Categories: Saúde

Qual o Filtro Solar Que Mais Protege a Pele?

Vamos falar sobre proteção solar de novo? São tantas dúvidas que, a cada vez que esclareço uma, surgem várias outras!

O FPS é o indicativo de proteção contra os raios UVB,  que serve para determinar o tempo que podemos ficar no sol antes que nossa pele fique vermelha. Assim,  se a  pessoa usa um filtro solar com FPS 30 a pele dela estará protegida por um tempo 30 vezes superior a de uma pessoa que não esteja usando nenhuma proteção.

A grande maioria dos dermatologistas diz que o ideal é que se use SEMPRE um filtro solar com FPS mínimo de 30, isso porque  os protetores com FPS 30 bloqueiam 96,7% da radiação solar, enquanto que os que possuem FPS 15 bloqueiam apenas 93,3% dos Raios UVB.

Os  protetores com FPS acima de 30 bloqueiam 97,8% da radiação solar. A diferença parece pouca, entretanto os produtos com FPS maior possuem uma fotoestabilidade maior, ou seja aumentam o tempo de permanência do produto na pele. Assim, se há aumento do tempo de permanência na pele significa que o FPS alto protege mais e melhor.

Mas o FPS  não nos deixa imune aos efeitos do sol, até porque ele protege apenas contra os raios ultravioletas do tipo B, que  estão relacionados com o câncer de pele e as queimaduras solares.

Os raios ultravioletas do tipo A são os principais causadores do envelhecimento e das manchas de pele, por isso é indispensável usar um protetor solar que nos proteja dos raios UVA e UVB.

Portanto, meninas, ao comprar o filtro solar escolham os de amplo espectro, que protegem contra os raios UVA e UVB.

Para identificar se o seu protetor possui essa proteção, que deve ser de no mínimo 12 para manter a pele devidamente protegida da ação dos raios UVA, procurem a sigla PPD (que indica o grau de proteção contra os raios UVA). Existem outros sistemas de identificação, como o da cruz, onde uma cruz significa que há proteção contra os raios UVA, duas  significam proteção média, três  representam alta proteção e quatro significam a maior proteção disponível. O melhor é optar por produtos com mais de três cruz, que tem um PPD maior que 12. Alguns produtos não informam o PPD mas colocam no rótulo a informação “amplo espectro”, sendo que  a medida do PPD será de 1/3 a medida do FPS, o que significa que se o filtro solar tiver o FPS de 30, o PPD será de 10, considerado baixo, aliás.

Como eu sou praticamente transparente, sempre opto por  protetor solar com FPS superior a 50 e PPD superior a 12, e, sinceramente, não importa qual o preço, eu pago satisfeita  porque considero um investimento, já que vai retardar o botox, o dinheiro gasto com peelings, com cremes clareadores e com antirrugas. Além, é claro, de me proteger do câncer de pele.

Acho muito mais válido investir em um excelente protetor do que em um excelente hidratante facial, já que  o sol é responsável por 80% do envelhecimento, então é muito mais vantagem investir no que protege mais (do envelhecimento)  do que no que protege menos!

Beijos

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. 👯 Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas 😘

Postagens recentes

Shampoo Kérastase – Qual o melhor?

Shampoo Kérastase - um produto para diferentes tipos de cabelos Pode até parecer chover no molhado, mas na lavagem de…

2 dias atrás

História das Calças Femininas

Há décadas atrás, os tecidos finos eram acessíveis apenas para mulheres ricas que poderiam comprá-los e mandá-los para as costureiras…

2 dias atrás

Como Escolher Corretamente O Tamanho e a Taça do Soutien?

Você sabia que 70% das mulheres usam o tamanho errado do soutien? Pois é, por isso vamos te explicar: Como Escolher…

2 dias atrás

MAC Velvet Mattes Batom Nova Coleção

Que aí ama um batom matte levanta a mão? Se você é como eu, não fica sem um batom, principalmente…

3 dias atrás

Wella le beige: O que é? Como funciona?

Wella le beige A maioria das garotas no Brasil nascem morenas e até mesmo aquelas que nascem loiras acabam ficando…

3 dias atrás

Como Decidir pelas Trancinhas no Cabelo Crespo

Como Decidir pelas Trancinhas no Cabelo Crespo A opção de mudar serve pra todas. Todo mundo já pensou em mudar…

3 dias atrás