Categories: Livros

LIVRO – Auto-Estima: Como Aprender a Gostar de Si Mesmo

Andei falando dia desses sobre auto-estima e queria muito encontrar um livro que tratasse de forma prática essa questão. Acabei colocando minha estante de livros abaixo ( nunca resisto a um livro impresso, adoroooo o cheiro…) e lá no fundo, velhinho e empoeirado estava esse pequeno tratado sobre a auto-estima.

Centenas de milhares de livros já foram escritos sobre esse tema, mas o legal desse livro é que o autor se propõe a estimular a auto estima por meio da ação, com exercícios físicos e mentais específicos.

A auto-estima pode e deve ser trabalhada em cada um de nós, para que possamos romper esse ciclo de pensamentos e comportamentos destrutivos que é o responsável por uma infinidade de problemas de ordem emocional, psicológica e até física.

Esse é o tipo de sentimento que afeta toda a nossa vida, a forma como nos relacionamos com o outro, com o mundo e com nós mesmas, como buscamos (ou deixamos de buscar) os nossos sonhos, como nos relacionamos emocionalmente, como agimos no trabalho e tudo o mais que se possa imaginar, pois uma pessoa com problemas de se fecha para o mundo, se julga inferior e deixa de viver uma vida potencialmente rica e plena de significado.

O processo de construção de uma auto-estima positiva não é fácil, mas também não é impossível…É um trabalho diário de autoconhecimento e auto aceitação, mas apesar de árduo vale muitíssimo a pena!

Eu entendo assim: nós merecemos uma vida plena, alegre, rica e feliz, e a auto-estima é fator determinante na conquista dessa vida que a gente merece, então a gente tem que fazer o possível e o impossível para desenvolvê-la.

Nas palavras do autor:

Não é necessário que nos odiemos antes de aprender a nos amar mais; não é preciso nos sentir inferiores para que queiramos nos sentir mais confiantes. Não temos de nos sentir miseráveis para querer expandir nossa capacidade de alegria.

Quanto maior a nossa auto-estima, mais bem equipados estaremos para lidar com as adversidades da vida; quanto mais flexíveis formos, mais resistiremos à pressão de sucumbir ao desespero ou à derrota.

Quanto maior a nossa auto-estima, maior a probabilidade de sermos criativos em nosso trabalho, ou seja, maior a probabilidade de obtermos sucesso.

 Quanto maior a nossa auto-estima, mais ambiciosos tenderemos a ser, não necessariamente na carreira ou em assuntos financeiros, mas em termos das experiências que esperamos vivenciar de maneira emocional, criativa ou espiritual.

Quanto maior a nossa auto-estima, maiores serão as nossas possibilidades de manter relações saudáveis, em vez de destrutivas, pois, assim como o amor atrai o amor, a saúde atrai a saúde, e a vitalidade e a comunicabilidade atraem mais do que o vazio e o oportunismo.

Quanto maior a nossa auto-estima, mais inclinados estaremos a tratar os outros com respeito, benevolência e boa vontade, pois não os vemos como ameaça, não nos sentimos como “estranhos e amedrontados num mundo que nós jamais criamos” (citando um poema de  A. E. Housman), uma vez que o auto-respeito é o fundamento do respeito pelos outros.

Quanto maior a nossa auto-estima, mais alegria teremos pelo simples fato de ser, de despertar pela manhã, de viver dentro dos nossos próprios corpos. São essas as recompensas que a nossa autoconfiança e o nosso auto-respeito nos oferecem.

O livro é pequeno (65 páginas) e disponível em versão digital ou papel.

Livros Relacionados:

Livro Autoestima >>>Ir à Loja>>

Livro Apaixone – se por Si Mesmo: O Valor >>>Ir à Loja>>

Livro Auto-estima Já >>>Ir à Loja>>

MEDIUNIDADE E AUTO – ESTIMA – >>>Ir à Loja>>

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. 👯 Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas 😘

Ver comentários

  • Olá Existe mais artigos semelhantes a esse aqui em seu blog ?
    eu quero muito em saber mais e me encantei com a maneira que foi explicado.

  • Você poderia me enviar o livro em PDF para o meu e-mail, ficarei muito grata.
    Ouvir falar muito bem dele.
    Sou uma bacharel em psicologia.

Postagens recentes

Shampoo Kérastase – Qual o melhor?

Shampoo Kérastase - um produto para diferentes tipos de cabelos Pode até parecer chover no molhado, mas na lavagem de…

2 dias atrás

História das Calças Femininas

Há décadas atrás, os tecidos finos eram acessíveis apenas para mulheres ricas que poderiam comprá-los e mandá-los para as costureiras…

2 dias atrás

Como Escolher Corretamente O Tamanho e a Taça do Soutien?

Você sabia que 70% das mulheres usam o tamanho errado do soutien? Pois é, por isso vamos te explicar: Como Escolher…

2 dias atrás

MAC Velvet Mattes Batom Nova Coleção

Que aí ama um batom matte levanta a mão? Se você é como eu, não fica sem um batom, principalmente…

3 dias atrás

Wella le beige: O que é? Como funciona?

Wella le beige A maioria das garotas no Brasil nascem morenas e até mesmo aquelas que nascem loiras acabam ficando…

3 dias atrás

Como Decidir pelas Trancinhas no Cabelo Crespo

Como Decidir pelas Trancinhas no Cabelo Crespo A opção de mudar serve pra todas. Todo mundo já pensou em mudar…

3 dias atrás