Ainda pouco utilizado aqui no Brasil, o Óleo de Abacate, chamado de Persea americana Mill, é extraído da polpa do abacate maduro e proporciona inúmeros benefícios para saúde, graças, principalmente, aos altos teores de ácido oleico, luteína, vitamina E e beta-sitoesterol.
A luteína é um carotenoide que ajuda na prevenção de doenças nos olhos, como a catarata, por exemplo. A vitamina E é um potente antioxidante que, dentre outras coisas, barra a formação dos radicais livres e ajuda a reduzir os sinais do envelhecimento.
O ácido oleico é um tipo de gordura monoinsaturada que ajuda na redução do LDL-colesterol (que é o ruim) e no aumento do HDL-colesterol (que é o bom). Já o beta-sitosterol, ajuda a evitar problemas cardiovasculares, reequilibra os níveis de colesterol e auxilia no tratamento da hipertrofia de próstata do tipo benigno, dentre outras coisas.
No mais, há indicativos que o beta-sitosterol ajude em casos de diabetes e no emagrecimento, vez que reduz os níveis de cortisol, um hormônio relacionado tanto à compulsão alimentar quanto ao acúmulo de gordura na barriga.
Por isso, a sua inclusão na dieta, desde que em conjunto com uma dieta equilibrada, reduz os riscos de doenças cardiovasculares, de diabetes e do câncer de próstata, ajuda na perda de peso, retarda o envelhecimento, deixa pele e cabelos mais saudáveis e, de quebra, fortalece o sistema imunológico.
Por ser riquíssimo em vitamina E, o óleo de abacate reduz os sinais do envelhecimento e melhora o aspecto da pele e dos cabelos, nutrindo-os.
O poder do óleo de abacate no aumento da imunidade é notório, vez que ele potencializa a atividades das células que atacam os micro-organismos invasores, sendo, por isso, muito indicado para quem costuma ter infecções recorrentes.
A luteína, que está presente na composição do abacate, melhora a saúde ocular e evita uma série de doenças sérias, como a degeneração macular, que atinge milhares de pessoas.
Benefícios do Óleo de Abacate Para o Emagrecimento
Como ajuda na redução dos níveis de cortisol, um hormônio relacionado ao estresse, o óleo de abacate, se consumido junto a outros alimentos, bloqueia a absorção das gorduras deles, evitando o aumento de peso e também problemas cardíacos.
Benefícios do Óleo de Abacate Para o Coração
A constituição do abacate conta com até 84% de ácidos graxos insaturados e também ácido oleico, que ajuda a reduzir o colesterol ruim e aumentar o bom colesterol, o que previne o aparecimento de doenças cardiovasculares.
Como Usar o Óleo de Abacate?
O óleo de abacate pode ser utilizado em molhos diversos e também para preparação de pratos quentes, vez que é estável em altas temperaturas.
Além de ser utilizado na “cozinha”, pode também ser utilizado na beleza, tanto da pele quanto do cabelo. Há indicação para uso na pele com o intuito de reduzir a flacidez, as manchas da pele e as rugas e linhas finas.
Também pode ser utilizado nos cabelos para nutrir os fios, proporcionando maciez, brilho e sedosidade.
Um bom óleo para inserir na dieta, não acham?
Beijos
Ju Lopes