in

O Cansaço Atrapalha Sua Vida? Veja As Soluções!

Cansaço, cansaço, cansaço… Sabe quando ele toma conta e não deixa sua vida andar? Pois bem, hoje vamos falar um pouquinho sobre o assunto!

O Cansaço Não Te Deixa Fazer Nada?

Sabe quando, do nada, você começa a se sentir mais cansada, assim, sem motivo? Sabe quando dá aquela moleza, aquela preguiça, aquela “coisa” que parece “falha na bateria”, e a gente não consegue dar conta do que normalmente daria? É um cansaço que parece não ter fim, mesmo após horas de sono e descanso. Será que isso é normal?

Como a vida anda cada vez mais corrida, como não temos tempo para nada e nem paramos um único segundo, é normal que o cansaço venha, claro, bem como é normal que isso aconteça quando não dormimos direito, quando estamos vivendo momentos de estresse e de tensão, mas chega um momento em que é preciso verificar se isso é uma resposta normal do organismo a correria diária, ou se isso é  sinal de algum problema mais sério.

Assim, antes de pensar em tratar a fadiga é necessário tentar descobrir quais as suas causas, e isso um bom médico faz.

Cansaço-fadiga-400x300

Fatores Que Podem Causar O Cansaço. Conheça Já!

Falar de cansaço, de fadiga, é falar, inicialmente, de distúrbios hormonais, que é o primeiro fator a ser investigado, mas não o único.

Um outro problema que causa fadiga, e que é muito negligenciado pelos médicos e pacientes, é a deficiência de vitamina D.

Semana passada estive em minha dermatologista e ela me alertou para esse fato, que estamos a beira de uma epidemia de hipovitamonose D, o que é um perigo, já que a vitamina D controla mais de 200 genes no nosso organismo, inclusive, aliás, está relacionada com a obesidade. Mas, voltando ao assunto, estudos recentes revelaram que baixos níveis de vitamina D no sangue podem causar desânimo e sensação intensa de cansaço. Como reverter isso? Se expondo ao sol, sem filtro solar (menos no rosto!), ao menos 15 minutos por dia.

A anemia ferropriva, que é causada devido a desequilíbrios alimentares, é outro fator que desencadeia o cansaço excessivo, já que o ferro é um mineral absolutamente essencial pata o organismo, tendo funções de extrema importância, e, a partir do momento em que há deficiência desse mineral, que é bem comum também em mulheres com fluxo sanguíneo intenso e durante a gestação, a sensação de cansaço piora, bem como a energia e a disposição física.

Nesse caso, diagnosticada a doença, é preciso analisar o que a causou, qual fator desencadeante, para só assim corrigir o problema. De modo geral, indica-se uma alimentação rica em alimentos que contenham essa substância, como a carne vermelha, as leguminosas e as verduras verde-escuras.

As dietas restritivas, que muita gente aqui deve conhecer, também causam esse desânimo e essa sensação de cansaço que parece não ter fim, o que é meio lógico, aliás.

 Fadiga Pode ser Causada Por Insônia, Estresse e Depressão!

Você anda cansada, sem ânimo para nada? Isso pode ser fadiga, e precisa ser investigada, já que, por trás dela podem existir problemas bem mais sérios. Dentre os problemas mais comuns causadores desse mal que assola boa parte da população está a insônia ou os problemas relacionados ao sono, ao estresse e à depressão.

Quem Dorme Pouco ou Dorme Mal tem Fadiga!

Dormir é essencial para repor as nossas energias e descansar o corpo e a mente, já que é durante o sono que se dá a síntese de proteína, o que “neutraliza” o cansaço do dia. Portanto, não dormir de seis a oito horas por dia é abrir as portas para a fadiga.

Claro que tem gente que precisa de mais tempo de sono, assim como tem gente que precisa de menos tempo, e isso depende da genética e do organismo de cada pessoa, mas dormir menos do que o “corpo pede” é extremamente prejudicial.

E não basta dormir o tempo ideal, é preciso dormir com qualidade, para que se possa passar por todos os estágios do sono.

Beijos

Ju Lopes

Rate this post

Written by Nat

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.

Melhore Seu Humor Já!

Disfunções na Tireoide