Ao lado do óleo de coco, do chá verde e da farinha de feijão branco, produtos tão em alta em 2011, outro produto, ainda não tão falado, mas que promete milagres, é a Chia.
É uma semente originária do México, podendo ser encontrada em farinhas, na composição de alguns produtos, em óleo ou em sua forma natural, grãos.
É rica em proteínas, fibras solúveis e omega 3, dentre os seus benefícios podem ser citados, combate e cura de inflamações, aumento da sensação de saciedade e digestão mais lenta (em contato com liquido se transforma em um gel), diminuição do colesterol, controle da glicemia pós prandial (após as refeições) e ajuda na melhoria da prisão de ventre, age também melhorando a saúde do coração, dos tecidos e neurônios. Por apresentar baixa propensão a alergias, pode ser indicada indicada inclusive para celíacos.
Seu consumo, assim como a maioria (pra não dizer todos) dos chamados alimentos funcionais, deve ser associado a uma dieta balanceada e a prática de exercicios fisicos.
Vários desses produtos levantaram inúmeras discussões, como o noni, os já citados chá verde e óleo de coco, entre outros; motivo pelo qual, antes de usar qualquer um desses produtos “milagrosos”, é extremamente necessário que se tenha certeza sobre as indicações e contraindicações de cada um, como também reações adversas e resultados prometidos.
Uma dica super valiosa é visitar o site da Anvisa ,antes de ingerir qualquer produto. Lá você poderá encontrar dentre as informações acima, diversas outras que também são importantes, além de saber quais os produtos liberados e os proibidos. Como qualquer alimento (mesmo sendo natural) seu consumo deve ser moderado.
Parece ser mais uma excelente alternativa que surgiu no mercado, para ajudar na melhoria e na manutenção de nossa saúde. Importante é não seguir modismos e sair ingerindo qualquer coisa, confiando no depoimento de uma outra pessoa, pois como sempre digo, aquilo que é bom pra mim, pode não ser tão bom pra você.
Beijos
Lili Nascimento
E-mail: lilinems1@hotmail.com