Vocês já brincaram de bambolê? Era um dos meus “brinquedos” preferidos na infância! Brincava com as amiguinhas e a gente fazia até campeonato para ver quem ficava com ele na cintura mais tempo sem deixar cair!
Pois agora o bambolê é moda nas academias, sabia? É que o bambolê trabalha muitos músculos, faz bem para o corpo e para a mente, e, além disso, pode ser praticado por qualquer pessoa, pois é um exercício de baixa intensidade. E os benefícios são muitos, já que ele afina a cintura, trabalha o abdômen, relaxa e alonga a coluna.
Vejam abaixo mais benefícios desse brinquedo de criança!
1- Como trabalha a cintura e o abdômen, o bambolê deixa a cintura mais fina e a barriga mais firme. Tudo o que nós queremos, não é?
2- Equilibrar o bambolê na cintura trabalha os músculos do abdômen exige muita coordenação motora, além de equilíbrio corporal, já que é preciso alinhar os movimentos corporais em torno do eixo central. Aqui, toda a força vai para o centro do corpo, e fazer isso exige concentração! Para quem usa o bambolê no chão e não na cintura, pulando de arco em arco, o que se exige mesmo é a resistência física, que precisa ser maior, porque quanto mais resistência a pessoa tiver, maior será o gasto calórico.
3- Em relação ao gasto calórico, depende do tipo de exercício a ser praticado, que podem ser vários. O mais comum é o que equilibra o arco na cintura. Como o impacto é menor, a queima calórica também, e chega a, em média, 40 calorias perdidas em 30 minutos de exercício. Quando a modalidade inclui o “pula-pula” entre os arcos, o gasto calórico aumenta, chegando a perca de 100 calorias a cada 20 minutos, e os benefícios também, já que a frequência cardíaca sobe.
4- O pula-pula no círculo também ajuda a deixar as pernas durinhas, sabia? O gasto calórico aqui também é bem maior e há um fortalecimento grande na musculatura das pernas, que são trabalhadas quando se faz força para que o equilíbrio aconteça. Após pouco tempo de prática as pernas ficam mais durinhas e torneadas.
5- Uma das grandes vantagens do bambolê é que com ele os quadris “soltam”, o que é ótimo pra quem quer, gosta e precisa “trabalhar” com o gingado. Esse benefício ocorre porque ao usar o arco, a tensão do centro do corpo vai embora, o que libera a pressão local e solta o quadril. Para começar já!
Quem tem dificuldades com dança se beneficia muito da prática, que “solta” o requebrado. Então, começando agora dá para “lucrar” bastante e fazer bonito no carnaval!
6- Por fim, o bambolê acaba agindo aliviando a tensão. Sim, trata-se de um exercício aeróbico que trabalha a resistência física e também a frequência cardíaca, mas não dá pra esquecer que é uma brincadeira, e uma brincadeira das boas! E existe coisa melhor pra liberar as tensões do que dar risada? Não, com certeza!
Fiquei animada, sabia? Nem sei onde acho isso por aqui, mas vou procurar!
Beijos