Especial manual dos cabelos coloridos: TU-DO o que você precisa saber

Antes de mudar o visual confira as dicas preciosas do colorista preferido das famosas.

A vontade de se olhar no espelho e ver um visual diferente, uma mulher com um look mais arrojado sempre é acompanhada pelo receio da mudança. A pergunta é: quem nunca, né? O legal da coloração é que podemos nos transformar em poucos minutos e criar um look totalmente novo. As cores nos permitem criar versões muitooo melhores de nós mesmas. E o medo não é um sentimento que cabe aqui, portanto, acabe com esse incômodo de uma vez por todas!

Está a fim de mudar o visu há muito tempo e não tem coragem? Então essa matéria veio para esclarecer suas dúvidas. Fique por dentro das cores quentes da estação, saiba quais delas combinam melhor com o seu tom de pele, e mais, conheça também os produtos tops no que se refere à tratamentos para cabelos tingidos e as novas técnicas capilares. Tudo isso com explicações valiosas dos HairStylist das estrelas, quer mais? Então se joga nesse mundo colorido!

tintes 2013

Top 3 dos cabelos favoritos

CASTANHOS
É versatilidade e praticidade que você procura? Se sim, está é uma excelente opção para você. Entre as cores mais democráticas, estão o café, o cacau, e o chocolate, isso porque elas contrastam muito bem com os diversos tipos de pele. O tom que veio repaginado nessa estação, ganha novos ares com as nuances em dourado e mechas em caramelo que prometem iluminar o rosto e eliminar o efeito monocromático dos fios. Cabelos coloridos em uma única cor podem fechar o semblante e deixar o look um tanto quanto monótono. Por isso a palavra de ordem é iluminar alguns fios para que eles se tornem leves e tenham movimento.

LOIROS
O loiro que nunca sai de moda, aparece aqui com um mix de cores. Neste ano, os tons amanteigados estão super em alta, eles oferecem um look natural que segundo o colorista Juha Antero, essa é a tendência de 2013. Mulheres com a pele clara e cabelos loiros naturais podem usar e abusar do mix de cores onde o bege e o dourado aparecem para quebrar a uniformidade da cor. Se a manutenção é um problema pra você, aposte na raiz um pouco mais escura, enquanto o restante do cabelo recebe a luminosidade das mechas.

RUIVOS
A grande sensação do momento também aparece repaginada com o ruivo desbotado que recebe o nome de Strawberry Blonde. De cor levemente alaranjada, é ideal para mulheres branquinhas que desejam aquecer a pele. Já os tons de vermelho e ameixa supercombinam com a cor de pele predominante no Brasil, as morenas.

LOIRA__78844_zoom
Neste ano, os tons amanteigados estão super em alta

Dicas que você não pode perder

– Defina o período de manutenção mais adequado pra você

A primeira regrinha aqui é simples e básica, antes de decidir a cor que vai renovar seu visual, é importante que você reflita a respeito dos cuidados que ela vai exigir. Sim, é bom pensar nisso agora, porque depois literalmente já era sabe.

Se você optar por uma cor como um loiro platinado, tenha certeza de que o trabalho será triplicado. Isso porque há uma série de cuidados específicos além da manutenção, como hidratações com máscaras nutritivas, reconstrutoras e tratamentos mais potentes feitos em salão. Se a vontade for de ficar ruiva, saiba que a cor desbota com mais facilidade, por isso esqueça as lavagens diárias.

Detalhes que devem ser considerados

Pense bem, não adianta nada mudar o visual para se sentir mais bonita e atraente e não se comprometer em cuidar dos fios. Afinal, cabelos coloridos mal cuidados, sem manutenção ficam com aspecto de desleixo. Por isso mesmo que damos a dica de analisar se você tem tempo para cuidar do cabelo, se vai cumprir o prazo de manutenção, hidratar toda semana. Enfim, descubra o quanto você está disposta a se dedicar aos cabelos e só então parta para a escolha.

– Recorte

O que melhor do que uma imagem para ilustrar o nosso desejo? Dessa forma é garantido que não haverá falha na comunicação entre você e o seu cabeleireiro, partindo do princípio de que uma imagem vale mais do que mil palavras. Prevenir é sempre bom, talvez você não consiga transmitir em palavras a cor que você quer ou o profissional pode entender errado. Por isso, selecione fotos de famosas que te inspiram e leve-as com você para o salão.

Imagem12-586x466

– Vá com calma

A gente tende a estranhar mudanças muito drásticas, ir com calma é o segredo do sucesso. Sei bem que algumas mulheres que “nasceram de cinco meses” não conseguem esperar um segundo quando decidem algo. Porém, já diz o ditado que a pressa é inimiga da perfeição, definir uma transformação por um impulso pode colocar todo o look em risco.

A dica é começar por um corte, logo depois colorir os fios de forma gradual. E não avançar o sinal passando de morena à loira em apenas um dia, entendeu? O hairstylist Eron Araújo ensina que para não ter erro, é ideal é clarear ou escurecer dois tons por vez, assim é bem possível chegar a tonalidade esperada.

– Faça um teste

O fato de poder ver o resultado da coloração em uma mechinha antes de se arriscar, é maravilhoso. Escolha uma mecha mais escondida, na nuca ou atrás da orelha. Depois de conferir o resultado, não haverá mais dúvida. Aproxime a parte colorida das maçãs do rosto e veja se você gosta do que vê e se combina com seu tom de pele.

– O que fazer com as sobrancelhas?

Essa pergunta é muito recorrente, muitas mulheres ainda têm dúvida quanto à cor das pestanas. E não é pra menos, uma coisa leva a outra, colorir os fios implica diretamente nesse questionamento.

ruivo acobreado

Segundo Eron, a cores não precisam ser as mesmas, mas devem ser harmônicas entre si.  “Dependendo da situação é preciso mudar a tonalidade drasticamente clareando até três tons da cor natural, a coloração de cor cinza prevalece nessa situação”. As loiras combinam muito bem com as tonalidades da cartela de cores marrom, como o marrom claro, mel ou avelã.

No caso das ruivas, a regra é puxar as pestanas para cores douradas e fugir do ar avermelhado. Pelamor, não vá se arriscar em casa ok? A não ser que você tenha se especializado nesse procedimento, vá para um bom salão antes de errar na mão. Lembrando que há um grande risco de prejudicar os olhos, já que para escorrer coloração é muito fácil.

– Rejuvenesça em poucos minutos
Ficar anos mais jovens sem plástica e nenhuma intervenção cirúrgica, só com ajuda de uma nova cor nos cabelos, ah isso é muito bom! Para quem nunca entendeu como uma coloração pode oferecer efeitos anti age, o grande segredo está na luminosidade. As mechas tornam o rosto mais iluminado, dando vivacidade à expressão. Enquanto cabelos monocromáticos em cores escuras evidenciam os pontos negativos: linhas, marcas de expressão, o ar cansado, tudo o que não queremos se destaca.

– Exponha seu passado capilar
Faça da poltrona do cabeleireiro um divã e conte todas as suas loucuras capilares. Relatar o histórico pode evitar grandes danos no seu cabelo, levando em conta que os procedimentos químicos modificam a estrutura interna do fio que podem guardar resíduos de coloração durante muito tempo. Ok, mas no que isso influencia? Diretamente na coloração atual, dificultando a ação da coloração e a pigmentação do fio. Daí a importância de contar o seu passado para o profissional.

Golden_Brown_Hair_Dye_6

– Descubra o que combina com o seu tom de pele

Encontrar as cores ideais para o seu tom de pele é um passo fundamental. Entenda que muito além da moda, está o que combina com você e o que não funciona bem, independente das tendências considere a cor da sua pele como ela vai reagir com a tonalidade que você escolher.

Encontre o seu:

A começar pelo tom de pele predominante em nosso país –  Pele amarelada ou oriental 

Castanho: prefira os tons acinzentados que conseguem equilibrar o tom da pele

Ruivo: opte pelas tonalidades mais fechadas, aquelas que puxam para a cor ameixa por exemplo.

Loiro: fuja do amarelo gema, esse não deixa nenhuma margem de contraste com a pele que já contém pigmentos da mesma cor. Então vá de tons frios e tonalidades de bege que combinam muito bem.

Para mulheres com pele morena ou negra

Castanho: a variedade aqui é grande, é possível brincar com muitas cores. Quase tudo vai bem nas morenas, principalmente toda cartela de cores do marrom, dos dourados até os mais sóbrios como os marrons profundos.

Ruivo: seu tom de pele cai muito bem com os tons vivos de vermelho

Loiro: aposte de olho fechados nas cores puxados para o dourado mais fechado.

Peles branquinhas com leves pigmentos rosados, aquele tipo de mulher que fica com a maças coradas só de pegar na bochecha

Castanho: é importante se atentar às cores escuras para que o semblante não fique muito fechado ou para que você não assuma a aparência pálida. Cores naturais, tons médios e dourados são ótimas opções.

Ruivo: aposte na naturalidade. Tons alaranjados claros caem bem, como dito acima o Strawberry Blonde é trend da vez

Aplicativos que ajudam na decisão

Quando a gente acha que não há mais nada para ser inventado, eles aparecem com novas soluções superbacanas e funcionais. Existem aplicativos que simulam a transformação de coloração e cortes, assim é possível ter uma noção de como você ficará com o novo visual. Conheça alguns:

– L’Oréal Professionnel

A marca lançou no Brasil uma aplicativo na página do Facebook. Com ele é possível fazer simulações das mais variadas tonalidades da Linha INOA. É muito fácil, suba uma foto sua e colora as madeixas.

– Wella MyTone

Esse aplicativo considera questões importantes como a cor natural do cabelo, seu histórico de químicas e o tipo do fio. Tudo isso auxilia na definição da cor ideal. Ah eu amo a tecnologia.

Novidades capilares que estão em alta nos salões de beleza

– Illumina Color, da Wella

O tratamento dotado de tecnologia avançada com o nome de Microlight consegue remover as impurezas fixadas nos fios como resquícios microscópicos que estão presentes na água. A combinação de tratamento e coloração é capaz de prevenir os possíveis danos que uma coloração oferece como a prevenção de danos na estrutura e cutícula do fio e também agindo no tratamento do cabelo com o aumento do brilho. Dentre as novidades, essa é a mais cara, R$ 200.

– Tonalização de Diamante, da L’Oréal Professionnel
Se você tem fios danificados ou frágeis, essa é a coloração mais indicada para quem persiste na ideia. O tonalizante apresenta uma composição livre de amônia e um pH ácido que se assemelha com a acidez natural dos fios. O resultado é muito brilho, cutículas menos agredidas e cor radiante. O preço médio é aproximadamente R$ 80.

Igora Royal, da Schwarzkopf
A principal diferença reside na grande quantidade de óleo contida na nova coloração que faz o cabelo ficar mais macio e fixar melhor a pigmentação. A marca promete uma coloração com maior efeito de duração e cor intensa. O valor gira em torno de R$ 100.

N480571-b3557

Mantenha a cor com ajuda de produtinhos específicos

Coloriu as madeixas? Então está na hora de mudar os velhos hábitos e renovar o arsenal de beleza da prateleira. É verdade, pense bem, não adianta de nada deixar os fios mara e continuar usando os produtos de antes. Cada um oferece uma função diferente, por isso

é indispensável que você adquira produtos específicos para cabelos coloridos, assim a cor permanece por mais tempo e o brilho estará sem em dia.

Cuidados básicos – Xampu e condicionador
É sobre isso que falamos acima, opte por fórmulas especificas que são menos agressivas e evitam o desbotamento da coloração. A Revista Glamour selecionou alguns produtos especialmente para os cabelos descoloridos, coloridos e tingidos, nós achamos as escolhas bem democráticas já que agradam a todos os bolsos e resolvemos compartilhar nesse especial:

1 – Xampu especifico para cabelos na cor vermelha Nick & Vick, R$ 29,90. Sua fórmula é enriquecida com propriedades que ajudam a repor as vitaminas perdidas no processo químico como aminoácidos e D-pantenol;

2 – Nativa SPA Xampu Proteção da Cor Cereja, OBoticário, R$ 21,99. O custo benefício é o diferencial do xampu que potencializa o efeito da cor;

3 – Condicionador Forever Blonde Paul Mitchell, R$ 72. O produto condicionante foi desenvolvido especialmente para tratar os cabelos loiros;
4 – Condicionador Color ignite Sebastian, R$ 91. O produto apresenta a textura em forma de espuma. Ideal para cabelos de uma cor só, já que ele consegue uniformizar o tom.
5 – Xampu Color Therapy Joico, R$ 95.  Com ação múltipla, o xampu agre de três formas: na fortificação, na nutrição e na proteção dos fios.

86532292

Tratamentos potentes de dose única

Uma boa solução de tratamento são as ampolas que conseguem recuperar os fios em apenas minutos. Saches também possuem o mesmo efeito e são muito bem-vindos. O custo benefício nem precisa falar, né? É um fator especial que se destaca nas pequenas embalagens super potentes que garantem recuperação dos fios em tempo record.
1 – Tratamento Express Pro Color da Seda. A mistura de bioqueratina e antioxidantes garante uma dose a mais de luminosidade. Precinho: R$ 2,20;
2 – Kit tratamento Mensal Cabelos tingidos da Dove. O Kit vem com quatro unidades, indicado para ser usada uma em cada semana. Precinho: R$ 30,00;

3 – L’Oréal Vitamino Color Powerdose Color Ampola. Indicado para cabelos danificados, reconstrói a fibra capilar, oferece maciez, brilho e força em dose única. Precinho: R$ 48,36;
4 –  Brilliance Color Protection da Wella Professionals, O produto promove a blindagem dos cabelos, age contra os efeitos dos radicais livres e ainda hidrata. Precinho: R$ 76,50.

Máscaras

Nada melhor que uma boa máscara para devolver todos os nutrientes perdidos nos processos químicos. A maior regra para quem tem química é hidratar todas as semanas. Dessa forma, a gente manda embora aquele aspecto de cabelo ressecado e sem vida durante o banho. A dica é substituir o condicionador pela máscara semanalmente, prefiras produtos com alta concentração e ação de reparação.
1 – Reparação Pós-Química Pantene, R$ 15,99. Age rapidamente, três minutos é o suficiente;
2 – Chroma Captive Kérastase, R$ 145. Ideal para cabelos sensíveis;
3 – Colorvive Elsève l’Oréal Paris, R$ 9,90. Tem efeito impermeabilizante nos fios as contra agressões externas;
4 – Creme Cor Radiante TreSsemé, R$ 16,99. Oferece vitamina E, chá verde e queratina.

Óleos

Depois do sucesso do argan, o produto que está fazendo a cabeça da mulherada é o óleo de ojon. Suas propriedades hidratantes também os raios do sol. Pode ser usado como pré-xampu, na hidratação, antes ou depois da escova.
1 – Nano ojon Lowell, precinho: R$ 56;
2 – Elixir Restaurador Alpha line, precinho: R$ 9,90;
3 – Americanoil Miskito Cosmetic Solution, precinho R$ 119.

Leave-ins de uso diário

É sempre bom escolher fórmulas que contenham protetor solar e função condicionadora.
1 –  Creme Color Wella Pro Series, R$ 8,40.Ajuda na escovação
2 – BC Color Freeze Schwarzkopf, R$ 112. Auxilia na prevenção de quebra da fibra e hidrata as pontas.
3 – Plant Creme Protetor e Realce da Cor Natura, R$ 23,30. Tem alto fator de proteção solar, evita o desbotamento.

Especial manual dos cabelos coloridos: TU-DO o que você precisa saber
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kemilly Bertini

Jornalista, comunicativa, pura energia. Apaixonada pelo universo feminino, dar dicas sobre beleza, moda, cabelos, maquiagem sempre foi seu maior hobby e ajudar mulheres a descobrirem a melhor versão de si mesmas é um dos seus prazeres.

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.