É incrível como, com as proximidades do verão, as pessoas (inclusive eu) começam a surtar com o excesso de peso.
Daí para se jogar nas fórmulas loucas e receitas malucas é um passo!
Exemplo disso foi uma leitora que semana passada enviou um e-mail pedindo a minha opinião sobre a furosemida, diurético potente, como opção para perda de peso.
O ideal seria que um profissional da área de saúde respondesse esse tipo de pergunta, já que é quem possui conhecimento para tanto.
Entretanto, perguntei para a minha endocrino, até porque fiquei curiosa, e vou explicar para vocês tudo o que ela me disse.
Apesar de serem largamente utilizados para emagrecer, os diuréticos não devem ser ingeridos com essa finalidade, pois o que se perde é água e não gordura.
Assim, ele retira água do organismo, só que essa água vai ser reposta, então, a “perda” de peso, apesar de rápida, é ilusória.
A furosemida é um diurético de alça indicado para quem possui retenção de sódio, de líquidos, insuficiência cardíaca, cirrose, dentre outras doenças.
Quando ingerimos a furosemida, o sódio excretado através da urina representa 20% do que foi filtrado pelos rins, quando o normal é que essa excreção seja de 0,4%.
Além disso, esse é um medicamento que pode causar sérios efeitos colaterais, como desidratação, hipotensão, edema, arritmia cardíaca, aumento do ácido úrico e câimbras.
Então, caso deseje tomar algum diurético, converse com seu médico sobre a possibilidade de usar chás, como o chá de cavalinha, o chá verde e o chá de porangaba, que combatem a retenção de líquidos e ajudam na desintoxicação do organismo, mas sem causar os problemas que a furosemida causa.
Beijos
Ju Lopes