Projeto Verão 2014: Os Melhores Tratamentos!

Sobre Ju Lopes

JULIANA LOPES – Baiana que detesta o calor, advogada, leonina até o último fio de cabelo, hiperativa, escreve sobre quase tudo e é viciada em cosméticos, maquiagem, livros, viagens e boas risadas. Já fez vários cursos, desde Astrologia a Feng Shui, seu hobby é escrever e ela dá pitacooo em tudo aqui no blog. Escreve nas colunas Saúde, Dieta, Beleza, Cabelos, Moda, Tamanho GG, Papo de Mulher, Livros e Tutorial de Maquiagem.

E-mail: Julianalopes@patricinhaesperta.com.br

Visite Minha Página
VER + DICAS

A proximidade do verão traz, logicamente, uma maior preocupação com o corpo, porque, afinal, essa é uma estação onde tudo fica mais exposto, certo? E é nessa hora que o desespero bate e a mulherada começa a procurar os melhores tratamentos para cada “problema” de beleza. Pensando nisso, selecionamos alguns tratamentos pra ajudar a cuidar do corpo pro (e no!) verão. Vamos lá?

Tratamentos para o Corpo

1- Gordura Localizada

A gordura localizada não tem nada a ver com excesso de peso, e pode dar as caras mesmo nas magrinhas. Assim, seja pela ação dos hormônios, por tendência genética ou mesmo pela ação do tempo, o acúmulo de gordura tende a se concentrar na barriguinha, nas coxas e no quadril, dentre outros lugares. O grande problema é que dieta não funciona em casos de gordura localizada, de modo que os tratamentos estéticos parecem ser as melhores soluções.

Black November Ofertas Clique.Aqui

barriga-chapada-cintura-fina

Um dos tratamentos mais utilizados atualmente, e que já falei por aqui, é a criolipólise, um sistema de resfriamento que atua por vácuo e resfria a gordura acumulada, gerando o rompimento das células de gordura, o que faz com que elas sejam absorvidas pelo organismo. A região “congelada” passa pelo processo de apoptose, que é um processo de morte celular com duração aproximada de duas semanas. O tratamento quase não apresenta dor, não é invasivo e costuma dar excelentes resultados em casos de gordura localizada.

2- Celulite: O Terror da Mulherada!

Costumo dizer que a celulite, essa bendita, é super eclética, porque ela atinge mulheres de todas as idades (dia desses vi uma menina de uns 10 anos, no máximo, cheia de celulite na barriga… Quase infarto! rsrs), independente do peso. Claro que as gordinhas são as mais agraciadas, mas as magrinhas também sofrem – e muito!

A celulite decorre de vários fatores, o que faz com que as células adiposas inchem, atrapalhe a circulação e passe a liberar substâncias tóxicas, o que, claro, afeta enormemente a pele. A celulite tem graus variados, do I, onde são notadas ondulações leves, que surgem apenas quando a pele é pressionada, até a o grau IV, que é  mais grave, tem aquele aspecto de casca de laranja e pode causar problemas realmente sérios, como necrose local. Por ser um problema multifatorial, o seu tratamento também engloba muitas coisas, como dieta equilibrada, exercícios físicos, cremes de tratamento e tratamentos estéticos, incluindo a drenagem linfática, que ajuda a eliminar o líquido retido e trata a celulite.

A celulite não tem cura, mas tem tratamento, ou melhor, tratamentos. A drenagem é uma das soluções mais baratas, mas a grande novidade para tratar o problema é o AWT, a terapia de ondas acústicas. Trata-se de um tratamento não invasivo que trata, além da celulite, a gordura localizada. O tratamento é feito com o aparelho D-Actor, que destrói as fibras da celulite, sobretudo das celulites dos graus I, II e III, eliminando o líquido e as toxinas retidas. Além disso, há um maior estímulo do fluxo sanguíneo local, o que acaba estimulando a formação de um novo colágeno, que, claro, é ótimo para a pele. A melhor parte é que o tratamento é indolor, não deixa marcas e os resultados aparecem já na terceira sessão, sendo que são necessárias, em média, seis sessões. Ou seja, ainda dá tempo!

pernas1

3- Estrias

Esse é um dos problemas mais complicados, porque não tem cura, os tratamentos demoram a apresentar resultados e, pior, costumam ser bem caros. Para piorar, quase todas as mulheres padecem com essa bendita, que pode ter diversas causas, desde o uso de medicamentos, até alterações hormonais, genética, efeito sanfona e crescimento acelerado, dentre outros. Tudo isso faz com que as fibras elásticas se estirem, o que leva ao seu rompimento e ao surgimento da estria, que nada mais é que uma cicatriz. Tratando-se de uma cicatriz, e, portanto, de uma lesão na própria estrutura da pele, elas são irreversíveis, sendo que quanto antes o tratamento começar, mais fácil será tratar e “camuflar” o problema. Já as estrias antigas, as mais brancas e grossas, são de difícil tratamento, e até amenizar e suavizar a aparência delas é mais difícil.

Como o tratamento das estrias passa, via de regra, pelo ácido retinóico, é altamente recomendado a aplicação de peelings de ácidos quinzenalmente para estimular a renovação celular e a formação de um novo colágeno, o que reduz a largura e profundidade das estrias. A carboxiterapia e a injeção, na própria estria, de compostos e vitaminas também são opções recomendadas. Um dos tratamentos de melhor resultado é o Laser CO2 fracionado, já que ele melhora a flacidez, reduz a profundidade das estrias, uniformiza a pele e promove uma melhora substancial nas fibras elásticas. Nesse caso as aplicações são mensais, é preciso tomar anestesia tópica, já que o procedimento é doloroso (demais da conta!), e não é permitido se expor ao sol pelo período de 30 dias.

Tratamentos Para o Rosto

1- Manchas: O Pesadelo!

Vitoria EstŽtica

As manchas são mais comuns após o verão, em decorrência da exposição excessiva ao sol, mas elas podem surgir em qualquer época do ano. Via de regra, temos três tipos de manchas: as sardas, os melasmas e a melanose.  O melasma é bastante comum e decorre da produção excessiva de melanina, não tendo contornos definidos e podendo ser de tamanhos diversos. Sua maior causa é a exposição solar, mas pode também ser causada pelo uso de anticoncepcionais, por problemas hormonais e também é comum no período gestacional.

Ao contrário do melasma, que é grande, as sardas e as melanoses são pequenas e possuem contornos definidos. Muitas vezes parecem maiores porque as manchas pequenas vão se acumulando lado a lado e acabam formando uma mancha maior, sendo que as sardas tendem a surgir nas bochechas, nos ombros, no nariz e no colo, enquanto que a melanose pega a região do rosto, o colo e as mãos.

O tratamento dos melasmas passa por peelings químicos clareadores, onde são usados alguns tipos de ácido e também a hidroquinona. Os peelings devem ser realizados a cada 20 dias e o paciente deve usar em casa algumas fórmulas clareadoras, geralmente com os mesmos ativos usados nos peelings, só que em concentrações mais baixas. Já no caso das sardas e das melanoses, o mais indicado é o uso do laser de CO² fracionado, que é um pouco doloroso, mas renova a pele e melhora as manchas.

2- Acne

Existe o mito de que, no sol, as espinhas desaparecem, já que o sol secaria as espinhas. Isso é mito, e é um erro, pois o sol não só não seca as espinhas como pode causar o aparecimento das mesmas! Como o calor potencializa a produção de glândulas sebáceas, a pele acaba ficando mais oleosa, pois mais sebo é produzido, e isso vale para pessoas de todas as idades e não só adolescentes. A acne adulta, inclusive, é bem mais frequente no verão que nas demais estações do ano, e ela vem atingindo cada vez mais pessoas, já que pode ser causada por outros motivos também, como alterações hormonais e uso de determinados cosméticos, sobretudo os que possuem textura mais oleosa.

acne

O tratamento da acne é individualizado e vai variar de pessoa para pessoa, pois tudo depende do estado da pele e do grau da acne, dentre outras coisas.

Contudo, peelings médios ajudam a tratar o problema, sobretudo os peelings de ácido salicílico e tricloroacético, que podem ser utilizados no rosto e também em outras partes do corpo, como nas costas, que é um local onde a acne também costuma aparecer. Para casos mais graves de acne o uso dos peelings também é indicado, mas como coadjuvante, pois nesses casos os tratamentos feitos com medicamentos de uso oral são os mais indicados. Falando em tratamento oral para a acne, vale lembrar do Roacutan, que é, até hoje, o tratamento mais utilizado em casos graves de acne.

Em todo caso, é preciso, ao tratar a acne, evitar a exposição solar direta e caprichar muito no filtro solar!

3- Rugas

Essas aí tão me tirando do sério! Como sou muito branca e já passei dos 30 (31, tá?), elas começaram a surgir de leve e eu tô cuidando desesperadamente da pele para evitar que a coisa fique pior. As rugas e linhas de expressão surgem pela contração muscular (linhas de expressão), pela falta de hidratação, pela ação dos radicais livres e por muitos outros motivos, sendo mais comum na testa, ao redor dos olhos e ao redor dos lábios. O fumo, a exposição aos raios solares, o estresse e as alterações hormonais também intensificam e desencadeiam o problema, que deve começar a ser tratado o quanto antes.

Existem muitos ativos que ajudam no tratamento contra as rugas e o envelhecimento, mas existem também tratamentos feitos em consultórios que proporcionam resultados mais rápidos, como os peelings e a radiofrequência, por exemplo. A radiofrequência vem sendo cada vez mais utilizada pois ela gera a contração das fibras de colágeno, causando a melhora da pele na hora, pois a mesma acaba retraindo. Mas, a longo prazo, há uma remodelação do colágeno, o que faz com que a pele fique mais firme.

Para melhores resultados, são indicadas até cinco sessões com intervalo de três semanas entre uma e outra.

Beijos

Ju Lopes

Black November Ofertas Clique.Aqui

Sobre Ju Lopes

JULIANA LOPES – Baiana que detesta o calor, advogada, leonina até o último fio de cabelo, hiperativa, escreve sobre quase tudo e é viciada em cosméticos, maquiagem, livros, viagens e boas risadas. Já fez vários cursos, desde Astrologia a Feng Shui, seu hobby é escrever e ela dá pitacooo em tudo aqui no blog. Escreve nas colunas Saúde, Dieta, Beleza, Cabelos, Moda, Tamanho GG, Papo de Mulher, Livros e Tutorial de Maquiagem.

E-mail: Julianalopes@patricinhaesperta.com.br

Visite Minha Página
VER + DICAS
Saiba Mais

#QUEROMUITO

A NOSSA LOJA ONLINE
 Oferta de 30% Progressivas
QUEROMUITO