Qual a forma correta de consumir os medicamentos?

Cá entre nós: quem daqui sempre lê a bula dos remédios? Mais do que isso: quem toma o remédio corretamente? Saber qual a forma correta de ingerir o medicamento está na bula, mas nem sempre está na consciência de quem é medicado.

Muitas pessoas não fazem questão de ler a bula e o pior: fazem a automedicação. Mas o problema de tomar o comprimido ou as gotas de forma errada vai muito além disso: vai prejudicar o seu corpo e não ter o efeito desejado: a melhora da saúde. Por exemplo: tomar um comprimido com outro líquido que não seja água, faz mal. Ingeri-lo sem líquido algum, é pior ainda. O remédio pode ficar preso no canal que o leva para o estômago, ali no esôfago e isso pode causar inflamação, dores e irritação na região. Além, claro, do efeito não ser o mesmo.

Se, neste caso, o remédio for muito forte, para tratamentos graves, por exemplo, pode prejudicar o órgão e causar mais problemas para a saúde. O mesmo vale para medicamentos em gotas. Consumir remédios líquidos sem dissolver em água, colocando diretamente na língua ou bebendo com o auxílio de uma colher, pode também causar irritações e outros problemas. É importante lembrar que todo o medicamento líquido só pode ser misturado com água (cerca de 100ml). Tomá-los com refrigerante ou suco pode perder a eficácia do medicamento.

med - Qual a forma correta de consumir os medicamentos?
Qual a forma correta de consumir os medicamentos?

Falando em líquidos, tomar o remédio em comprimido com líquidos como sucos, café, chocolate quente águas com sabor, chás ou refrigerante, não é recomendado. A água pura, gelada ou na temperatura ambiente, é a mais indicada para acompanhar a medicação. Todos os outros líquidos podem comprometer o efeito do medicamento ou a doença não melhorar. Os antibióticos, por exemplo, quando ingeridos com leite ou qualquer bebida que tenha cálcio, podem perder totalmente o efeito, prejudicando o tratamento.

Com bebidas alcoólicas nem se fala, né? Tomar remédios junto com cerveja ou seja lá qual for a bebida alcoólica, pode dar graves problemas, como alteração do efeito, transformando o medicamento em toxinas prejudiciais para o corpo. O truque de triturar os comprimidos antes de ingeri-los também está proibido de acordo com os especialistas. Mesmo que assim seja mais fácil de ingerir, quebrá-lo em pedacinhos pode não ter o mesmo efeito e o tratamento ser corrompido, já que nessa quebra em pedaços pode-se perder muitas partes. O comprimido foi feito para ser tomado inteiro e dissolvido apenas dentro do estômago. Assim ele fará o trabalho certinho!

O mesmo vale para a cápsula: o material foi feito para ser aberto apenas dentro do corpo e não antes, como algumas pessoas fazem. Abrir a cápsula e consumir apenas o pó do medicamento está totalmente errado, já que a cápsula é responsável por proteger o caminho até chegar no estômago. Se você consumir apenas o pó do comprimido, vai ter problemas na boca, no esôfago e no tratamento, já que o remédio perde um pouco da sua eficiência. Abrir a cápsula e ingerir o medicamento pode causar, também, dores no estômago, vontade de vomitar e dores de cabeça, dependendo do remédio.

Qual a forma correta de consumir os medicamentos?
2 (40%) 4 Votos

Kika @blogdakika

Patricinhaesperta.com.br

Eu acredito na beleza, na beleza que vem de dentro para fora. Na beleza de quando a gente olha no espelho e se senti feliz em não seguir padrões - só feliz com nós mesmas. Acredito em almas bonitas e na beleza da natureza. Amo os animais e as flores. Adoro uma boa vaidade também, afinal, um bom batom vermelho e as unhas feitas deixam os dias mais coloridos. Vem comigo que vou te mostrar um pouco do meu mundo.

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.