in

Frutas Secas: Aposte e Emagreça!

Todo mundo sabe da importância das frutas na alimentação, já que elas, dentre muitas outras coisas, garantem o suprimento necessário de vitaminas e minerais diários. Contudo, é fato que tempo é artigo raro hoje em dia, e ter tempo pra parar, lavar, descascar e consumir uma fruta nem sempre  é algo que cabe na agenda de todo mundo. Fora isso, sair, por exemplo, com uma maça na bolsa ocupa espaço, corre o risco de amassar, dentre outras coisas.

Diante disso, as frutas secas são opções perfeitas! Primeiro que elas ficam bem menores (lógico) e, por isso, são mais fáceis de transportar, não estragam rápido, duram mais e fazem muito bem para a saúde.

Eu mesma sou partidária e sempre carrego damasco ou banana seca na bolsa para quando a fome ou a vontade de doce atacar. ADORO! Fora isso, são infinitamente mais práticas, porque posso levar para qualquer lugar e comer em qualquer lugar que ninguém vai me olhar esquisito.

Captura de tela inteira 03042013 200145

No mais, elas duram mais tempo, em média seis meses, então dá para deixar um pacotinho na bolsa, um na gaveta lá do trabalho, ou seja, pode guardar em qualquer canto que não perde rápido.

Um outro benefício é que, por exemplo, eu sou apaixonada por damasco, mas damasco não tem por aqui e, mesmo quando tem, não é o ano todo. No caso da fruta seca, tem o ano todo, então posso matar a vontade sempre que eu quiser.

O único “porém” é que elas, para ficarem pequenininhas, passam por um processo onde a água é eliminada, mas os nutrientes são basicamente os mesmos, sendo, portanto, opções saudáveis para consumo.

Aqui vai uma ressalva: opção saudável não é sinônimo de liberou geral! São frutas sim, são saudáveis sim, mas não são isentas de calorias e, se consumidas em excesso, podem levar ao aumento de peso, claro! Quanto às calorias é preciso lembrar que as frutas desidratadas possuem altos teores de açucares e, por isso, são mais calóricas que as frutas secas.

Como assim mais calóricas? Bom, umas duas ou três vezes mais que a “fruta normal”, já que o açúcar fica concentrado. Um exemplo é a ameixa fresca, que tem 70 calorias, enquanto que a versão desidratada tem 250 calorias, mais que o triplo.  Mas, consumindo com moderação, dá sim pra acrescentar frutas secas na dieta sem acabar com quilinhos a mais.

Há quem sustente que quando desidratadas as frutas não conservam seus nutrientes e não proporcionam benefícios, mas isso é mito e inúmeros estudos já demonstraram isso. Há quem diga também que eles engordam muito mais, mas pesquisas já demonstraram que o efeito é exatamente o contrário, pois elas reduzem a gordura abdominal, aquela que é a problemática para a saúde e para a beleza, graças a grande quantidade de fibras.

De modo geral as frutas secas não são muito indicadas para quem tem alergia, mas eu consumo sem problemas. As pessoas portadoras de diabetes e as que tendem a ter candidíase de repetição também devem evitar o consumo.

É preciso, ainda, ficar de olho se a versão que você quer comprar contém sulfito (conservante). Se tiver, escolha outra marca!

Beijos

Ju Lopes

Rate this post

Written by Nat

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.

Frutas Secas: Qual Escolher?

Testei! Moroccanoil Moisture Repair e Óleo Light