Massa Gorda : Você tem?
Você faz academia e não faz a menor ideia do que seja a diferença entre massa magra e massa gorda, que tanto falam? Para você conseguir alcançar resultados relevantes na musculação e nas atividades aeróbicas, você precisa saber o que é massa magra e o que é massa gorda, pois, do contrário, estará jogando o seu dinheiro fora. Então, para avaliar os seus índices, de cada um, a academia prioriza a realização da avaliação física. Basicamente, o seu corpo, ou seja, tudo aquilo que está dentro de você, é formado por água corporal, por massa magra e por massa gorda.
Massa Magra
Tendo isso em vista, a massa magra se refere à porcentagem do seu peso que engloba os líquidos corporais, os músculos, os órgãos vitais e os ossos, excluindo, desta forma, tudo aquilo que é gordura. Para ter um corpo definido e saudável, você precisa aumentar os índices de massa magra no seu organismo, o que é feito através de uma reeducação alimentar baseada em proteínas, sabendo realizar a inclusão de carboidratos sem prejudicar a sua dieta. Muitos alimentos, apesar de serem deliciosos, facilitam o acúmulo de gordura localizada, então, logo, não dá pra tonificá-la, o que acontece com os músculos.
Uma boa reeducação alimentar consiste em realizar refeições, a cada três horas, priorizando, as proteínas. Como não dá pra viver apenas de proteínas, o que faz mal para a saúde em excesso, também é necessário incluir carboidratos, de forma moderada, nestas refeições. Os alimentos mais importantes para o cardápio diário são, por exemplo, os ovos, a carne vermelha, o peixe, o frango, a batata doce, o atum, o arroz integral, o feijão, as fibras, os sucos, os cereais, a lentilha, o grão de bico, o amendoim e a soja. Você pode incluir ainda a tapioca e os shakes nesta lista.
Massa Gorda
Já a massa gorda, como o próprio nome sugere, refere-se à porcentagem do seu peso que engloba a gordura, excluindo, desta forma, os líquidos corporais, os músculos, os órgãos vitais e os ossos. Além da gordura generalizada, que aumenta significativamente o seu peso, dificultando a tonificação dos seus músculos na academia, também há a temida gordura localizada, que é bem mais difícil de perder, requerendo disciplina na dieta e nos exercícios, não apenas por motivos estéticos, mas também por motivos de saúde. O excesso de massa gorda é responsável pelos quadros de colesterol alto, diabetes, hipertensão arterial e problemas cardíacos.
Além disso, a gordura localizada rompe as fibras da pele, provocando, nas mulheres, o surgimento das estrias e das celulites.
O que parece desesperador pode ser resolvido com uma boa reeducação alimentar, aliada aos exercícios físicos. Além de melhorar a autoestima e a saúde, esta dupla pode combater as imperfeições citadas. Logicamente, tratamentos estéticos aceleram esse processo, mas se não há cuidados com a alimentação e com o peso, não adiantam nada, pois, as imperfeições voltam em outras áreas, que não as já tratadas. O mesmo vale para as cirurgias estéticas. Muitas vezes, a solução é mais em conta do que você imagina.
Em suma, para ter o corpo definido e tonificado, você precisa trocar os seus índices de massa gorda pela massa magra, ou seja, quanto menor for a porcentagem de massa gorda e quanto maior for a porcentagem de massa magra, melhor o seu corpo estará em relação aos resultados que você deseja. No caso das mulheres, que geralmente focam em ter a famosa barriga negativa, o segredo é, mais do que os exercícios físicos, a alimentação. Qualquer deslize, principalmente quando envolve açúcar, aumenta o tamanho da sua barriga. Substituindo alguns ingredientes por outros, como é o caso do açúcar branco pelo açúcar demerara, é possível comer doces sem culpa.