in

Acupuntura: Agulhinhas do Bem!

Eu sempre fui muito adepta a tudo que tenha a ver com a medicina chinesa, porque acredito que qualquer tratamento tem que “ver” o ser humano de forma integral e isso significa tratar as causas e não só “mascarar” os sintomas.

Então, por óbvio, a acupuntura sempre foi alvo do meu interesse, já que é um método criado pelos chineses há, pasmem, mais de 5000 anos.

Comecei a fazer acupuntura quando fiz a redução de mama e continuei por um tempo até que mudei de cidade e não encontrei por aqui ninguém que fizesse. Mas, como Deus é grande e minha egrégora é forte, encontrei, tempos atrás, aqui em Jee uma pessoa que faz acupuntura e MUITO bem.

Procurei novamente porque estava com o pescoço duro, travado, e nada dava jeito. Sério, Ozzynho me derrubou no chão e a coisa ficou feia, porque um lado do meu ombro inchou, ficou enorme e o pescoço doía tanto que não conseguia mexer. De Salompas (te amo!) a todo tipo de remédio eu tomei e não melhorou, não deu jeito. A acupuntura deu. Aí, aproveitando, achei por bem complementar meu tratamento para ansiedade, essa que não me larga nunca, e para rinite alérgica, que anda atacada.

2013-03-12

Para ansiedade o processo é muito mais demorado, até porque, no meu caso, a coisa é “braba”, mas para rinite, sobretudo nas crises, ela é uma benção, sério mesmo. Hoje estava com a rinite atacadíssima, com muita coriza, com o nariz vermelho, espirrando sem parar e já zonza de tanto antialérgico e tanto Sorine quando resolvi tentar um horário. Por sorte tinha e eu fui. Uma hora de agulhadinhas no nariz depois (e também na testa, nas mãos, nos pés e nas pernas) a minha crise já estava controlada, assim como a infâmia da coriza.

Claro que o tratamento para rinite com a acupuntura também não é milagre, mas ajuda demais da conta e nas crises é o que me salva!

Resolvi falar sobre isso porque sempre posto fotinhos lá no Insta (@julopespe) com agulhinhas espalhadas pelo corpo e todo mundo pergunta se dói, se isso, se aquilo. Então, a resposta é não, não dói, ao menos em mim, mas é claro que depende da sensibilidade da pessoa e da experiência de quem faz o procedimento, né?

Como despertou muito interesse, farei posts explicando como a coisa funciona, o que trata e como é feito, mas, basicamente, algumas agulhas (bem fininhas) são introduzidas em pontos específicos para desbloquear o fluxo da chamada energia vital (o qi), o que gera o equilíbrio entre yin e yang, e promove o equilíbrio do organismo.

Parece “história da carochinha”, mas centenas de estudos já provaram a eficácia da acupuntura, que é reconhecida pela Organização Mundial de Saúde e, aqui no Brasil, é oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O preço das sessões varia bastante de lugar para lugar, mas varia de 30 a 100 Dilmas e pode cair um pouco quando fechamos pacotes de 10 sessões.

Nos próximos posts falo MUITO mais sobre tudo isso, tá?

Beijos

Ju Lopes

Rate this post

Written by Nat

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.

Dicas de Maquiagem Para Pele Oleosa

Como proteger a pele sensível no inverno?