Tudo sobre Base e Corretivo! Criando uma Pele Perfeita

Olá Meninas Lindas!

Recebi alguns pedidos de dicas para uma pele bem feita na maquiagem e acho um assunto super importante, pois a pele é a alma da maquiagem, o resto, é adereço!

BASE

Como é um tema bem prático, não vou escrever muito. No vídeo abaixo vocês conseguem ver todo o processo de aplicação da base com muito mais detalhes. Assim vocês podem aprender, aperfeiçoar o que já sabem e até tirar dúvidas. Além de explicar como passar, quais pincéis usar, eu também comento sobre como escolher a cor, para não errar nunca mais!

 

Vocês já devem saber o quanto eu exploro os dedos para aplicar base e corretivo, mas como isso é muito pessoal, fiz uma foto de todos os apetrechos que servem para passar base:

  1. Pincel Duo Fibre | Essence of Beauty – Para usar em movimentos circulares. Tem duas camadas de fios/cerdas, o que dá um acabamento mais natural. Gosto de usar após aplicar a base com os dedos para finalizar com perfeição. É um tamanho ótimo, porque cabe na necessaire. (Ele veio num kit de viagem, a maioria dos meus pincéis é da Essence of Beauty, marca boa, bonita e barata. Vende na maioria de farmácias e supermercados americanos)
  2. Pincel Duo Fibre – UBU Urban Beauty United – Mesmo tipo do primeiro, comprei no Walmart, mas não gostei muito… as cerdas são macias demais, então fica meio atrapalhado aplicar a base. O ideal é que o pincel de base tenha as cerdas mais rígidas, para facilitar na aplicação. Tenho usado ele para passar o pó na Zona T no final da maquiagem.
  3. Pincel de Base | MAC n.190 Esse tem a rigidez perfeita das cerdas, gosto muito. Já o acabamento é mais complicado, pincéis desse tipo deixam rastros quando você passa a base. É importante intercalar pinceladas horizontais e verticais.
  4. Esponja Triangular – Não sei a marca, mas é bem fácil de achar. Ela é boa para retocar cantinhos, como em volta do nariz, olhos ou dar acabamento depois de um pincel de base como o da MAC.
  5. Eggsponge | Sephora – É a sensação do momento, os maquiadores adoram! Ele é super anatômico, tanto para os cantinhos como para regiões como testa, queixo. Dá acabamento, não absorve tanto o produto, adooooro! Também tem marcas baratinhas vendendo.
  6. Esponja em Disco – Nem sei porque comprei, para mim elas não prestam para passar base liquida, apensar de também servir para isso. Elas acabam funcionando melhor para base compactas em pó, pancake, bastão.

Na foto aparece bem minha vermelhidão, algumas manchas e meus poros de estimação, que não desistem de mim… Mas com uma base de fundo mais amarelado eu consigo equilibrar o tom e disfarçar os poros. Na foto eu usei a Base HD da Nyx, na cor 04 – Sand Beige.

Antes de falar do corretivo, acho legal explicar que o tipo de base interfere bastante na perfeição do processo, por exemplo:

  • Pele Oleosa: precisa de uma base livre de óleo, as líquidas são minhas preferidas, em mousse também funciona (por serem aeradas, não pesam e não melam) e os dias de preguiça ou retoques tem as bases em pó e as bases minerais! O importante é que elas tenham um toque mais sequinho, independente do acabamento ser matte ou luminoso.
  • Pele Mista: vai na mesma linha da pele oleosa, com um pouco mais de sorte, pois recebe melhor a base e geralmente dura mais.
  • Pele Seca: precisa de uma base mais cremosa e hidratante, algumas bases minerais também vem com complexo de vitaminas que ajuda a balancear a situação. Uma base mate, por exemplo, pode deixar um aspecto envelhecido, ou até levantar algumas peles, por ser mais sequinha, é algo a ser evitado.
  • Pele Madura: independente do tipo (oleosa, mista ou seca) recebe melhor as bases luminosas, pois elas disfarçam linhas finas, poros e flacidez. Opte por bases específicas, com benefícios anti idade.
A cobertura da base vai do seu gosto, o ideal é aplicar camadas mais finas, espalhando de maneira uniforme. Depois você vai construindo com camadas a cobertura que você deseja para seu look. De dia eu uso menos quantidade, para ficar menos rebocada e mais natural. De noite eu capricho um pouco mais, sem perder o bom senso!

CORRETIVO

Assista no Youtube em HD

Esse sim, deixa a gente de cabelo em pé. É mais díficil de escolher, mas uma vez que você acha um corretivo que cai bem, o sorriso vai de orelha a orelha. Afinal de contas, ninguém quer uma pele com imperfeições e olheiras.

No vídeo eu falo sobre como gosto de usar o corretivo na região dos olhos e como corrigir uma espinha ou uma mancha mais localizada. Também falei dos pincéis que ajudam na aplicação e, prá variar, acabei usando mais os dedos do que os pincéis.

Eu nem sabia, mas ao fazer essa resenha, percebi que tenho 10 corretivos. Por um lado achei um exagero, mas por outro isso reflete o quanto é complexo achar o corretivo perfeito. Nem sempre o que corrige olheiras, cobre uma espinha e por aí vai!

Corretivos:

  1. Lancôme Effacernes | Corretivo Anti Rugas FPS12 de longa duração [cor 02 – Beige Sable] – é meu preferido, não tem jeito… a cobertura é boa, não gruda, não acumula, dura horas. Comprei fora do Brasil, porque também só assim né?! Então não saiu caro.
  2. Garnier Pure Active | Rollon Anti Imperfeições de Tratamento [cor Light] – amooooo amooo demais! Eu uso em cima de cravos e onde meus poros são mais espetaculosos. Ele tem pigmentos minerais que praticamente apagam os poros mais escuros e ele também promete tratar da pele enquanto camufla. É bem fluido e dá para pele oleosa! Não fiquem #chatiadas porque eu também comprei numa viagem e ainda não chegou no Brasil, mas oremos que uma hora chega! Qualquer coisa pede para uma amiga trazer de fora, é bem baratex!
  3. Lancôme Photogenic Illuminating [cor Medium Bisque] – gosto muito, porque ele ilumina e cobre super bem as olheiras. Por outro lado, na palpebra é uma tristeza, porque acumula, então passo bem pouco. Ele é bem raro e já saiu de linha. Comprei num outlet em NY e nunca mais achei.
  4. Make B. Corretivo Anti Aging [cor Beige Claro] – é uma alternativa mais em conta ao Effacernes da Lancôme… os dois tem praticamente a mesma textura, proteção solar e benefício anti anging. Gosto dele!
  5. Photoready Revlon FPS20 [cor Light] – ele ilumina, cobre bem e tem uma ótima proteção solar. Só que acumula um pouco… ainda assim gosto dele. Gosto de misturar no primer de olhos, pele menos para passar na palpebra superior, assim acumula um pouco menos…
  6. Revlon Colorstay Blemish Concealer [Medium] – é um corretivo secativo para pele com acne. Gosto bem dele, porque contém ácido salicílico que ajuda a secar as espinhas. Acho esse tom meio rosado, não foi a melhor cor para mim.. mas até que ele funciona e cumpre o que promete.
  7. Primer Make B. – gente isso não é um corretivo. Mas coloquei na lista porque é um item importante, tanto para turbinar uma sombra meia boca, fazer sua sombra durar o dia e a noite toda e, ainda, para misturar com aquele corretivo que derrete ou acumula nas dobrinhas do olho.
  8. Primer Lip and Lid Smashbox – o mesmo caso do primer acima, ajuda a segurar a sombra e o corretivo no lugar. Gosto porque um lado é para o olhos e o outro é para os lábios. Esse eu também trouxe de fora, mas recomendo muito para quem tiver oportunidade de comprar!
  9. SuperStay Concealer Maybelline 24hs [cor Light] – esse promete durar 24hs, ele dura, mas acho muito seco. Você mal passa, se não espalhar correndo ele já secou. Isso pode deixar um aspecto envelhecido na área dos olhos. Uso raramente por cima de uma base mais cremosa, para não ressecar tanto.
  10. Corretivo Tracta [cor Média – escuro para mim] – genteeeemmm, que decepção. Pior que eu li algumas blogueiras que gostam, mas para mim não funcionou. Achei grosso, oleoso, melado, foi até desconfortável usar porque deixou minha palpebra grudando. Ele cobre bem, isso não tem o que reclamar. O cheiro é ok, mas a textura é muito densa, pegajosa. Não me dei bem.

No quesito corretivo, os apetrechos para aplicação são esse abaixo, mas levem em conta também o dedo anelar para passar o corretivo na região dos olhos:

  1. Pincel Essence of Beauty – por ser maiorzinho serve para o redor dos olhos, para corrigir e iluminar pontos estratégicos, como queixo, têmporas.
  2. Pincel Essence of Beauty duplo – acho fantástico, pois um lado serve para o redor dos olhos, cantinhos do nariz e outras regiões. Do outro lado serve para correções localizadas, como uma espinha, mancha.
  3. Pincel Essence of Beauty – mesmo caso do primeiro pincel, mas por ser bem macio também uso para aplicar iluminador.
  4. Esponjinha Triangular – boa para retocar cantinhos do nariz, assentar a base e aplicar o corretivo ao redor dos olhos.
  5. Eggsponge Sephora – outras marcas já lançaram essa esponja de ovinho, é um sucesso, por ser anatômica é multifuncional. Serve para corretivo, base, retoques.

Bom, agora fica mais fácil explorar os outros assuntos que a gente adora, que é o olhão esfumado, a maquiagem para o dia a dia. Uma vez que você domina a arte de fazer uma pele bem feita, tudo fica mais fácil. Como eu disse no início, a pele é a alma da make e se não for bem feita, desvaloriza todo o resto!

Espero ter ajudado, meninas! E em breve, tutorial sobre contornos para afinar o rosto e iluminador para valorizar os ângulos faciais.

Beijos e até mais,

Ju Goes*

Tudo sobre Base e Corretivo! Criando uma Pele Perfeita
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

JULIANA GOES

Viajante incansável, essa santista é a canceriana menos canceriana que ela conhece. Jornalista, apresentadora, patinadora, apaixonada por maquiagem, cosméticos e uma boa pechincha. Ela não sossega enquanto não tiver certeza de que fez a mulherada se sentir mais confiante e poderosa com suas dicas de beleza.

10 Comments
  1. Jú, adorei o vídeo sobre o uso de corretivo. Como recebo a newsletter nunca comento aqui, mas dessa vez fiz questão de vir aqui e deixar um recadinho, pois o vídeo foi muito explicativo e vai me ajudar demais.
    Beijos

    1. Thais, que bom, fico muito feliz pela sua visita e por registrar seu comentário! Um Beijo grande e até a próxima!

  2. Ariane Vitorino disse:

    Adoro suas postagens, sou leitora diária apesar de não deixar meus comentários mas gostaria que experimentasse o corretivo da shiseido, eu havia provado muitas marcas e nada dava certo, o shiseido fica na pele o dia todo, tenho a pele super ultra mega oleosa e ele é muito digno, aspecto totalmente natural, vale muito o investimento. Ele é caro aqui no Brasil, acho que em torno de 180,00 mas no free shop custa 20 dólares, vale a pena. Se tiver a oportunidade compre sem medo, depois conta o que achou. Ele é um luxo como qualquer cosmético da marca. Um abraço,

    1. Ariane, nossa eu gosto muito da Shiseido e toda a tecnologia que a marca engloba em seus produtos! Eu seguirei seu conselho, sim, foi uma ótima dica. Vou pedir para alguém trazer ou esperar uma oportunidade de viagem. Até mesmo porque também acabou a minha base em pó com filtro solar, também da Shiseido, que eu uso há anooos e adoro. Assim já garanto os dois! Obrigada mesmo 😉

  3. Gostei demais desse vídeo! Parabéns Ju, beijos

  4. Olá, visito com frequência pois estou renovando meu kit de maquiagem. Estas dicas sobre pele vem muito a calhar. Quero sugerir algo sobre sobre as tendências em sombras? Bjo!

  5. Fiquei bem curiosa p/ saber desse higienizador de pincéis feito em casa rs .. beijos

  6. ola Juliana como vai?
    Meu nome e Daniela sou aqui de Kissimmee, Florida nos Estados Unidos.
    Adorei seu video sobre foundation e corretivo e aproveitando tambem o assunto, eu trabalho pela Lacome daqui e gostei pois vi tambem que voce recomenda a base da Lancome e tambem o corretivo, muito bom pois eles sao otimos mesmo.Mas como voce falou o protetor solar pro olhos e muito importante e sim muita gente nao sabe disso e foi legal voce ter comentado e alias a Lacome tem um otimo por $38 dolares.
    Bom e isso ai passei aqui pra dar o meu oi e deixar um abraco tambem e dizer que ainda to aprendendo muitacoisa sobre maquiiagem uma vez que trabalho a apenas tres meses com Lacome e que adorei suas dicas.

  7. Ju virei sua fã estou assistindo todos seus videos!,,
    Gostaria de saber se a cobertura da base da Nys é de media à alta? Bj

  8. Lianne Absalon disse:

    amei do teu post, muito interessante o seu pensamento. amei o teu site

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.