Método ShamPHree – O que é isso?

VER + DICAS

Método ShamPHree – O que é isso?

Método ShamPHree

Método ShamPHree – O que é isso?

Muitas de vocês talvez não saibam mas o método ShamPHree também é chamado de No Poo! Atualmente essa forma alternativa de lavar o cabelo é categorizada, muitas vezes, como uma moda, mas o seu conceito vai um pouco mais além do que uma simples tendência. Quem usa o método ShamPHree acredita que o uso continuado de shampoos, condicionadores e cremes promove uma remoção dos óleos naturais produzidos pelo próprio couro cabeludo.

Esses óleos são produzidos em quantidades certas e o contato com produtos para cabelo altera o equilíbrio de produção. Dessa forma acaba se criando um ciclo vicioso, em que existe a necessidade de lavar o cabelo cada vez mais frequentemente devido à sua crescente oleosidade. Na verdade, o fenômeno só ocorre devido aos produtos utilizados que geram mais e mais oleosidade no couro cabeludo e raiz dos fios. Confira já como o método ShamPHree pode resolver seus problemas!

O que é o Método ShamPHree?

O método ShamPHree é um tipo de lavagem de cabelo que envolve a utilização de água e ervas ou vinagre de maça (que atua como hidratante). São proibidos shampoos ou quaisquer outros produtos que possam promover algum tipo de agressão aos fios. Para as cabeleiras mais oleosas é recomendado o uso de bicarbonato de sódio. Hoje em dia, existem também produtos mais elaborados que já são comercializados especialmente para quem pratica o método ShamPHree. Não são shampoos mas auxiliam na lavagem.

Se você tomou a decisão de que vai abolir de vez os shampoos e afins da sua vida, é importante saber que será necessária uma boa dose de paciência. Nos primeiros dias após a eliminação do shampoo, o couro cabeludo está começando a regularizar a produção das suas próprias gorduras e óleos. O resultado disso é que você ficará com a ideia de que a oleosidade aumentou ainda mais. No entanto, com o passar dos dias esse aspecto dará lugar a um look muito mais saudável, forte e com um brilho natural incomparável.

Quais os benefícios do Método ShamPHree

Quem opta por fazer uma lavagem de cabelos seguindo o método ShamPHree inibe que os seus cabelos entrem em contato com os sulfatos presentes na grande maioria dos shampoos existentes no mercado. Além do mais, quaisquer produtos contendo silicones insolúveis em água também não podem ser utilizados. São também excluídos petrolatos, derivados do petróleo contidos em produtos para o cabelo e muitos outros cosméticos. Este tipo de substâncias são apresentadas como hidratantes, mas a verdade é que a sua penetração nas camadas mais profundas dos fios é muito difícil. Em última instância podem mesmo impedir a reposição de nutrientes e entupimento dos poros, por formação de uma barreira difícil de transpor.

Quando todos esses componentes químicos são abolidos, os benefícios experienciados pelos fios são claros: cachos mais definidos, eliminação do frizz (uma vez que os ácidos graxos dos fios não são removidos), limpeza de acordo com as necessidade do fio (os óleos naturais do couro cabeludo permanecem), coloração muito mais duradoura e saudável (o sulfato dos shampoos comuns retira os pigmentos dos fios).

Uma das grandes vantagens também apresentadas pelo método ShamPHree é a questão econômica: no final de contas mesmo usando produtos especiais para No Poo, o seu valor acaba perfazendo uma quantia bem menos elevada. Mais ainda, os seus cabelos ficam limpos por muito mas tempo e as lavagens não precisam de ser tão frequentes.

Quem pode utilizar o Método  ShamPHree

Método ShamPHree

Método ShamPHree – O que é isso?

O método ShamPHree começou por experimentar o seu grande boom nos EUA, tendo sido primeiramente divulgado para mulheres com cabelos cacheados. Os cabelos com cachos são naturalmente mais ressacados e por esse motivo também se tornam mais frágeis. Quando se utilizam os shampoos comuns o conteúdo lipídeo é progressivamente removido e as lavagens frequentes não permitem que ele seja reposto naturalmente. Daí que a indicação técnica do No Poo seja principalmente direcionada para esse tipo de cabelo.

No entanto, cabelos lisos também podem fazer uso da técnica. Pode parecer, numa primeira análise, que se o cabelo oleoso vai ficar ainda mais gorduroso se não for convenientemente lavado com produto que os tornem um pouco mais secos. No entanto, a grande questão é o balanceamento dos óleos naturais do couro cabeludo. Se eles forem produzidos sem interferência de químicos externos, em dado momento ocorre um equilíbrio e o cabelo passa ter um aspecto saudável e sem oleosidade em excesso.

Quais receitas são utilizadas no Método ShamPHree

As principais receitas para o método ShamPHree se dividem por tipo de cabelo: cabelos oleosos ou cabelos cacheados e ressacados.

Para cabelos oleosos o melhor é fazer uma receita de shampoo de vinagre de maça (1 colher de sopa), bicarbonato de sódio (1 colher de sopa) e 400 mL de água. Primeiro use 200 mL de água para fazer uma solução com o bicarbonato. Essa mistura você utilizará na pré-lavagem. Depois utilize os 200 mL restantes para a mistura com vinagre e faça a lavagem. A segunda etapa é essencial para neutralizar as suas cutículas depois da lavagem com bicarbonato. Em termos de frequência de lavagem, o ideal é que você veja o que melhor se adapta á sua realidade. No máximo 3 vezes por semana, no mínimo 1 vez por semana.

Para cabelos secos ou cacheados use uma receita de abacate (1/4 xícara), bicarbonato (1 xícara), água (400 mL). Nesse caso todos os ingredientes são adicionados de forma homogênea e a mistura é usada como um todo na lavagem. Se quiser hidratar um pouco mais, aumente um pouco a quantidade de abacate. Mas fique atenta: demasiado abacate pode promover um aspecto de mal lavado. Nesse caso, o ideal é fazer lavagens bissemanais.
5. O método Método ShamPHree pode ser comparado com o método Vegano?

O método vegano pressupõe utilização de produtos sem qualquer origem animal, o que também acontece com as receitas caseiras do método ShamPHree. Por esse motivo, os métodos podem ser comparáveis sim!

Quais os contras de fazer o método ShamPHree

Dependendo da natureza do seu couro cabeludo, o método ShamPHree pode favorecer o aparecimento de caspa e dermatite seborreica. Quem utiliza o método deve ter também particular cuidado com a profundidade e homogeneidade da higienização, de modo a evitar proliferação de fungos. O truque é estar bem atenta a qualquer alteração que ocorra.

Quais os resultados para vários tipos de cabelos?

No geral, o resultado são cabelos mais saudáveis, brilhantes, macios e cheios de vida! Não deixe de experimentar.

VER + DICAS
Saiba Mais

#QUEROMUITO

A NOSSA LOJA ONLINE
 Oferta de 30% Progressivas
QUEROMUITO