio, Ascorbato de Magnésio, Ascorbil Fosfato de Magnésio, Ascorbato de Sódio e Ascorbil Fosfato de Sódio foi avaliada pelo Cosmetic Ingredient Review. Painel de Especialistas (CIR). O Painel de Especialistas CIR reviu os dados científicos e concluiu que o ácido ascórbico e seus sais eram seguros para uso em produtos cosméticos e de cuidados pessoais.

4-amino-m-cresol

O que é?

6-amino-m-cresol, 6-amino-o-cresol, 4-amino-m-cresol, 5-amino-4-cloro-o-cresol, 5-amino-6-cloro-o-cresol e 4- Cloro-2-aminofenol são cristais que variam em cor de bege e marrom-avermelhado a marrom. Estes ingredientes são utilizados na formulação de corantes, cores e tintas semipermanentes e permanentes.

6-amino-m-cresol, 6-amino-o-cresol, 4-amino-m-cresol, 5-amino-4-cloro-o-cresol, 5-amino-6-cloro-o-cresol e 4- O cloro-2-aminofenol confere cor ao cabelo. A cor exata obtida dependerá dos outros ingredientes que são usados ​​na preparação e na cor inicial do cabelo.

É seguro?

A segurança desses seis ingredientes foi avaliada pela Revisão de Ingredientes Cosméticos Painel de Especialistas (CIR). O Painel de Especialistas CIR avaliou os dados científicos e concluiu que 6-Amino-m-Cresol, 4-Amino-m-Cresol, 5-Amino-4-Cloro-o-Cresol e 5-Amino-6-Cloro-o- Cresol foi seguro como usado em corantes capilares oxidativos e não oxidativos (semipermanentes). Os dados disponíveis também apoiaram a segurança de 6-Amino-o-Cresol e 4-Cloro-2-Aminofenol para uso em corantes capilares oxidativos, mas foram insuficientes para determinar a segurança de 6-Amino-o-Cresol e 4-Cloro- 2-Aminofenol em corantes capilares não oxidativos (semipermanentes).

Toluene-2,5-Diamine Sulfate

O que é?

tolueno-2,5 diamino sulfato é um substituto mais “suave” do p-fenilenodiamina (PPD), o corante mais perigoso e causador de reações alérgicas em colorações de cabelo – falei sobre isso AQUI. A função destes componentes é de ativar os pigmentos corantes da coloração, embora o (tolueno-2,5) trabalhe da mesma maneira que o (PPD), ele é considerado mais fraco – mas isto não significa que as pessoas não possam ser alérgicas ao (Tolueno-2,5).

É seguro?

Pessoas com couro cabeludo sensível podem ser alérgicos ou potencialmente reagir a todos os tipos de ingredientes naturais ou químicos. Infelizmente, não há hoje no mercado um corante livre 100% de alergias – o conselho é realizar um teste de sensibilidade antes de usar qualquer coloração de cabelo (até mesmo as indicadas para pessoas alérgicas).

ppd tolueno
ppd tolueno

Resorcinol

Como age:

O resorcinol ajuda a dar cor ao cabelo, reage com um revelador (muitas vezes peróxido) para unir o corante permanentemente ao cabelo. Seu uso na maioria das cores permanentes do cabelo é devido à sua eficácia na coloração do cabelo.

É seguro?

O resorcinol é um corante que às vezes pode causar alergias e pode causar irritação no couro cabeludo e deve ser evitado por pessoas com a pele sensível ou alérgicas.

A palavra “resorcinol” refere-se a uma base química (1,3-BENZENEDIOL), existem vários ingredientes que podem ser usados ​​em cosméticos que tem a palavra “resorcinol”. Por causa disso, identificar o ingrediente específico do resorcinol que é tóxico pode ser difícil. Aqui está um guia que certamente será útil. A primeira lista abaixo representa os sinônimos de ingredientes que são os ingredientes reais de resorcinol tóxicos e possuem uma classificação de perigo profundo da pele de 9 (alto risco). A segunda lista representa ingredientes que contêm a palavra resorcinol, mas não contém os ingredientes tóxicos do resorcinol. Todos estes ingredientes têm uma classificação de perigo profundo da pele de 2 ou menos e a maioria deles tem uma classificação de risco de 0.

Muitos dos outros ingredientes não tóxicos listados acima na imagem podem ser usados ​​como um substituto altamente eficaz e seguro do resorcinol na cor do cabelo, mas muitas vezes não são usados ​​porque estes substitutos não-tóxicos são geralmente muito mais caros, difíceis de obter e estabilizar.

Disodium Edta

O que é?

Os fabricantes de cosméticos frequentemente usam esse ingrediente para várias finalidades. Funciona principalmente como conservante e estabilizador, mas também tem demonstrado aumentar as capacidades de formação de espuma e limpeza de uma solução cosmética.

É seguro?

O Painel de Especialistas em Revisão de Ingredientes Cosméticos (CIR) avaliou que é seguro usar em produtos de cuidados pessoais OTC. Testes clínicos mostraram que as concentrações padrão do ingrediente não irritam, sensibilizam ou penetram a pele (2).

2-amino-6-cloro-4-nitrofenol

O que é?

O 2-amino-6-cloro-4-nitrofenol e o seu sal cloridrato ajudam a conferir cor aos cabelos. A cor exata obtida dependerá dos outros ingredientes que são usados na preparação e na cor inicial do cabelo.

É seguro?

A segurança do 2-Amino-6-cloro-4-nitrofenol e do seu sal cloridrato foi avaliada pelo Painel de Especialistas em Revisão de Ingredientes Cosméticos (CIR). O Painel de Especialistas CIR avaliou os dados científicos e concluiu que o 2-Amino-6-Cloro-4-Nitrofenol e o seu sal cloridrato eram seguros para uso em formulações de coloração capilar em concentrações de até 2,0%.

Polyquaternium-22

O que é?

Poliquatérnio-22 e poliquatérnio-39 são polímeros que funcionam como agentes antiestáticos, formadores de filme e fixadores de cabelo em produtos cosméticos. Estes ingredientes estão sendo usados ​​em concentrações de até 2% (poliquatérnio-22, em um produto enxaguado) e até 3% (poliquatérnio-39, em produtos enxágue e leave-on).

É seguro?

O teor de monômero não reagido desses ingredientes foi considerado baixo e sem preocupação toxicológica. Dados limitados não mostraram irritação / sensibilização da pele. O [Painel de Especialistas ncbi.nlm.nih.gov] concluiu que o poliquatérnio-22 e o poliquatérnio-39 são seguros nas práticas atuais de uso e concentração em formulações cosméticas.

Geraniol

O que é?

Geraniol é um óleo claro a amarelo com cheiro de rosa. É usado como ingrediente de fragrância em cosméticos e produtos para cuidados pessoais.

É seguro?

O Painel de Especialistas da Associação de Fabricantes de Aromatizantes e Extratos revisou a segurança do Geraniol e determinou que ele é seguro para uso como substâncias aromatizantes. Não há estudos sobre possíveis toxidades.

Linalool

O que é?

O Linalool é um líquido amarelo incolor, com um cheiro floral semelhante ao do óleo de bergamota e lavanda francesa. É uma substância natural que é usada para fazer fragrâncias em cosméticos e produtos para cuidados pessoais.

É seguro?

A Food and Drug Administration (FDA) inclui o Linalool em sua lista de substâncias aromatizantes e é considerado seguro para uso cosmético.

1-Hydroxyethyl 4,5-Diamino Pyrazole Sulfate

O que é?

Trata-se de um corante com oxidação de baixo peso molecular que passa através da cutícula e para dentro do fio de cabelo onde eles oxida e combina para gerar uma molécula colorida maior, que permanece dentro da estrutura do cabelo (1)

É seguro?

O comitê científico da União Européia (UE) destacou o sulfato de 1-hidroxietil-4,5-diamino-pirazol seguro em concentrações de até 3% em formulações de coloração capilar oxidativa.

Tocoferol

Tocoferol, ou vitamina E, uma vitamina lipossolúvel é um antioxidante natural que pode ser isolado do óleo vegetal. Em vez de tocoferol em si, os ésteres de tocoferol são frequentemente utilizados em produtos cosméticos e de cuidados pessoais pois oferece múltiplos benefícios para hidratação e revitalização da pele.

É seguro?

Não há estudos demostrando toxidades os efeitos colaterais do uso do Tocoferol nos cosméticos.

 

É isso amores, espero ter ajudado ;-) Procurei buscar o máximo de informações possíveis sobre as químicas na tintura Wella Color Perfect, mas se você ainda ficou com alguma dúvida, não deixe de me escrever! E se gostou, compartilhe e me ajude com a divulgação deste post. Fiquei de olho porque vou preparar muitos outros artigos sobre as composições químicas dos cosméticos.
Beijos no coração,

Kika

Mais sobre Wella:

5.2/8 - (15 votos)

Written by Kika

KIKA - Eu acredito na beleza, na beleza que vem de dentro para fora. Na beleza de quando a gente olha no espelho e se senti feliz em não seguir padrões - só feliz com nós mesmas. Acredito em almas bonitas e na beleza da natureza. Amo os animais e as flores. Adoro uma boa vaidade também, afinal, um bom batom vermelho e as unhas feitas deixam os dias mais coloridos. Vem comigo que eu vou te mostrar um pouco do meu mundo. [email protected] @patricinhaesperta

Tintura Antialérgica Para Cabelo – As Melhores [novo]

Meu cabelo Não Cresce!