Como Se Preparar Para a Menopausa?

A menopausa é uma fase que afeta as mulheres de muitas forma, e justamente por isso é sempre bom saber um pouquinho mais sobre o assunto, não é mesmo?

Alterações Nos Cabelos Na Menopausa

A menopausa gera inúmeras mudanças no organismo da mulher, principalmente no sistema endócrino.

Nessa fase, há uma falência gradual da produção de alguns hormônios, o que ocasiona inúmeros “problemas”.

Essa queda hormonal, que afeta inúmeras áreas, gera alterações importantes nos cabelos das mulheres, tanto na quantidade, já que os fios ficam mais ralos, quanto na qualidade, pois eles perdem o brilho e o “viço”.

Além disso, há um aumento de cabelos brancos que, embora não sejam causados pela menopausa, aumentam de quantidade por conta da ausência de determinados hormônios.

Captura de tela inteira 21052013 223221

O Que Comer Na Menopausa?

Uma alimentação saudável e equilibrada é importante em todas as fases da vida, e não poderia deixar de ser diferente na menopausa.

Acontece que alguns alimentos, além de serem saudáveis, ajudam – e muito – a reduzir os sintomas da menopausa.

Os sintomas mais comuns nessa fase são a irritabilidade, a insônia, as ondas de calor, o cansaço e a redução da memória, e para combater esses sintomas é importante aumentar a ingestão de grãos, de cereais integrais, de frutas e hortaliças.

Deve-se ingerir alimentos ricos em vitaminas, sobretudo as vitaminas E, C e D3,  minerais como o zinco, o selênio, o cálcio, o magnésio, e o ácido fólico.

Alimentação Para Reduzir os Efeitos da Menopausa

A menopausa é um processo natural pelo qual todas as mulheres passam quando a idade “vai chegando”, em torno dos 45 anos, mais ou menos. Contudo, apesar de ser natural e esperado, é temido pelos seus efeitos, que inclui calores, suor noturno, insônia, cansaço, irritabilidade, queda da libido, fadiga e muitas outras coisas.

São muitos os coadjuvantes no tratamento dos sintomas da menopausa, e é ótimo que se lance mão deles, mas existe uma coisa simples que ajuda demais: a alimentação correta!

Alguns alimentos possuem determinados nutrientes que são muito benéficos para as mulheres que já chegaram à menopausa, pois ajudam a reduzir seus sintomas.

Quais nutrientes são esses? O magnésio, a vitamina E, a vitamina C, a vitamina D3, o ácido fólico, o selênio,  o zinco, o cálcio, os fitoestrogeneos, os carboidratos integrais as proteínas de alto valor biológico, como a quinoa por exemplo. Esses nutrientes reduzem os déficits hormonais da progesterona e do estrogênio.

As frutas, as verduras, os grãos integrais e as sementes oleaginosas são ótimas fontes desses nutrientes.

Alimentação na Menopausa

Consumir alimentos ricos em magnésio é fundamental em qualquer fase da vida, mas essa necessidade se torna maior na menopausa, pois o magnésio interfere no nosso humor, que fica bem alterado nessa fase.

Além disso, o magnésio influi na ativação das enzimas para produção de energia celular, estabiliza o pH do sangue e dos tecidos, é um constituinte ósseo, atua diretamente no metabolismo dos aminoácidos, bem como na síntese do DNA e regula a contração dos músculos, os ácidos graxos na produção da prostaglandina e a função dos nervos.

Para garantir a saúde óssea e manter a osteoporose longe, é fundamental caprichar na ingestão de cálcio, então invistam em vegetais verde escuros, leites e derivados, peixes e sementes.

Consumam mais alimentos ricos em selênio, como a castanha- do-pará, que á antioxidante a ajuda no fortalecimento das funções cerebrais.

O zinco é outro mineral que não podemos deixar de fora, pois ele é fundamental para a síntese de hormônios.

Além disso, é um mineral que otimiza as funções estrogênicas e melhora as funções ovarianas.

Beijos

Ju Lopes

Como Se Preparar Para a Menopausa?
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.