Fatores Que Podem Causar O Cansaço. Conheça Já!

Falar de cansaço, de fadiga, é falar, inicialmente, de distúrbios hormonais, que é o primeiro fator a ser investigado, mas não o único.

Um outro problema que causa fadiga, e que é muito negligenciado pelos médicos e pacientes, é a deficiência de vitamina D.

Semana passada estive em minha dermatologista e ela me alertou para esse fato, que estamos a beira de uma epidemia de hipovitamonose D, o que é um perigo, já que a vitamina D controla mais de 200 genes no nosso organismo, inclusive, aliás, está relacionada com a obesidade. Mas, voltando ao assunto, estudos recentes revelaram que baixos níveis de vitamina D no sangue podem causar desânimo e sensação intensa de cansaço. Como reverter isso? Se expondo ao sol, sem filtro solar (menos no rosto!), ao menos 15 minutos por dia.


CANSAO~1 (1)

A anemia ferropriva, que é causada devido a desequilíbrios alimentares, é outro fator que desencadeia o cansaço excessivo, já que o ferro é um mineral absolutamente essencial pata o organismo, tendo funções de extrema importância, e, a partir do momento em que há deficiência desse mineral, que é bem comum também em mulheres com fluxo sanguíneo intenso e durante a gestação, a sensação de cansaço piora, bem como a energia e a disposição física.

Nesse caso, diagnosticada a doença, é preciso analisar o que a causou, qual fator desencadeante, para só assim corrigir o problema. De modo geral, indica-se uma alimentação rica em alimentos que contenham essa substância, como a carne vermelha, as leguminosas e as verduras verde-escuras.

As dietas restritivas, que muita gente aqui deve conhecer, também causam esse desânimo e essa sensação de cansaço que parece não ter fim, o que é meio lógico, aliás.

Quando eliminamos algum grupo alimentar ou quando consumimos pouca variedade de alimentos, o que é comum nas dietas da moda, que brotam a cada dia, temos perdas nutricionais sérias, já que o organismo, não recebendo tudo o que precisa para ficar bem, não consegue os nutrientes de que precisa e enfraquece.

Muita gente, e muitas dietas também, cortam o carboidrato, o que é um erro, já que sem ele a sensação de cansaço extremo vem rápido, pois ele é fonte de glicose.

Portanto, se a intenção é emagrecer, que a coisa  seja feita de forma correta e equilibrada para não deixar o organismo carente de nutrientes e fraco.

Por fim, o estresse, companheiro nosso de cada dia, e a ansiedade, o mal do século, também são responsáveis pela fadiga e por aquela sensação terrível de já acordar “esgotado”.

Sabe-se que, em altas doses, o estresse estimula a liberação de adrenalina e cortisol, que são hormônios que, quando em doses muito altas, tornam difícil o funcionamento dos neurotransmissores, o que gera ansiedade, piorando mais ainda o quadro, já que a pessoa fica irritada, não se concentra e sente um cansaço extremo. A solução aqui, é evitar ao máximo o estresse, e isso depende sim, de cada pessoa. É preciso ter um hobby, é preciso fazer algumas atividade física e é preciso fazer algo que proporcione prazer, porque isso ajuda a manter o estresse longe.

Beijos

Ju Lopes

Fatores Que Podem Causar O Cansaço. Conheça Já!
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.