A gravidez, teoricamente, é um momento de plenitude. Mas isso é só teoricamente, porque a verdade é que a infinidade de mudanças ocorridas nesse período podem acarretar problemas relacionados à saúde mental da gestante.
Eu tenho uma certa implicância com quem generaliza as coisas, porque, pra mim, toda unanimidade é burra. Então, isso de que na gravidez a mulher está no céu e que tem que ser assim com todas, me parece bastante ilusório.
Porque eu digo isso? Porque as pessoas são diferentes e reagem diferentes as mudanças, que, nesse caso, são muitas.
O ser humano naturalmente tem muito medo das mudanças e quase nunca reage bem. Agora, imaginem como fica a cabeça de uma pessoa tendo que, de uma só vez, administrar mudanças físicas, hormonais, emocionais, psíquicas e sociais…Imaginem!
O normal, na verdade, é que a saúde mental fique sim abalada.
É claro que ter um filho é sublime, é claro que é maravilhoso, mas também pode ser assustador…
Ver o corpo mudar, mesmo que seja para gerar uma vida, assusta… E por mais que julguem isso como futilidade, é importante sim, claro que sim…
Essa mudança na forma física pode gerar insegurança quanto ao parceiro, quando a aceitação por terceiros e também pode abalar a auto imagem.
E, ao contrário do que muita gente acha, isso não é um absurdo, isso é normal!
Outra coisa que deve ser pesadíssima é deixar de ser filha, pra ser mãe. Pra uma pessoa muito perfeccionista (eu!), essa mudança pode sim acarretar muitos problemas, porque a gente tem que ser perfeita em algo que a gente não tem a menor noção do que se trata…É uma responsabilidade enorme e muita gente não está mesmo preparada pra isso.
As mudanças hormonais desse período são drásticas e podem originar inúmeros transtornos, que vão desde a depressão até psicoses graves. Mas isso é assunto para um outro post, tá?
O importante é saber que tudo isso é normal…Que é normal não se sentir no céu, ter momentos de dúvidas, de inseguranças e que, acima de tudo, não podemos nos culpar por isso.
Beijos
Ju
julianalopes@patricinhaesperta.com.br /https://www.facebook.com/JuLopesPE