São muitas as pessoas que possuem um certo preconceito contra chás, que acham que “folhas” não ajudam em nada, mas não sabem elas que a grande maioria dos remédios que temos é derivada justamente das folhas e das plantas, tanto que são inúmeros os estudos já feitos e ainda em andamento para descobrir substâncias curativas nas plantas.
Eu sempre gostei de chás e sempre falei deles por aqui, sobretudo dos calmantes, daqueles que ajudam a controlar a ansiedade, como o chá de camomila. Além de calmante, o chá de camomila reduz os espasmos musculares, sendo muito utilizado em casos de cólicas menstruais, e aumenta a atividade antibacteriana. É muito consumido, ainda, por bebês para evitar e combater as cólicas comuns nessa fase.
Mas, além de todos esses benefícios, o chá de camomila consegue, segundo pesquisa realizada na Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, ir além. É que esse chá contém boas doses de apigenina, uma substância que, sustentam os pesquisadores, pode auxiliar no tratamento do câncer, já que teria o poder de fazer parar o crescimento das células cancerosas.
De acordo com a pesquisa, a apigenina consegue agir bloqueando a capacidade que as células de câncer de mama possuem de sobreviverem mais tempo que as células em estado normal, o que impediria a propagação das células cancerosas e as tornaria mais fáceis de tratar com o uso de medicamentos.
A apigenina é uma substância que possui, além dessa, várias outras propriedades benéficas para a saúde, possuindo ação anti-inflamatória potente e ajudando às proteínas presentes no nosso organismo a corrigir as anormalidades presentes no nosso RNA, que são as moléculas que transportam toda a nossa informação genética, sendo, ainda, responsável por quase 80% dos casos de câncer.
A equipe que realizou o estudo, liderada pelo geneticista molecular Andrea Doseff, sustentou que essa substância possui um efeito bastante benéfico para a saúde, vez que afeta positivamente a ação de diversas proteínas e, de quebra, consegue restabelecer o “perfil” normal das células do câncer, o que pode ser um indicativo bastante positivo para a prevenção do câncer, que a cada ano mata milhares, senão milhões, de pessoas em todo o mundo.
Além do chá de camomila, sabe-se que o aipo e a salsa, dentre outros alimentos, também são fontes ricas de apigenina, apresentando altos teores dessa substância, que pode, ainda, ser encontrada em muitas frutas e vegetais.
Para quem já possui o costume de tomar chá de camomila diariamente, geralmente próximo do horário de dormir, essa é uma ótima notícia, e para quem não toma, vale começar, porque os benefícios compensam e, além disso, basta uma xícara desse chá por dia para ajudar na prevenção do câncer.
Claro que outros estudos ainda precisam ser feitos, estudos conclusivos, mas acho que esse tipo de notícia precisa ser “repassada”, porque o número de casos de câncer cresce a cada dia, e qualquer coisa que possa ajudar a evitar essa doença tão terrível vale ser tentada.
Ademais, não custa nada tomar um chá quentinho e saboroso, não é?
Beijos
Ju Lopes