Você tem Problemas para Engravidar?

Como saber se você tem problemas para engravidar?

Problemas para Engravidar

Você tem Problemas para Engravidar?

Como saber se uma mulher tem problemas para engravidar? A pergunta é direta, mas a resposta exige uma série de cuidados e pesquisas para saber se existe uma causa para infertilidade.

De acordo com a médica ginecológica, especialista em reprodução humana e obstetrícia, Rosane Rodrigues, de São Paulo, não é possível fazer exames que apontam uma infertilidade futura.

“Este problema pode ser descoberto depois de seis meses a um ano tentando engravidar, sem proteção durante a relação sexual. “Uma das formas de saber o grau de dificuldade em engravidar é analisar os ciclos da menstruação. Quando mais irregular forem os ciclos, maior será a dificuldade em engravidar”, afirma a médica.

Quando esta tudo Certo?

Para saber se está tudo certo com o seu ciclo, é indicado consultar com uma médica ginecologista assim que decidir engravidar. O acompanhamento desde o começo é fundamental para que todo o processo seja seguro e sem riscos. Se por algum acaso você tiver problemas em engravidar de forma natural, não se desespere.

A medicina hoje é uma forte aliada para reverter este caso.

Alternativas se algo der Errado!

De acordo com a médica especializada no assunto, a fertilização in vitro é uma das técnicas mais seguras e indicadas para se engravidar.

Os espermatozoides selecionados são colocados no seu óvulo com a ajuda de uma injeção. O processo é feito em laboratório e os embriões são transferidos diretamente ao útero através de cateter.

Existe também a inseminação intra-uterina, que estimula o ovário com a ajuda de medicamentos subcutâneos ou oral até dez dias.

Quando os folículos ovarianos estiverem medindo um diâmetro médio de 20mm, ocorre a ovulação. Depois de 36hs, é injetado o sêmen preparado em laboratório.

A inseminação intra-uterina é indolor e não requer anestesia. Claro que o melhor método será descrito pelo seu médico, depois de exames e acompanhamentos.

Anticoncepcional é ruim?

Mas umas das dúvidas mais recorrentes no universo feminino é em relação ao tempo do uso do anticoncepcional com a gravidez.

Será que é verdade que quanto mais tempo uma mulher tomar anticoncepcional, mais vai demorar para engravidar?

A ginecologista responde: “Não há estudos que comprovem a relação do tempo de uso da pílula com a dificuldade em engravidar.” Ela também afirma que não há mais aquela necessidade de dar intervalos de tempos em tempos com a pílula, como se dizia antigamente. Isso só aumenta o risco de gravidez.

Tomar o anticoncepcional certinho ajuda também a prevenir a endometriose, uma doença que provoca o acúmulo de sangue da menstruação nos órgãos reprodutivos, causando a infertilidade.

Além disso, usar o anticoncepcional também é uma forma de se proteger contra o câncer no ovário e no útero. Ou seja, a pílula, quando tomada de forma correta e com acompanhamento médico, só traz benefícios ao corpo.

Não é sorte…

O problema é que dificilmente você irá engravidar no primeiro mês que ficar sem tomar o anticoncepcional. Isso não significa que você não vai poder engravidar logo em seguida do rompimento da pílula.

Mas a orientação da médica é sempre esperar a primeira menstruação passar e depois começar as tentativas. Isso limpa o organismo e dá uma certeza mais confiável da gestação.

Você tem Problemas para Engravidar?
5 (100%) 3 Votos

Deixe seu comentário

Comentários