Como parar de roer as unhas?

Ninguém sabe muito bem o motivo e nem quando exatamente começou, mas as mulheres que roem unhas sabem o quanto esse hábito prejudica a vida. Além de deixar as unhas curtinhas, quebradas e bem fracas, roer unha pode provocar irritação no estômago, algum tipo de micose na boca e, também, causar mal-estar diante de um evento social, por exemplo. Na maioria das vezes, o hábito se torna um vício difícil de largar. Quando você vê, está com a mão na boca, destruindo as unhas.

Nos casos mais graves, a cutícula e arrancada em pedacinhos até sangrar. Dói, fica feio e é perigoso. Os motivos pelos quais as mulheres roem unhas são diversos, mas, geralmente, estão ligados ao estresse, momentos de tensão, ansiedade ou até excesso de timidez. Por isso, os especialistas afirmam que, antes de querer parar de roer unhas, deve-se descobrir a causa do vício e tratar esse problema primeiro. Para isso, você mesma deve investigar as causas e buscar uma ajuda terapêutica que possa tratar o problema.

Por outro lado, ao mesmo tempo em que você trata a causa do vício, deve cuidar das suas unhas. Com o passar do tempo, a unha roída infecciona a um ponto quase irreversível. A cutícula fica fraca, supersensível, bem vermelha e você nota o aumento da sensibilidade. Quanto mais você roer unhas, mais deformadas elas ficarão, interferindo, inclusive, no formado e no tempo de crescimento.

Além disso tudo, o ato de roer as unhas passa a imagem de uma pessoa acuada, com medo ou até com problemas de relação em um ambiente de trabalho.

roer-unhas

Então, se você está entre as mulheres que roem unhas, fique atenta! É hora de parar com isso, encontrar a causa do problema, tratar e cuidar das unhas. Uma das formas mais fáceis de controlar a impulsão em roer unhas é mantê-las curtas, lixadas e bem pintadas.

Os especialistas dizem que, quando você vê a sua unha bonita e com esmalte, seu instinto quer preservá-la assim. O bom é passar um esmalte colorido, preto ou com brilho, todas as semanas. Evite cores mais clarinhas, pois são mais fáceis de cair na tentação! Uma dica boa é manter uma lixa na bolsa, na mesa do trabalho e no banheiro. Toda vez que você sentir vontade de roer, lixe!

Outra forma de evitar levar os dedos à boca é testar aqueles esmaltes com sabores fortes, que ficam azedos ou bem amargo em contato com a saliva. Assim, o gosto não vai ser bom e nem você terá vontade de roer as unhas. Há quem prefira colocar vinagre ou pimenta nas cutículas, que dá o mesmo efeito. Mas antes de usar estes tipos de produtos, é bom buscar ajuda com um dermatologista para ver se não há riscos de infecções ou irritabilidade na pele.

Toda vez que você sentir vontade de roer as unhas, anote o momento em que está passando. Assim, você conseguirá duas coisas: descobrir quais as causas do vício (em que momentos você sente vontade) e também vai escrever em vez de roer. Essa tática é ensinada por pscicólogos, que desejam mapear exatamente o sentimento que você está sentindo no momento em que tem desejo de acabar com suas lindas unhas.

Como parar de roer as unhas?
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kika @blogdakika

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico a vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, por isso... com muito amor <3 compartilho dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros. Insta: @blogdakika E-mail: kika@patricinhaesperta.com.br Lindona, se gostou, clica na estrelinha acima e vote ;-) Compartilhe com suas amigas. Beijos no coração.

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.