As calças jeans são unanimidade e estão presentes no guarda de praticamente todo mundo.
Quanto aos modelos existem vários, boca de sino, cigarrete, boyfriend, skinny, entre outros. Algumas pessoas são viciadas em determinados modelos, não conseguem usar outro de jeito nenhum, o problema é que alguns como o skinny, quando muito justas e apertadas ao corpo podem causar problemas de saúde; o uso constante pode resultar em uma doença pouco conhecida a meralgia parestésica que é a compressão excessiva dos nervos localizados na parte externa da coxa.
Dentre os principais sintomas apresentados estão formigamento ou dormência constante da parte lateral da coxa (do quadril ou joelho), em casos mais graves pode ocorrer dor e queimação e diminuição considerável da sensibilidade na região, sendo que, em posições como sentada ou caminhando os sintomas podem ficar mais aparentes e deitada ou sentada podem ser aliviados. O disgnóstico, apesar de ser é realizado por meio de exames específicos da área afetada como tomografia e ressonância magnética por exemplo, e por meio da análise destes o médico definirá qual o melhor tratamento.
E por falar em tratamento, inicialmente podem ser prescritos pelo médico o uso de roupas mais largas, compressa de gelo, remédios analgésicos e anti-inflamatórios, fisioterapia visando o fortalecimento do músculo e muito repouso, mas existem casos em que esse tratamento inicial não surte o efeito desejado e pra esses casos o recomendado é a intervenção cirúrgica pra a desobstrução do músculo afetado e normalmente a cirurgia deixa a região com uma sensação de dormência permanente.
A doença é pouco conhecida mas não é simples, por esse motivo é que o ditado “melhor prevenir do que remediar” vale como uma lei, por isso, evitar calças muita apertadas bem como mudar o tecido das roupas usadas de vez enquando podem ajudar bastante a combater problema.