Remédios caseiros para couro cabeludo com caspa e outros problemas
Existem diferentes ingredientes bons e baratos que podem ser usados para tratar o couro cabeludo com caspa e outros problemas. Confira os melhores remédios caseiros para você cuidar do couro cabeludo sem complicações gastando pouco.
Como tratar caspa com vinagre de maçã
acabe com a caspa e oleosidade
O vinagre de maçã equilibra os níveis de pH do couro cabeludo que aliviam a coceira e remove oleosidade. Contém ácido acético que atua como limpador natural que esfoliará as células mortas da pele e outras que acumulam-se no couro cabeludo, com isso o couro cabeludo ficará sempre limpo evitando infecções fúngicas.
- Enxaguar o cabelo e o couro cabeludo com água e deixá-lo secar completamente.
- Misture partes iguais do vinagre de maçã e água.
- Em seguida, despeje a solução em uma garrafa de spray
- Pulverize-o em seu couro cabeludo
- Enrole a cabeça com uma toalha ou touca plástica. Deixe-o agir por 30 minutos.
- Lave os fios com shampoo e água.
- Repita este processo uma ou duas vezes por semana.
Receita com vinagre de maçã – detox capilar
O detox capilar remove oleosidade excessiva do couro cabeludo e resíduos deixados pelos cosméticos, químicas e poluição. O detox capilar ameniza problemas como coceira, irritação, secura do couro cabeludo ou caspa.
- Aplique a mistura em partes iguais conforme vídeo acima.
- Enrole a cabeça com uma toalha ou touca plástica. Deixe-o agir por 30 minutos.
- Lave os fios com shampoo e água.
- Repita este processo uma ou duas vezes por semana.
Receita com Babosa para aliviar a coceira e irritação
A babosa contém propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas e hidratantes, o que ajuda a aliviar a coceira e a caspa. As enzimas presentes na babosa removerão as células da pele morta e oleosidade. Os aminoácidos da babosa estimularão o crescimento saudável dos fios.
- Esprema o gel de uma folha fresca babosa (conforme o vídeo acima).
- Aplique a mistura no seu couro cabeludo.
- Deixe-o por 20 minutos e depois lave-o com shampoo neutro e água.
- Repita esse processo por 1-2 vezes por semana.
Nota: Caso não encontre a babosa para fazer o gel, procure pelo gel cosmético de babosa em perfumarias.
Saiba mais:
Remédio natural com Óleo de coco para combater a foliculite e infecções fúngicas
O óleo de coco atua como uma barreira que mantém seu couro cabeludo hidratado e reduz a secura.Possui propriedades antibacterianas que combatem a foliculite (infecção dos folículos pilosos) e outras infecções fúngicas, como a micose no couro cabeludo.
- Aquecer ligeiramente o óleo de coco e massageá-lo no couro cabeludo e nas raízes dos cabelos.
- Repita a massagem por 10 minutos.
- Usando uma toalha ou tampa de chuveiro, envolva sua cabeça.
- Deixe o couro cabeludo absorver o óleo por 2 a 3 horas ou durante a noite.
- Enxaguar com shampoo (fragrância e sem químicos) e água.
- Repita 3 vezes por semana.
- Alternativamente: você pode adicionar algumas gotas de óleo de coco ao seu shampoo enquanto se lava o cabelo.
Aveia para combater a coceira do couro cabeludo.
Entre todos os grãos, a aveia é ao mais rico em proteínas, além disso contém propriedades hidratantes e nutritivas que bloqueiam a umidade para prevenir e tratar a coceira e a secura do couro cabeludo.
- Combine 1 colher de sopa de aveia, leite e óleo de amêndoa.
- Escove o cabelo para remover os nós.
- Aplique a mistura no couro cabeludo e ao longo dos cabelos.
- Deixe-o agir por 30 minutos.
- Enxágue com shampoo neutro e água.
- Repita de 2 a 3 vezes por semana.
Mistura de Óleos Essenciais para reduzir a secura, irritação e coceira
Para este processo, usaremos óleo de alecrim, óleo de lavanda, óleo de azeite e óleo de coco. Esta mistura de óleos essenciais proporciona um efeito calmante para o couro cabeludo que combate o ressecamento, reduz a coceira intensa e irritações graves causadas pela psoríase.
- Misture de 3 gotas de óleo de alecrim, 2 gotas de óleo de lavanda, 3 colheres de sopa do óleo de azeite, e 3 colheres de sopa do óleo de coco.
- Passe suavemente a mistura de óleos essenciais no couro cabeludo.
- Deixe-o durante o tempo que desejar e enxágue usando shampoo neutro e água.
Suco de cebola para couro cabeludo irritado e com micose
As propriedades antibacterianas e antifúngicas presentes na cebola aliviam a coceira causada pela caspa e por micose. Os nutrientes essenciais como a vitamina B6, C, potássio, magnésio, germânio e enxofre nutrem seu couro cabeludo.
- Bata no liquidificador 2 cebolas para extrair o suco dela.
- Usando uma bola de algodão, molhe o suco da cebola e aplique no couro cabeludo. Massageei o couro cabeludo em torno de 10 minutos e deixe agir por 30 minutos.
- Lave os cabelos com shampoo neutro duas vezes para garantir a remoção dos resíduos e cheiro da cebola.
Suco de limão para o alívio da coceira e da secura do couro cabeludo
O limão é um agente de limpeza natural, devido sua natureza ácida, equilibra os níveis de pH e remove as células da pele morta acumuladas e bactérias que causam coceira no couro cabeludo.
- Extraia 5ml de suco do limão fresco e aplique no couro cabeludo. Se você tem uma pele sensível, dilua-a com 20ml de água ou 3 colheres de sopa de iogurte.
- Deixe agir por 5 minutos e enxague com água.
Dicas adicionais: Como tratar couro cabeludo com caspa
É sempre importante fazer algumas mudanças na vida normal para prevenir ou reduzir a coceira do couro cabeludo.
Não importa qual o seu tipo de cabelo, cuidar do couro cabeludo é essencial pra que os fios fiquem fortes e saudáveis. Só que a gente quase nunca se lembra de cuidar, não é mesmo? E nisso o cabelo pode ficar com caspa, pode ficar com muita oleosidade e isso pode até levar a queda dos fios, sabia?
- Mude seus produtos de cabelo regularmente: se usado por um longo período de tempo, alguns produtos químicos teimosos nos produtos se acumulam no couro cabeludo, independentemente de sua eficiência em enxaguar o cabelo. Se seu couro cabeludo é muito sensível, é melhor escolher qualquer shampoo para bebês, pois é muito leve e não causa nenhum problema no couro cabeludo.
- Evite a água quente para enxaguar o cabelo: O mais importante na hora de cuidar do couro cabeludo é a lavagem. Pra começar, nada de água quente, já que a temperatura elevada da água estimula as glândulas sebáceas, que são as “fábricas” de sebo, de óleo, e estimuladas elas trabalharão mais e o couro cabeludo ficará mais oleoso, o que não é nada bom.
- Evite lavar muito o couro cabeludo: Outra coisa que tem que ter cuidado é com o excesso de lavagem, já que lavar muito o couro cabeludo acaba também estimulando a oleosidade, pois a oleosidade natural será removida mais vezes e as glândulas vão trabalhar mais pra compensar essa “perda”. Isso de estimular a oleosidade é um perigo, já que os poros por onde os fios de cabelo passam acabam ficando obstruídos, o que dificulta a distribuição correta da oleosidade, comprometendo a hidratação, dentre outras coisas. Ainda em relação a lavagem, é preciso enxaguar os fios completamente, removendo o resquício de produtos, já que esse acúmulo de produtos na raiz também entope os folículos pilosos.
Mas se o seu problema não for a oleosidade excessiva, mas sim a descamação do couro cabeludo, é preciso tomar outros cuidados. Isso é mais comum de acontecer no inverno ou em lugares mais frios, já que quando as temperaturas caem muito a sudorese é reduzida e o couro cabeludo acaba ficando ressecado e, consequentemente, descamativo. O solução aqui é apostar nas hidratações específicas para essa região, que hidratam mas não aumentam a oleosidade nem obstruem os poros. A melhor pessoa pra indicar um produto para esses casos é um dermatologista, já que as hidratações comuns costumam piorar o quadro.
O uso do secador e da chapinha também pode ser problemático, já que o calor excessivo detona o couro cabeludo. A solução aqui é tomar um cuidado maior na distância entre o secador e a raiz, que deve ser de 30 cm, e entre a chapinha e a raiz, que deve ser de, pelo menos, 1 centímetro.
Quem faz procedimentos químicos também precisa ter um cuidado maior, já que eles podem detonar não só os fios, mas também o couro cabeludo. É que produtos que tenham ácidos na composição, a depender do ácido, podem até queimar o couro cabeludo, causar alergias e descamações.
Não se pode esquecer, também, da alimentação, já que uma dieta adequada é essencial pra que os fios e o couro cabeludo fiquem nutridos e saudáveis. O consumo de proteínas é altamente indicado, já que a base de formação do cabelo são proteínas e aminoácidos. Alimentos ricos em zinco são ótimas opções pra quem tem problema de oleosidade, já que ele consegue combater o problema.