in

Acelere Seu Metabolismo Já!

A gente vive falando sobre o tal do metabolismo, sobre a sua suposta lentidão, mas será que sabemos, de verdade, quem é o bendito? Acho bom explicar, porque né, todo mundo vive de dieta, tudo mundo quer acelerar o “abençoado” mas ninguém sabe (nem eu sabia!) exatamente do que se trata.

Simplificando, o metabolismo é um “time” composto por duas equipes, as enzimas e os hormônios, que entram em campo para transformar calorias em energia, estabelecendo, caso a caso, o ritmo de queima dessas calorias, a velocidade de acúmulo de calorias e a velocidade com que o organismo gasta essas mesmas calorias.

Esse “time” é influenciado por vários fatores, como sexo, idade, genética e quantidade de massa magra, por exemplo. Assim, se sabe que os homens queimam mais calorias e de forma mais rápida do que as mulheres, tendo, por isso, um metabolismo mais acelerado, assim como quem possui mais músculos e menos idade, já que  com o passar dos anos o metabolismo tende a ficar mais lento. Como esse “time” é formado também por hormônios, problemas hormonais, como hiper ou hipotiroidismo, bem como problemas nas supre renais, também deixam o metabolismo mais lento.

metabolismo - Acelere Seu Metabolismo Já!

Tá certo que existem fatores que não temos como mudar, influenciar, mas existem, sim, muitas coisas que podemos fazer para dar uma turbinada no metabolismo e colocá-lo para funcionar direitinho, que é sobre o que falaremos a seguir!

Atividades Físicas

Já é meio (muito!) batido falar de atividade física, mas o fato é que quanto mais nos exercitamos, seja praticando exercícios aeróbicos ou fazendo musculação, mais ajudamos o metabolismo a funcionar direito e a se manter estável com o passar do tempo. Isso acontece porque  as células musculares queimam as calorias de forma mais rápida que as células de gordura, e isso acontece mesmo durante o período de repouso. Para quem acha que isso é conversa fiada, estudos comprovaram que a coisa é séria: 1 quilo de massa muscular queima, em média, 70 calorias por dia, e 1 quilo de gordura queima 4 calorias por dia, o que é uma diferença gritante, para dizer o mínimo.

Fracione as Refeições

  🔥HIDRATAÇÃO CASEIRA🔝🔥
    1. 🔝Hidratações caseiras
    2. 🔝Hidratação profunda caseira
    3. 🔝Óleo de coco no cabelo
    4. 🔝Hidração com azeite
    5. 🔝Cronograma Capilar Oficial

Já faz tempo que os médicos recomendam fracionar as refeições para acelerar o metabolismo e facilitar o emagrecimento, isso porque, quando fracionamos as refeições comemos menos, já que as porções tendem a ser menores, e mantemos o organismo “alerta”.

Invista nos Alimentos Certos!

Alguns alimentos aceleram a queima calórica e outros, para serem digeridos, precisam de mais energia, e isso tudo acelera o metabolismo. As proteínas, tanto as de origem vegetal quanto as de origem animal, são um exemplo de alimentos que  precisam de mais energia para serem digeridos e, por isso, são mais eficazes para acelerar o metabolismo que os carboidratos, por exemplo.

Já alimentos como a pimenta, o gengibre a o chá verde, por exemplo, aceleram a taxa metabólica, o que é ótimo, mas não influi tanto na perda de peso, que é o objetivo principal.

Diante disso, o certo é investir pesado na atividade física, para ganhar músculos, e apostar nas proteínas!

Beijos

Ju Lopes

Escrito por Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza.

Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima. Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

hipoglos amendoas - Hipoglós Amêndoas Funciona Mesmo?

Hipoglós Amêndoas Funciona Mesmo?

convivencia - A Difícil Arte da Convivência

A Difícil Arte da Convivência