O Cansaço Atrapalha Sua Vida? Veja As Soluções!

Cansaço, cansaço, cansaço… Sabe quando ele toma conta e não deixa sua vida andar? Pois bem, hoje vamos falar um pouquinho sobre o assunto!

O Cansaço Não Te Deixa Fazer Nada?

Sabe quando, do nada, você começa a se sentir mais cansada, assim, sem motivo? Sabe quando dá aquela moleza, aquela preguiça, aquela “coisa” que parece “falha na bateria”, e a gente não consegue dar conta do que normalmente daria? É um cansaço que parece não ter fim, mesmo após horas de sono e descanso. Será que isso é normal?

Como a vida anda cada vez mais corrida, como não temos tempo para nada e nem paramos um único segundo, é normal que o cansaço venha, claro, bem como é normal que isso aconteça quando não dormimos direito, quando estamos vivendo momentos de estresse e de tensão, mas chega um momento em que é preciso verificar se isso é uma resposta normal do organismo a correria diária, ou se isso é  sinal de algum problema mais sério.

Assim, antes de pensar em tratar a fadiga é necessário tentar descobrir quais as suas causas, e isso um bom médico faz.

Cansaço-fadiga-400x300

Fatores Que Podem Causar O Cansaço. Conheça Já!

Falar de cansaço, de fadiga, é falar, inicialmente, de distúrbios hormonais, que é o primeiro fator a ser investigado, mas não o único.

Um outro problema que causa fadiga, e que é muito negligenciado pelos médicos e pacientes, é a deficiência de vitamina D.

Semana passada estive em minha dermatologista e ela me alertou para esse fato, que estamos a beira de uma epidemia de hipovitamonose D, o que é um perigo, já que a vitamina D controla mais de 200 genes no nosso organismo, inclusive, aliás, está relacionada com a obesidade. Mas, voltando ao assunto, estudos recentes revelaram que baixos níveis de vitamina D no sangue podem causar desânimo e sensação intensa de cansaço. Como reverter isso? Se expondo ao sol, sem filtro solar (menos no rosto!), ao menos 15 minutos por dia.

A anemia ferropriva, que é causada devido a desequilíbrios alimentares, é outro fator que desencadeia o cansaço excessivo, já que o ferro é um mineral absolutamente essencial pata o organismo, tendo funções de extrema importância, e, a partir do momento em que há deficiência desse mineral, que é bem comum também em mulheres com fluxo sanguíneo intenso e durante a gestação, a sensação de cansaço piora, bem como a energia e a disposição física.

Nesse caso, diagnosticada a doença, é preciso analisar o que a causou, qual fator desencadeante, para só assim corrigir o problema. De modo geral, indica-se uma alimentação rica em alimentos que contenham essa substância, como a carne vermelha, as leguminosas e as verduras verde-escuras.

As dietas restritivas, que muita gente aqui deve conhecer, também causam esse desânimo e essa sensação de cansaço que parece não ter fim, o que é meio lógico, aliás.

 Fadiga Pode ser Causada Por Insônia, Estresse e Depressão!

Você anda cansada, sem ânimo para nada? Isso pode ser fadiga, e precisa ser investigada, já que, por trás dela podem existir problemas bem mais sérios. Dentre os problemas mais comuns causadores desse mal que assola boa parte da população está a insônia ou os problemas relacionados ao sono, ao estresse e à depressão.

Quem Dorme Pouco ou Dorme Mal tem Fadiga!

Dormir é essencial para repor as nossas energias e descansar o corpo e a mente, já que é durante o sono que se dá a síntese de proteína, o que “neutraliza” o cansaço do dia. Portanto, não dormir de seis a oito horas por dia é abrir as portas para a fadiga.

Claro que tem gente que precisa de mais tempo de sono, assim como tem gente que precisa de menos tempo, e isso depende da genética e do organismo de cada pessoa, mas dormir menos do que o “corpo pede” é extremamente prejudicial.

E não basta dormir o tempo ideal, é preciso dormir com qualidade, para que se possa passar por todos os estágios do sono.

Beijos

Ju Lopes

O Cansaço Atrapalha Sua Vida? Veja As Soluções!
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

1 Comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.