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Adeus, flacidez! Acabe com a flacidez na barriga e pernas!

A flacidez é a falta de tonicidade da pele devido  ao enfraquecimento das fibras colágenas e elásticas que sustentam os tecidos do nosso  organismo.

A flacidez pode ser muscular, que é profunda,  ou dérmica, que é mais superficial. Enquanto na flacidez dérmica há uma desorganização nas fibras de sustentação, na flacidez muscular ocorre um desgaste dessas fibras, o que a torna mais difícil de ser tratada.

Elas podem ocorrer juntas ou de forma isolada, mas quando há flacidez muscular a pele obrigatoriamente ficará flácida pois  a pele acompanha a tonicidade do músculo, de forma que se o músculo estiver flácido a pele também parecerá flácida, mas se o músculo estiver tonificado e a pele estiver flácida a flacidez não ficará tão evidente.

A flacidez é decorrente de inúmeros fatores dentre os quais podemos citar a má alimentação, o sedentarismo, o fumo, os distúrbios hormonais, a exposição exagerada ao sol, a obesidade,  a gravidez e os fatores ambientais (estresse e  poluição).

O básico para retardar o efeito da flacidez, que vai chegar um dia, mas não precisa ser  agora (oremos todas!), é ter uma alimentação adequada, fazer exercícios físicos (principalmente musculação), evitar fumar, evitar se expor exageradamente ao sol sem proteção solar e evitar o efeito sanfona.

Para combater os radicais livres é preciso se habituar a ingerir alimentos antioxidantes, que contém vitamina A, vitamina C, vitamina E, selênio e carotenóides zinco, cobre e licopeno.

 

É super importante investir em uma alimentação adequada, pois a alimentação é determinante para a formação dos tecidos devendo ser aliada a atividade física, que é indispensável para manter a fibra muscular tonificada.

Alimentação adequada é aquela que combate os radicais livres, reduz as gorduras saturadas e ajuda na manutenção e aumento do tônus muscular.

Para combater os radicais livres é preciso se habituar a ingerir alimentos antioxidantes, que contém vitamina A, vitamina C, vitamina E, selênio e carotenóides zinco, cobre e licopeno.

O índice glicêmico, que é o potencial que um alimento tem de aumentar  o nível de açúcar no sangue, também precisa ser observado pois os alimentos com  baixo índice glicêmico ajudam no combate a obesidade, que é uma das maiores responsáveis pela flacidez. Os alimentos com alto índice glicêmico precisam ser evitados pois interferem na liberação dos radicais livres afetando, assim,  a estrutura do colágeno  e , consequentemente, a elasticidade da pele.

A ingestão de proteína também é de fundamental importância pois para produzir fibras musculares o corpo precisa de aminoácidos, que tem por principal fonte as proteínas. Quando não ingerimos a quantidade adequada de proteínas o organismo, por não ter de onde retirar energia para realizar suas funções, usa como fonte de energia o tecido muscular, o que faz com que a pele fique flácida.

Além disso é preciso manter o corpo bem hidratado, pois a desidratação afeta o metabolismo corpóreo interferindo na tonicidade da pele.

Hoje expliquei o que é a flacidez e as formas de evitá-la e no próximo post vou falar sobre os tratamentos adequados para cada caso.

Mas, enquanto isso, que tal aproveitar que está friozinho e começar a fazer alguma atividade física e a observar os cuidados com a alimentação que falei acima?


Ju Lopes

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Adeus, flacidez! Acabe com a flacidez na barriga e pernas!
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Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. 👯 Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas 😘

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