Ansiedade Engorda?
Ansiedade engorda. A frase lhe causou espanto? Pois bem, você pensou em quantas vezes não teve tempo para fazer tudo o que tinha! Para realizar no trabalho, em casa, com os amigos, marido, filhos… Ou sofre por algo que está por acontecer.
Nestes momentos ansiosos, seu corpo produz o dobro de cortisol, que é um hormônio que está diretamente associado ao acúmulo de gordura, principalmente na região do abdômen. Já deu pra imaginar porque falamos que ansiedade engorda?
Rotina que reduz a Ansiedade
Uma pesquisa realizada Universidade do Estado de Ohio, nos Estados Unidos, mostrou que existem certos nutrientes encontrados na alimentação que amenizam este problema causado pela ansiedade.
Mais do que isso, o estudo mostrou que jovens que receberam suplementação de ômega 3 apresentaram uma redução de 20% nos níveis de ansiedade quando comparados a quem não consumiu.
Claro que não é só a alimentação que vai mudar que a ansiedade engorda! Atitudes, como ler livros, ouvir música e meditar ajudam no processo de acalmar seu corpo e sua mente.
Exercícios físicos também são importantes no combate ao estresse. Faça caminhadas em parques ou locais abertos pelo menos três vezes por semana ou escolha aulas como dança e ginástica para relaxar e manter o corpo em forma. Outra maneira é manter a calma. Tudo bem, é difícil. Mas tenta, vai! Agora, que a alimentação ajuda, disso ninguém tem dúvida.
Nutrientes que Desaceleram a Ansiedade
Confira onde você encontra nutrientes que desaceleram a ansiedade:
Linhaça, salmão e azeite de oliva são fontes ricas de ômega 3.
De acordo com o estudo feito pela Universidade do Estado de Ohio, essa gordura é benéfica para o tratamento contra a ansiedade porque ajuda na produção de hormônios como a serotonina, que dá aquela gostosa sensação de bem-estar.
Feijão, banana, chocolate amargo e carne vermelha também ajudam a controlar os momentos de estresse.
A ansiedade engorda, mas se sua alimentação conter triptofano, um aminoácido que também ajuda na serotonina vai conseguir controlar alguns momentos de estresse. Além disso, consegue estabilizar os níveis de insulina – responsável por colocar o açúcar dentro das células – e deixa o triptofano mais disponível no sangue.
Grãos integrais, nozes, caju e castanhas contêm magnésio.
O magnésio tem o poder de acalmar a excitação exagerada do cérebro que provoca a irritação. A ansiedade e o estresse. Além disso, pesquisas mostram que esses alimentos contêm arginina e lisina, dois aminoácidos perfeitos para a diminuição do cortisol, o que dá uma sensação de tranquilidade.
Laranja, limão, brócolis e morango também ajudam a manter o estresse controlado.
E também ajudam a combater os radicais livres, moléculas nocivas que ficam a todo vapor dentro do seu corpo nos momentos mais estressantes e de ansiedade.
Leite, vegetais e queijo são ricos em cálcio.
Cálcio também ajuda a administrar a transmissão de impulsos nervosos nos momentos de crise nervosa. Se você não incluir o cálcio na sua alimentação, vai ficar agitada durante o dia. A dica é ingerir logo pela manhã, antes de chegar ao trabalho.
Feijão, cereais integrais e lentilha contêm vitaminas do complexo B.
Que ajudam você a controlar a ansiedade. É bom para o corpo e também para a mente: essas vitaminas ajudam na formação do neurotransmissor serotonina. Mas, para dar resultado, você precisa ingerir os outros alimentos citados acima, pelo menos duas vezes por semana.