O limão não é uma das frutas mais saborosas do mundo e nem de longe é a preferida das pessoas. Sua fama, não tão boa assim, não faz jus à grande quantidade de características benéficas que possui. Seu sabor característico faz muita gente torcer o nariz e fazer caretas horrorosas ao experimentá-lo. Mas, por trás do gosto considerado nada agradável, há muitos segredos escondidos que, uma vez desvendados, podem mudar a percepção de muitos. Mesmo sendo conhecido desde os tempos milenares pelos grandes milagres naturais que é capaz de fazer, nossos avós costumavam dizer que seu consumo era perigoso, pois podia causar queimação ou até gastrite. Para quem ainda acreditava nessas estórias e tinha essa teoria como um dos motivos para a aversão, esqueça e aproveite todas as propriedades que ele oferece.
Devido aos componentes ácidos existentes no limão, é possível combater vários inimigos de uma vez só. Essas substâncias quando em contato com o organismo humano agem como um adstringente natural fazendo uma verdadeira faxina interna e eliminando gorduras e toxinas. Ele também é eficaz contra a fermentação que acontece no intestino e no estômago, além de restabelecer tecidos de mucosas inflamadas, fazendo com o que aparelho digestivo volte a funcionar normalmente. Os elementos presentes na fruta ainda aniquilam germes e bactérias que podem causar a úlcera.
Fora essa enorme lista de males, ele ainda evita os desagradáveis gases, emprega a função de antibiótico, equilibra as taxas de colesterol e age como tônico para a vesícula e o fígado. Nele também contém grande quantidade de cálcio, que ajuda na prevenção de osteoporose, e o magnésio, indispensável para a manutenção do coração. Ao contrário das crendices populares, ele é considerado um excelente remédio contra dores de estômago, má digestão, enjôos e sensação de queimação. Mesmo apresentando o sabor ácido, no corpo humano ele trabalha de forma bem diferente. Esse processo se dá de uma forma simples: quando o limão entra em contato com os minerais presentes em nós, ele é imediatamente transformado em substância alcalina, ou seja, auxilia na manutenção do ph neutralizando a acidez que há no organismo.
Se você ainda não conseguiu esquecer o gostinho azedo da fruta, pense nos benefícios que ela oferece a sua saúde e o inclua em sua alimentação da maneira que preferir. Essa inclusão pode ser feita de diversas maneiras já que o limão pode ser usado em sucos, vitaminas e em receitas doces e salgadas. É só escolher a forma que melhor se adapta ao seu gosto e rotina e, a partir daí, manter o equilíbrio do organismo com mais facilidade e mandar tudo o que impede o corpo de funcionar perfeitamente bem embora.
Combinação perfeita
Uma das uniões mais bem sucedidas ocorre entre a água e o limão. Com suas características poderosas, o limão faz uma limpeza no corpo, e quando essa desintoxicação começa logo cedo, seu efeito é ainda melhor. Recomenda-se tomar um copo de água morna com limão todos os dias, em jejum. A mistura faz com que todo o organismo seja beneficiado e com isso o intestino funciona melhor e o fígado é ativado, produzindo assim maior quantidade de enzimas.