8 Segredos Para Um Cacheado Perfeito!

Vocês sabem que meu cabelo natural é cacheado, né? E eu acho lindo, só que não combina comigo porque eu tenho a bochecha grande, daí acho que o cacheado acentua essa característica, sabe como é?

Mas, adoro cabelo cacheado e ondulado, e acho que fica bem na grande maioria. Fora isso, acho mais interessante que o super liso! Só que manter o cacheado bonito é um troço trabalhoso, viu? Mas existem algumas dicas e “técnicas” que ajudam. Vamos conferir?

1. Mantenha o Cabelo Hidratado!

Todo cabelo precisa de hidratação pra manter a saúde e beleza, mas o cabelo cacheado precisa ainda mais em razão da sua própria estrutura. Quando não está devidamente hidratado, o cabelo fica ressecado, com a textura seca e sem brilho. Mas, no caso do cacheado tem um problema a mais, pois ele fica ainda mais volumoso e armado. Sim, quanto mais hidratado o cabelo estiver, mais domado ele ficará! O ideal é investir em hidratações mais potentes, com ativos nutritivos, pois os óleos e manteigas vegetais reduzem o frizz, alinham e dão “peso” aos cabelos, garantindo a beleza dos mesmos.

A hidratação deve ser feita semanalmente, ou, como preferem algumas, e toda a lavagem.

2. Umectação é Tudo de Bom!

Eu sou super fã dos óleos e manteigas vegetais, mas confesso que quem mais se beneficia com  tipo de produto são os cabelos cacheados, já que eles ajudam a controlar os fios e a domar domar o volume, além de dar forma aos cachos, doar brilho e controlar o frizz. O cabelo muda completamente quando é feita a reposição de lipídios, principalmente os fios cacheados, onde a oleosidade natural não chega às pontas por conta do formato espiralado dos fios.  A umectação pode ser feita com qualquer óleo ou manteiga vegetal, e recomendo que a frequência seja menor que da hidratação, pra que os fios não acabem oleosos e pesados.

Ah, vale lembrar que só deve ser feita com óleos vegetais e não com óleos minerais, que não são bons para o cabelo, certo?

3. Invista em Bons Produtos

Muita gente se confunde aqui, pois a grande maioria acredita que bons produtos são produtos caros, o que é uma inverdade, já que existem muitos produtos bons e baratos. Quando falo em bons produtos quero dizer “bons produtos” para o seu cabelo, ou seja, produtos específicos para o seu cabelo. No caso dos cabelos cacheados, aposto sempre em produtos nutritivos, que sejam ricos em manteigas e óleos vegetais, pois esses são os ativos que mais funciona nesse tipo de cabelo. Outros ativos funcionam? Sim, mas esses, via de regra, dão certo com um número maior de fios cacheados.

Usar um shampoo, condicionador e leave-in, e isso sem falar do óleo finalizador, indicados para o seu tipo de cabelo faz, com certeza, toda a diferença!

4. O Corte Certo Faz Diferença!

Um corte certo faz milagres, sabia? Além de suavizar o rosto, ele pode reduzir os volume dos fios e dar forma aos cachos, o que deixa o cacheado muito mais bonito. O corte do cabelo cacheado jamais pode ser “reto”, pois isso acaba deixando a raiz sem volume e as pontas extremamente volumosas, parecendo um triângulo invertido. Ou seja, não valoriza! Quem quer manter o volume sob controle deve apostar no corte repicado, mas com suavidade, e pelo menos no barrado. Outra dica interessante é optar pelo corte nos fios secos, pois assim dá pra identificar melhor onde estão as pontas danificadas, por exemplo.

cachos8

5. Lava Esse Cabelo Direito Menina!

Já fiz vários posts por aqui explicando a importância de lavar o cabelo direito, sobretudo pra quem tem cabelos cacheados, que acumulam muito resíduo de finalizador. É fato que o cabelo cacheado é mais seco, sobretudo no comprimento e nas pontas, então é preciso um cuidado a mais. Por exemplo, é preciso atentar para a temperatura da água, que se for muito quente, vai ressecar ainda mais o cabelo. O shampoo e o condicionador devem ser enxaguados completamente pra evitar que os fios fiquem com resíduos de produtos, o que deixa o cabelo opaco e sem vida. É importante não aplicar condicionador na raiz, pra que ela não fique oleosa, e finalizar a lavagem com água fria, pra dar mais brilho aos fios.

Ainda no banho, aproveite pra pentear os fios, com o cabelo ainda úmido. Isso também é importante pois o cabelo cacheado não deve ser penteado seco, pois o cabelo fica ainda mais volumoso. Fora isso, pentear os fios após a aplicação do condicionador, facilita o processo e evita que o cabelo quebre. Os pentes de madeira são especialmente indicados, pois ajudam a controlar a elasticidade dos fios, evitando a formação do frizz. O ideal é que eles sejam de dentes largos e firmes, pois assim é menor a probabilidade de que os fios quebrem.

6. E Pra Secar?

O ideal é que a secagem ocorra de forma natural, sem o uso de secador, mas, caso seja indispensável, use sempre o difusor! É que ele doa o ar quente sem “farofar” o cabelo, o que deixa os cachos mais bonitos e definidos. Antes da secagem, utilize um ativador de cachos que ofereça proteção térmica, pois assim os fios ficam protegidos e os cachos ficam ainda mais bonitos.

cortes-repicados-para-cabelos-cacheados.6

Ah, e nada de secar o cabelo “pingando”, viu? Remova o excesso de umidade com uma toalha, mas sem “esfregar” os cabelos, e só depois comece a secagem.

7. Óleo Finalizador: É Seu Melhor Amigo!

Toda cacheada precisar de um aliado desses! Além de combater o frizz, deixa o cabelo mais brilhoso e muito mais bonito! Fora isso, dá pra carregar na bolsa e ir reaplicando durante o dia sempre que o cabelo apresentar sinais de ressecamento. Falando nisso, os sprays hidratantes também são ótimas pedidas, sabia? Eles repõem a hidratação durante o dia sem interferir no formato dos cachos e, melhor, sem pesar!

8. E a Química?

Quer fazer química no cabelo? Reconstrua antes! Os danos causados pelas químicas capilares são grandes, e a reconstrução é uma garantia de que o problema não será maior.

Beijos

Ju Lopes

8 Segredos Para Um Cacheado Perfeito!
4.6 (92.5%) 8 Votos

Sobre Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. 👯 Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza.

Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá?
Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas 😘

Minha Página
Saiba Mais

Kalina Amaro: kalina@patricinhaesperta.com.br

contato@patricinhaesperta.com.br / redacao@patricinhaesperta.com.br

* Saiba como escrever para o site PatricinhaEsperta CLIQUE AQUI.

Seu cabelo é o que você come!
Nada de cabelo liso sem graça, mude o corte!
Tags: , ,

Faça seu comentário aqui

RSS 2.0

Deixe um comentário

Uma resposta para “8 Segredos Para Um Cacheado Perfeito!”

  1. Gessica Lima disse:

    Amo cabelos cacheados..Acho lindo..Ótimas dicas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.