in

Frutas Secas: Qual Escolher?

Assim como as frutas in natura, as frutas desidratadas possuem, cada uma, uma determinada combinação de nutrientes que beneficia o organismo de várias maneiras, mas, de modo geral, todas elas contêm uma boa quantidade de fibras, e isso é importantíssimo para o nosso organismo, já que faz o intestino funcionar direito, o que é essencial para o nosso bem-estar e a nossa saúde.

O Damasco

Em meras seis gramas de damasco, minha fruta seca preferida, tem 24% das fibras que você precisa diariamente, e isso é muita coisa, porque na maioria das vezes não chegamos nem perto de completar o consumo diário indicado.

Falando do damasco, ele ainda é rico em betacaroteno e em potássio, sendo ótimo para consumir após o exercício físico e também por quem tem problemas de hipertensão. Para afastar a “gula de doce”, é um santo remédio!

A Ameixa

A ameixa é velha conhecida de quem tem problemas relacionados a prisão de ventre, pois possui efeito laxante, mas, além disso, é rica em boro, o que reduz o risco de osteoporose, ferro e vitamina K.

Captura de tela inteira 03042013 200149

Uva Passa

A uva passa é muito conhecida e consumida, além de facilmente encontrada, sendo ótima para a dieta, já que é rica em fibras e ajuda o intestino a funcionar melhor. Além disso, ela é fonte rica de substâncias probióticas, o que afasta  e previne o câncer de cólon, e magnésio, que garante o bom funcionamento do sistema hepático.

A uva passa vermelha, chamada de goji berry, é uma excelente antioxidante, sendo fonte rica de vitamina C (não resiste ao processo de desidratação), vitamina E e vitaminas do complexo B.

Maçã

A maçã seca também é uma boa fonte de substâncias antioxidantes, que combatem os radicais livres e evitam o envelhecimento precoce. Além disso, faz uma verdadeira faxina no organismo, o que é sempre muito bom!

As Frutas Secas Possuem Os Mesmo Nutrientes da versão In Natura?

Um questionamento que muita gente faz é se a fruta seca conserva os mesmos nutrientes da fruta in natura, e a verdade é que alguns nutrientes, como a vitamina C, por exemplo,  não conseguem resistir ao processo de desidratação (calor).

Qual fruta Escolher?

Existem dezenas de frutas secas disponíveis, e a minha recomendação é evitar as que contém açúcar por cima, que é usado como conservante,  já que isso vai deixar a porção ainda mais calórica do que é!

Como Adicionar na Dieta?

As frutas secas podem ser consumidas a qualquer hora, mas o melhor é guardá-las para a hora do lanche ou para quando a vontade de comer algo doce for grande.

Dá para comer “pura” ou misturada em iogurte ou coalhada, por exemplo. Eu adoro damasco picadinho no iogurte, aí aproveito e coloco castanha, para passar a tarde sem fome. Essa mistura é boa porque tem fibras e proteína, o que garante a saciedade por mais tempo, evita os ataques de gula e a fome de doce. Sim, a coisa fica mais calórica, mas é caloria boa, é gordura boa, é proteína boa, e se evita a vontade de me atracar com o doce, tá valendo!

Beijos

Ju Lopes

Rate this post

Written by Nat

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.

Terapias Naturais Garantem Maior Bem-Estar!

Frutas Secas: Aposte e Emagreça!