Categories: Saúde

Será que você sofre com alguma disfunção hormonal?

Se tem alguma coisa que realmente incomoda as mulheres é o peso. Engordar alguns quilos de uma hora para outra ou notar que o corpo fica inchado e demora para desinchar, mesmo quando você toma dois litros de água por dia, pode ser um sintoma de que alguma coisa no organismo não vai bem. Por exemplo: você pode estar sofrendo com uma disfunção hormonal. E esse é um assunto que sempre causa dúvidas entre as mulheres.

Os hormônios estão diretamente ligados ao funcionamento do organismo, já que se ligam às células. Se há alguma alteração, pode dar problema. Como assim? Bom, se a produção de hormônios está enfraquecida ou acelerada, dependendo do hormônio, o organismo vai funcionar de forma mais lenta e, assim, você vai sentir o seu corpo mais lento, vai ficar mais cansada, com mais sono e, consequentemente, vai ganhar peso, já que o metabolismo está lento e desregulado. Por isso, ou melhor, para evitar que isso aconteça, o mais indicado é você se consultar a cada seis meses com um endocrinologista. Ele conseguirá descobrir o que está acontecendo.

O que causa essa disfunção? Bom, essa pergunta tem várias respostas: pode ser depois de uma gestação, pode ser a troca da pílula anticoncepcional, pode ser também o início do ciclo da menopausa ou até mesmo o estresse em excesso aliado à má alimentação. A disfunção hormonal não tem apenas um motivo e também não dá apenas um sintoma.

Esse problema na produção de hormônios não causa apenas o ganho de peso ou o corpo mais inchado que o normal. A disfunção hormonal pode facilitar o surgimento de inflamações na pele, como acnes, espinhas e também aumentar a produção de sebo na pele. Assim, o seu rosto, seu corpo e inclusive seu cabelo podem, de um dia para o outro, ficar mais oleosos. Em outros casos, a pele e o cabelo perdem a oleosidade e ficam mais ressecados e quebradiços. Pode ocorrer também a queda de cabelo. E isso tudo vai depender de quais hormônios estão desregulados.

A alteração mais comum entre as mulheres é na glândula da tireoide, e esta é a alteração que mais interfere no peso. Quando a glândula fica com a produção de hormônios muito lenta, seu metabolismo também vai ficar lento e, assim, vai acabar queimando menos calorias e gorduras, aumentando o peso e o inchaço. Isso ocorre quando acontece a disfunção chamada de hipotireoidismo. É quando o cabelo fica seco e você sente muita sede, toma muita água, mas não consegue eliminar… Por isso o inchaço.

A melhor forma de tratar essa alteração e deixar o metabolismo acelerado novamente é diagnosticar o problema logo no começo. Como? Indo ao médico. Só ele, com exames requisitados, poderá descobrir quais hormônios estão sendo produzidos a mais ou a menos. Quanto mais cedo você descobrir essa alteração hormonal, mais cedo e rápido será o tratamento, que geralmente é feito com medicação.

A recomendação é ficar atenta às mudanças do corpo, como a pele muito oleosa ou seca, a queda de cabelo, o cansaço e também o ganho de peso rápido. Isso tudo pode ser sintoma de que algo não vai bem e que você precisa fazer alguns exames.

Kika @blogdakika

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico à vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, por isso... com muito amor <3 compartilho dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros. Insta: @blogdakika E-mail: kika@patricinhaesperta.com.br Lindona, se gostou, clica na estrelinha acima e vote ;-) Compartilhe com suas amigas. Beijos no coração.

Postagens recentes

Shampoo Kérastase – Qual o melhor?

Shampoo Kérastase - um produto para diferentes tipos de cabelos Pode até parecer chover no molhado, mas na lavagem de…

2 dias atrás

História das Calças Femininas

Há décadas atrás, os tecidos finos eram acessíveis apenas para mulheres ricas que poderiam comprá-los e mandá-los para as costureiras…

2 dias atrás

Como Escolher Corretamente O Tamanho e a Taça do Soutien?

Você sabia que 70% das mulheres usam o tamanho errado do soutien? Pois é, por isso vamos te explicar: Como Escolher…

2 dias atrás

MAC Velvet Mattes Batom Nova Coleção

Que aí ama um batom matte levanta a mão? Se você é como eu, não fica sem um batom, principalmente…

3 dias atrás

Wella le beige: O que é? Como funciona?

Wella le beige A maioria das garotas no Brasil nascem morenas e até mesmo aquelas que nascem loiras acabam ficando…

3 dias atrás

Como Decidir pelas Trancinhas no Cabelo Crespo

Como Decidir pelas Trancinhas no Cabelo Crespo A opção de mudar serve pra todas. Todo mundo já pensou em mudar…

3 dias atrás