Como saber se você tem problemas para engravidar?
Como saber se uma mulher tem problemas para engravidar? A pergunta é direta, mas a resposta exige uma série de cuidados e pesquisas para saber se existe uma causa para infertilidade.
De acordo com a médica ginecológica, especialista em reprodução humana e obstetrícia, Rosane Rodrigues, de São Paulo, não é possível fazer exames que apontam uma infertilidade futura.
“Este problema pode ser descoberto depois de seis meses a um ano tentando engravidar, sem proteção durante a relação sexual. “Uma das formas de saber o grau de dificuldade em engravidar é analisar os ciclos da menstruação. Quando mais irregular forem os ciclos, maior será a dificuldade em engravidar”, afirma a médica.
Quando esta tudo Certo?
Para saber se está tudo certo com o seu ciclo, é indicado consultar com uma médica ginecologista assim que decidir engravidar. O acompanhamento desde o começo é fundamental para que todo o processo seja seguro e sem riscos. Se por algum acaso você tiver problemas em engravidar de forma natural, não se desespere.
A medicina hoje é uma forte aliada para reverter este caso.
Alternativas se algo der Errado!
De acordo com a médica especializada no assunto, a fertilização in vitro é uma das técnicas mais seguras e indicadas para se engravidar.
Os espermatozoides selecionados são colocados no seu óvulo com a ajuda de uma injeção. O processo é feito em laboratório e os embriões são transferidos diretamente ao útero através de cateter.
Existe também a inseminação intra-uterina, que estimula o ovário com a ajuda de medicamentos subcutâneos ou oral até dez dias.
Quando os folículos ovarianos estiverem medindo um diâmetro médio de 20mm, ocorre a ovulação. Depois de 36hs, é injetado o sêmen preparado em laboratório.
A inseminação intra-uterina é indolor e não requer anestesia. Claro que o melhor método será descrito pelo seu médico, depois de exames e acompanhamentos.
Anticoncepcional é ruim?
Mas umas das dúvidas mais recorrentes no universo feminino é em relação ao tempo do uso do anticoncepcional com a gravidez.
Será que é verdade que quanto mais tempo uma mulher tomar anticoncepcional, mais vai demorar para engravidar?
A ginecologista responde: “Não há estudos que comprovem a relação do tempo de uso da pílula com a dificuldade em engravidar.” Ela também afirma que não há mais aquela necessidade de dar intervalos de tempos em tempos com a pílula, como se dizia antigamente. Isso só aumenta o risco de gravidez.
Tomar o anticoncepcional certinho ajuda também a prevenir a endometriose, uma doença que provoca o acúmulo de sangue da menstruação nos órgãos reprodutivos, causando a infertilidade.
Além disso, usar o anticoncepcional também é uma forma de se proteger contra o câncer no ovário e no útero. Ou seja, a pílula, quando tomada de forma correta e com acompanhamento médico, só traz benefícios ao corpo.
Não é sorte…
O problema é que dificilmente você irá engravidar no primeiro mês que ficar sem tomar o anticoncepcional. Isso não significa que você não vai poder engravidar logo em seguida do rompimento da pílula.
Mas a orientação da médica é sempre esperar a primeira menstruação passar e depois começar as tentativas. Isso limpa o organismo e dá uma certeza mais confiável da gestação.