Descubra curiosidades sobre as roupas intimas e comece a desenvolver hábitos essenciais na sua rotina.
Você já se pegou questionando se deve usar calcinha ou não? Essa frase pode soar um pouco estranha, mas, na verdade, é bem provável que eu e você tenhamos pensado na possibilidade de não usá-la em situações especificas, como por exemplo, quando vamos usar aquele vestido que consegue marcar até a nossa alma. Algumas até já dispensaram o acessório íntimo na hora da malhação por afirmarem que o desconforto é grande ao realizar exercícios físicos específicos.
Para sanar essas e demais dúvidas e curiosidades, siga as dicas de médicos especialistas e mantenha sua saúde íntima sempre em dia. Vem com a gente!
Qual é o melhor tecido?
Todo cuidado é pouco na hora de escolher o tecido da calcinha, não escolha a peça pelo design, claro que em situações especiais isso conta muito, mas no dia a dia o que vale é o conforto. Escolha um modelo que não seja muito apertado, prefira os tecidos de microfibra, antialérgicos ou algodão, eles absorvem melhor e com maior rapidez, deixam a pele respirar e eliminam o suor.
Já a calcinha fio dental, não deve ser utilizada com frequência, afinal, conforto é uma característica que ela não tem. Além disso, há grande risco de infecções por conta do atrito entre o tecido e as áreas intimas.
Sabe-se que as temidas bactérias são atraídas para locais úmidos e quentes, por isso a região intima é tão visada por elas. É justamente ai que a calcinha entra, ela age como um protetor indispensável e também contribui para a higiene íntima. Portanto, nada de deixar a roupa intima na hora de realizar exercícios físicos, ela vai garantir a proteção e te livrar de ser acometida por possíveis doenças. Mas à noite você pode dispensá-la à vontade, ginecologistas recomendam dormir sem calcinha de vez em quando para que haja ventilação.
Se você é praticamente uma atleta, realiza exercícios por muitas horas seguidas, como circuitos, por exemplo, a dica é tenha ainda mais cuidado ao escolher a calcinha, o material deve oferecer conforto e evitar o atrito.
Depilação
Agora chegou a vez de um assunto que causa certa polêmica: retirar ou não todos os pelos? Há divergências nessas respostas, mas a maioria dos especialistas afirmam que ao se depilar totalmente você elimina a proteção natural da área íntima, já que os pelos formam uma barreira protetora na região genital. Uma vez retirados, as chances de aparecerem doenças sexualmente transmissíveis aumentam e muito.
Período menstrual
Nessa época bastante conhecida por todo o público feminino, a sensação de desconforto aumenta consideravelmente, se a calcinha escolhida para o dia não for adequada, aí a coisa complica mais ainda. Durante esse período, os absorventes íntimos internos podem ser uma boa solução, pois são menos incômodos, mais higiênicos e não causam atito na região externa. É ideal principalmente para a prática de esportes, depois da série, é só retirar e usar um sabonete íntimo que regule o pH.