in

Desintoxicação e Colonterapia

Tenho lido muitas coisas sobre desintoxicação do organismo, e a verdade é que esse é um processo de suma importância para o nosso bem-estar, a nossa saúde e a nossa beleza.

A desintoxicação pode ser feita de várias formas, desde sucos e chás específicos até as limpezas intestinais, que devem ser recomendadas e feitas com acompanhamento médico.

Alguns sucos ajudam bastante no processo de desintoxicação, a exemplo do suco de maçã, do de morango, do de uva, do de melancia, do de alface, do de abacaxi, dentre outros.

O suco de uva, por exemplo, é extremamente antioxidante, melhora a pele e estimula a circulação, enquanto que o de maça, que também é antioxidante, faz uma verdadeira faxina interna, mandando embora as toxinas acumuladas.

Para quem tem retenção de líquidos, que está relacionado com retenção de toxinas, o suco de morango e o de melancia são boas opções, sobretudo se feito em conjunto, assim como o de abacaxi e gengibre, que também é diurético.

Captura de tela inteira 18042013 193351

Uma mistura de cenoura, gengibre, abacaxi e melancia é ótima para atacar as celulites e a retenção hídrica.

Há quem indique, como forme de purificação e desintoxicação do organismo, um dia de “jejum” quinzenal, no qual se come apenas frutas e água, mas jejum é algo que só deve ser feito com acompanhamento médico. Quem faz garante que esse jejum quinzenal ajuda a “descansar” os órgãos internos do trabalho intenso que é realizado diariamente.

Por fim, há quem garanta que a limpeza intestinal é essencial para desintoxicar o organismo, podendo ser feita em casa mesmo com produtos adequados. Não é indicado e, de verdade, eu acho uma loucura!

Outra opção é a tão falada como controversa colonterapia, também conhecida como hidro-colonterapia, que realiza uma limpeza intestinal completa que desintoxica o organismo através da remoção das fezes acumuladas no intestino grosso que, se ali permanecerem, serão reabsorvidas pelo organismo, levando a um processo ainda maior de intoxicação.

Na teoria, o intestino deveria funcionar diariamente, ou até três vezes ao dia, sempre após as refeições. Acontece que, sobretudo nos dias de hoje, isso quase nunca ocorre, o que leva ao acúmulo de resíduos tóxicos dentro do intestino que pode causar, dentre outras coisas, irritação, dores de cabeça e gases, levando, a longo prazo, a doenças crônica.

Assim, a colonterapia seria uma forma de desintoxicar o organismo e prevenir doenças.

Há quem garanta que não há perigo para a flora intestinal, ao contrário, o método ajuda a reequilibrar a flora intestinal, contudo muitos médicos são contra a técnica, sobretudo porque, muitas vezes, ele não é realizado por quem tenha experiência e também não são utilizados  materiais esterilizados, o que sempre traz riscos de contaminação, transmissão de doenças a até de perfuração do reto.

Aqui, é preciso lembrar que lavagem intestinal não é a mesma coisa que colonterapia, porque a lavagem atinge apenas a parte final do intestino grosso, já que utiliza-se menos água, enquanto que na colonterapia atinge-se todo o intestino grosso e utiliza uma quantidade muito maior de água.

Beijos

Ju Lopes

Rate this post

Written by Nat

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.

Aprenda a Cuidar da Sua Pele!

Síndrome das Pernas Inquietas