Pipoca engorda?
A pipoca, rica em carboidratos e fibras, desde que preparada corretamente, proporciona vários benefícios para a nossa saúde devido à elevada concentração de polifenóis, antioxidantes que têm o poder de inibir a ação dos radicais livres, auxiliando, assim, na redução de riscos de doenças cardíacas, envelhecimento precoce e oxidação do colesterol, sustenta um estudo realizado pela Universidade de Scranton, Pensilvânia, nos Estados Unidos. O estudo revelou que a casca do milho de pipoca concentra maiores teores de polifenóis do que frutas e vegetais. Isso se deve a diferença entre a quantidade de água encontrada na pipoca e nos vegetais, e esse mesmo estudo evidenciou que os polifenóis são diluídos nos 4% de água contidos na casca do milho de pipoca , enquanto que em frutas e vegetais são diluídos nos 90% de água que compõe esses alimentos.
Outro destaque importante nesse estudo é que uma porção de pipoca oferece mais de 70% da recomendação diária de cereais integrais.
Por ser rica em fibras, a pipoca é amiga do intestino e faz uma faxina no organismo, já que promove, ainda, um melhor funcionamento intestinal e pode ajudar na perda de peso, vez que aumenta o tempo de digestão no estômago, fazendo com que ela (a digestão) fique mais lenta, proporcionando uma maior saciedade e, em consequência, reduzindo a fome. Já a parte “fofa” da pipoca contém carotenoides, que são substâncias que também atuam como antioxidantes e, no corpo, são transformados em vitamina A, que oferece grandes benefícios para nosso o sistema imunológico e para a saúde dos olhos.
Pipoca é saudável
Vale ressaltar que, além de ser fácil de ser encontrado, o milho de pipoca é um dos poucos cereais totalmente integrais e sem nenhum tipo de processamento industrial disponível no mercado. Contudo, apesar da pipoca ser um alimento saudável, o seu consumo deve ser de forma moderada. Não estamos aqui falando da pipoca industrializada para microondas, ou aquelas encontradas facilmente em qualquer esquina, parque ou jardim, cheia de manteiga, caramelo, corantes e temperos, porque possuem muito mais calorias, sal e gordura saturada, estamos falando da pipoca feita em casa, com o mínimo de óleo e sal.
Pipoca: Como preparar
Uma forma de preparar uma deliciosa pipoca é colocar em uma panela (se você não tem uma pipoqueira) o milho, um pouco de óleo e um pouco de sal. Você também pode utilizar o micro-ondas, sem o uso de óleo. Para tanto, basta colocar uma porção de milho em um saquinho como aqueles para pão e vedá-lo na ponta. Depois, deixe por alguns minutos. Se você quer dar um sabor diferente, então aposte em ervas secas como o orégano, tomilho, alecrim, manjericão, cebolinha ou outra erva de sua preferência, que irão conferir um sabor maravilhoso na sua pipoca, além de reduzir a quantidade de sal.
É recomendado consumir em média uma xícara de chá de pipoca no lanche da manhã ou da tarde. E não se esqueça de que, apesar de ser muito nutritiva, a pipoca nunca deve ser consumida para substituir as refeições.
Bom depois dessas informações, sugiro comer sua deliciosa pipoca assistindo a um bom filme.