O que é colágeno?

peeling superficial, médio e profundo colágeno

O colágeno é uma proteína primordial para o corpo humano, pois oferece sustentação para a pele, para as articulações, para os cabelos, para os órgãos e para os músculos. Por ser uma substância de origem animal, o colágeno não se repõe sozinho no organismo, necessitando a ingestão de carne, frango e peixe, principais fontes de proteína. Ao longo do tempo, o corpo humano vai perdendo a sua capacidade de estocar colágeno, enfraquecendo o organismo por inteiro. Neste caso, é necessário consumir algum suplemento de colágeno hidrolisado em cápsula ou em pó uma vez por dia juntamente com o seu almoço.

Quando o organismo carece de colágeno, a pele fica flácida, o cabelo quebra ou cai, as unhas esfarelam, surgem doenças, nas articulações e também ocorre a osteoartrose. O colágeno também é a substância responsável pela renovação celular quando surge algum machucado, alguma mancha ou alguma espinha na pele. Então, para a rápida recuperação de um sintoma, o colágeno precisa estar presente no organismo através do consumo de alimentos protéicos. Além da terceira idade, ações dos radicais livres, ou seja, as toxinas, ocasionam linhas de expressão e rugas em pessoas de qualquer faixa etária, assim como o cigarro e o sol.

Ao consumir alimentos protéicos e suplementos de colágeno, tenha em mente que o excesso também pode ocasionar problemas, como o sobrecarregamento dos rins, que afetam quem possui cálculo renal, ácido úrico ou pedra no rim, devendo consultar um médico para saber o que está liberado para consumo. Mas, como acontece a absorção do colágeno pelo organismo? Quando a proteína da carne, do frango ou do peixe, bem como de outros alimentos protéicos ou suplementos, se mistura com a água consumida diariamente, o colágeno é absorvido pelo intestino, tornando-se um aminoácido essencial, sendo distribuído para todo o corpo através do sangue.

O colágeno também está presente em menor quantidade nos ovos e nas frutas que possuem vitamina C, como, por exemplo, a acerola, a laranja e o limão, bem como nas verduras e nos legumes que possuem vitamina E. Só que as melhores fontes estão presentes na carne, no frango e no peixe. Mas, quando não há excesso, mas sim deficiência da substância em questão, conhecida deficiência de colágeno, ou simplesmente colagenose, além dos problemas já citados, podem surgir estrias e celulites na pele, bem como doenças cutâneas, inflamações nas juntas, rigidez muscular, má formação óssea ou até problemas de crescimento.

A colagenose também está ligada à tonificação dos músculos e ao funcionamento do sistema linfático, que pode liberar água ou ocasionar a retenção de líquido com inchaço na pele. Com a diminuição dos índices de colágeno no organismo ao longo do tempo, deve-se repor a substância através de suplementos hidrolisados e realizar atividades físicas constantemente para manter a sustentação do corpo, pois, caso o contrário, as fibras da pele perdem a sua elasticidade, a sua maciez, a sua umidade natural e a sua consistência, deixando o tecido conjuntivo frouxo, ou seja, flácido, dificultando também a renovação celular e a cicatrização.

Em relação às pessoas que realizam atividades físicas intensas para modelar o corpo, boa parte delas optam por consumir diferentes tipos de proteínas diariamente para acelerar o metabolismo e a queima de gordura localizada. Além da carne, do frango, do peixe, das frutas e das verduras, os ovos também estão no cardápio de quem treina diariamente e são os alimentos favoritos para esta finalidade. Outra opção protéica deste grupo para a reposição de colágeno é o shake, que costuma substituir uma das refeições diárias, geralmente o jantar. O shake protéico, por exemplo, possui clara de ovo, albumina, morango e banana na sua composição, mas também há outros sabores.

O que é colágeno?
5 (100%) 1 Voto

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.