in

O que é colágeno?

peeling superficial, médio e profundo colágeno

O colágeno é uma proteína primordial para o corpo humano, pois oferece sustentação para a pele, para as articulações, para os cabelos, para os órgãos e para os músculos. Por ser uma substância de origem animal, o colágeno não se repõe sozinho no organismo, necessitando a ingestão de carne, frango e peixe, principais fontes de proteína. Ao longo do tempo, o corpo humano vai perdendo a sua capacidade de estocar colágeno, enfraquecendo o organismo por inteiro. Neste caso, é necessário consumir algum suplemento de colágeno hidrolisado em cápsula ou em pó uma vez por dia juntamente com o seu almoço.

Quando o organismo carece de colágeno, a pele fica flácida, o cabelo quebra ou cai, as unhas esfarelam, surgem doenças, nas articulações e também ocorre a osteoartrose. O colágeno também é a substância responsável pela renovação celular quando surge algum machucado, alguma mancha ou alguma espinha na pele. Então, para a rápida recuperação de um sintoma, o colágeno precisa estar presente no organismo através do consumo de alimentos protéicos. Além da terceira idade, ações dos radicais livres, ou seja, as toxinas, ocasionam linhas de expressão e rugas em pessoas de qualquer faixa etária, assim como o cigarro e o sol.

Ao consumir alimentos protéicos e suplementos de colágeno, tenha em mente que o excesso também pode ocasionar problemas, como o sobrecarregamento dos rins, que afetam quem possui cálculo renal, ácido úrico ou pedra no rim, devendo consultar um médico para saber o que está liberado para consumo. Mas, como acontece a absorção do colágeno pelo organismo? Quando a proteína da carne, do frango ou do peixe, bem como de outros alimentos protéicos ou suplementos, se mistura com a água consumida diariamente, o colágeno é absorvido pelo intestino, tornando-se um aminoácido essencial, sendo distribuído para todo o corpo através do sangue.

O colágeno também está presente em menor quantidade nos ovos e nas frutas que possuem vitamina C, como, por exemplo, a acerola, a laranja e o limão, bem como nas verduras e nos legumes que possuem vitamina E. Só que as melhores fontes estão presentes na carne, no frango e no peixe. Mas, quando não há excesso, mas sim deficiência da substância em questão, conhecida deficiência de colágeno, ou simplesmente colagenose, além dos problemas já citados, podem surgir estrias e celulites na pele, bem como doenças cutâneas, inflamações nas juntas, rigidez muscular, má formação óssea ou até problemas de crescimento.

A colagenose também está ligada à tonificação dos músculos e ao funcionamento do sistema linfático, que pode liberar água ou ocasionar a retenção de líquido com inchaço na pele. Com a diminuição dos índices de colágeno no organismo ao longo do tempo, deve-se repor a substância através de suplementos hidrolisados e realizar atividades físicas constantemente para manter a sustentação do corpo, pois, caso o contrário, as fibras da pele perdem a sua elasticidade, a sua maciez, a sua umidade natural e a sua consistência, deixando o tecido conjuntivo frouxo, ou seja, flácido, dificultando também a renovação celular e a cicatrização.

Em relação às pessoas que realizam atividades físicas intensas para modelar o corpo, boa parte delas optam por consumir diferentes tipos de proteínas diariamente para acelerar o metabolismo e a queima de gordura localizada. Além da carne, do frango, do peixe, das frutas e das verduras, os ovos também estão no cardápio de quem treina diariamente e são os alimentos favoritos para esta finalidade. Outra opção protéica deste grupo para a reposição de colágeno é o shake, que costuma substituir uma das refeições diárias, geralmente o jantar. O shake protéico, por exemplo, possui clara de ovo, albumina, morango e banana na sua composição, mas também há outros sabores.

2.3/8 - (3 votes)

Written by Nat

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.

Flacidez Muscular X Flacidez Dérmica

Flashes: Nova técnica para coloração de cabelos