Eu sempre fui muito adepta a tudo que tenha a ver com a medicina chinesa, porque acredito que qualquer tratamento tem que “ver” o ser humano de forma integral e isso significa tratar as causas e não só “mascarar” os sintomas.
Então, por óbvio, a acupuntura sempre foi alvo do meu interesse, já que é um método criado pelos chineses há, pasmem, mais de 5000 anos.
Comecei a fazer acupuntura quando fiz a redução de mama e continuei por um tempo até que mudei de cidade e não encontrei por aqui ninguém que fizesse. Mas, como Deus é grande e minha egrégora é forte, encontrei, tempos atrás, aqui em Jee uma pessoa que faz acupuntura e MUITO bem.
Procurei novamente porque estava com o pescoço duro, travado, e nada dava jeito. Sério, Ozzynho me derrubou no chão e a coisa ficou feia, porque um lado do meu ombro inchou, ficou enorme e o pescoço doía tanto que não conseguia mexer. De Salompas (te amo!) a todo tipo de remédio eu tomei e não melhorou, não deu jeito. A acupuntura deu. Aí, aproveitando, achei por bem complementar meu tratamento para ansiedade, essa que não me larga nunca, e para rinite alérgica, que anda atacada.
Para ansiedade o processo é muito mais demorado, até porque, no meu caso, a coisa é “braba”, mas para rinite, sobretudo nas crises, ela é uma benção, sério mesmo. Hoje estava com a rinite atacadíssima, com muita coriza, com o nariz vermelho, espirrando sem parar e já zonza de tanto antialérgico e tanto Sorine quando resolvi tentar um horário. Por sorte tinha e eu fui. Uma hora de agulhadinhas no nariz depois (e também na testa, nas mãos, nos pés e nas pernas) a minha crise já estava controlada, assim como a infâmia da coriza.
Claro que o tratamento para rinite com a acupuntura também não é milagre, mas ajuda demais da conta e nas crises é o que me salva!
Resolvi falar sobre isso porque sempre posto fotinhos lá no Insta (@julopespe) com agulhinhas espalhadas pelo corpo e todo mundo pergunta se dói, se isso, se aquilo. Então, a resposta é não, não dói, ao menos em mim, mas é claro que depende da sensibilidade da pessoa e da experiência de quem faz o procedimento, né?
Como despertou muito interesse, farei posts explicando como a coisa funciona, o que trata e como é feito, mas, basicamente, algumas agulhas (bem fininhas) são introduzidas em pontos específicos para desbloquear o fluxo da chamada energia vital (o qi), o que gera o equilíbrio entre yin e yang, e promove o equilíbrio do organismo.
Parece “história da carochinha”, mas centenas de estudos já provaram a eficácia da acupuntura, que é reconhecida pela Organização Mundial de Saúde e, aqui no Brasil, é oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O preço das sessões varia bastante de lugar para lugar, mas varia de 30 a 100 Dilmas e pode cair um pouco quando fechamos pacotes de 10 sessões.
Nos próximos posts falo MUITO mais sobre tudo isso, tá?
Beijos
Ju Lopes