Categories: Cabelos

Receita caseira para cabelos cacheados de diva já!

Cachos feitos com chapinha? Cabelos cacheados com ajuda do babyliss? Não senhora, hoje vamos dedicar este post a quem, mesmo diante a febre dos fios lisos, decidiu continuar com seus cachos maraaa! A moda capilar que domina hoje são os cabelos escorridos, por mais que as ondas estejam super em alta e ganhando atenção dos holofotes, quem prevalece é realmente o cabelo liso. Por isso surgiu a frase: em terra de chapinha quem tem cachos é rainha! Esta afirmação é a mais pura verdade, a progressiva veio para dominar a cabeleira da mulherada e já conseguiu alisar uma quantidade assustadora de madeixas. Se você ainda mantém seus lindos caracóis naturais, você se tornou exceção à regra.

Posso falar com propriedade sobre este assunto porque sou uma ex-cacheada. Confesso que fui me rendendo aos poucos à progressiva. No início minha desculpa era só alisar a raiz, já que eu não suportava o fato dos cachos começarem desde cima, e olha que, modéstia a parte, meu cabelo era realmente lindo. Não eram cachos pequenos, eram medianos, bem definidos, com brilho e bem cuidados. Já passei por várias situações onde pessoas me abordavam nas ruas por conta da curiosidade que surgia ao observar meu cabelo. Isso é fato meninas, perdi as contas de quantas vezes situações como essas se repetiram.

Receita caseira para cabelos cacheados de diva já!

É justamente por conta do sucesso que meus ex-cachos fizeram há anos atrás, que então decidi ensinar a vocês uma receitinha simples que minha família carrega há quase 20 anos. As donas de cabelos cacheados sabem bem o quanto é difícil manter os fios definidos, encontrar um leave-in que dê certo e ter de lavá-los com frequência, já que na maioria das vezes, ao dormir eles perdem a definição e viram um verdadeiro fuá.

Estão curiosas para saber o que pode ser capaz de transformar fios cacheados comuns em cabelos ultrabrilhosos, definidos, sem frizz (o sonho de muitas) e sem gastar quase nada? São necessários pouquíssimos produtos para ter cachos divos: água, que todas têm em abundância dentro de casa e um pacote de gelatina incolor… Este é o ingrediente surpresa!

Algumas já devem ter ouvido falar no grande efeito que a gelatina possui sobre os cachinhos, é surpreendente. Ela é rica em colágeno, o que ajuda a nutrir os cabelos e os demais componentes auxiliam na fixação, que dura bastaaaante tempo.

Você vai precisar de:

Água quente
Gelatina incolor sem sabor
Pequena quantidade de água fria
Um recipiente

Quantidade

É muito variável, depende da quantidade de fios e do tamanho do cabelo. O meu, por exemplo, é grande e muito volumoso, por isso era preciso a metade de um copo de requeijão, aquele que todo mundo já teve em casa. Em um recipiente, separe a medida de três dedos de água quente, misture uma colher de café rasa com gelatina e acrescente um pouquinho de água fria. Perceberam que a medida não é exata? Aqui nós usamos o famoso “olhomêtro”, conhece? O fato é que não existe uma medida ideal porque a quantidade é variável, a melhor forma é experimentando mesmo, mas se você seguir essa média, com certeza vai dar certo.

Após misturar a água quente e a gelatina, a textura será modificada e a água deixará de ser transparente. O resultado é um líquido de cor esbranquiçada ou amarelada, repare que, diferente da gelatina tradicional, ela não vai endurecer, a menos que você coloque na geladeira.

Regra de ouro

É bom lembrar que aqui não vale exagerar…. Isso acontece porque a gelatina mesmo sendo incolor, quando ela é adicionada de modo excessivo, uma vez seca, assume uma aparência branca. Então das duas uma, seus cabelos estão envelhecidos ou você está com problemas de caspa, como nossa intenção passa bem longe disso, sugiro que siga as instruções.

Não tente reproduzir está técnica em casa com a gelatina que a gente serve como sobremesa ok? Pelamor, não vá desfilar por aí com o cabelo cheio de doce. O efeito não é o mesmo, os fios ficam grudentos, acreditem, esse é o relato de uma pessoa que já cometeu tal loucura!

Como aplicar no cabelo?

Lave os fios como de costume, escolha uma xampu adequado para o seu tipo de cabelo, condicione, enxague bem e enxugue. Vou ensinar o processo que eu fazia na minha casa e dava sempre certo, depois é só adaptarem da forma como acharem melhor. Eu não usava creme de pentear, leave-in ou qualquer outro tipo de finalizador, pela minha experiência os cabelos ficavam mais bonitos só com a gelatina, mas já outras pessoas aplicavam o finalizador de costume antes da gelatina, então vai testando para descobrir como seu cabelo reage.

No banheiro, pegue a mistura e divida o cabelo da forma como você deseja que ele fique, isso porque ele vai ficar exatamente do jeito que você deixar. Não estranhe a textura, é como se vocês estivesse passando água nos cabelos, então espalhe desde a raiz até o meio, porque a tendência é que o líquido escorra para as pontas. Eu indico colocar um roupão atoalhado para que a sua roupa não fique molhada ou até manchada com uma cor amarelada. Outra opção é utilizar um camiseta que você não usa mais e deixar separada só para esta utilidade. Após aplicar em todo o cabelo pegue a toalha e seque as pontas, se preferir, estimule os cachos amassando levemente com auxílio da toalha.

Espere aproximadamente 15 minutos para ele começar a secar, depois de totalmente seco você vai notar que eles não estão nada emolientes e sim um pouco duros, mas isso é totalmente normal. Comece a amassar os cachos com as próprias mãos, com cuidados para não danificar os fios e não prejudicar o formato, depois disso eles estarão super prontos para enfrentar frio, calor, umidade, vento. A fórmula milagrosa se adapta a qualquer tipo de cabelo e absolutamente todas as mulheres que ensinei esse método aprovaram e deixaram todos os produtos ativadores de cachos de lado.

Inicie o processo com um certo tempo de antecedência, assim quando estiver saindo de casa eles já estarão quase prontos. Pode até parecer que o procedimento é demorado, mas na verdade não é, muito pelo contrário, é super simples e fácil, do tipo que até criança consegue fazer.

Relato da minha experiência

Antes de testar a gelatina, testei vários tipos de produtos, alguns criavam efeitos que me agradavam, já outros faziam o efeito contrário, o cabelo inchava, ficava áspero, que é uma consequência de muitos finalizadores e sempre abominei. Foi aí que minha madrinha me ensinou, ela já usava há muito tempo, o cabelo dela é simplesmente de parar o trânsito e ela não abre mão da gelatina por nada.

São quase 20 anos utilizando a gelatina, essa é a garantia de que ela não estraga, não resseca e não danifica o cabelo como muitos boatos que rondam o gel sem sabor. Já ouvi várias vezes profissionais de beleza como cabeleireiros afirmarem que gelatina estraga o cabelo, mas quer saber a verdade? Tudo isso não passa de uma grande mentira, posso afirmar com propriedade porque reproduzi essa técnica durante 11 anos e meu cabelos nunca foi prejudicado. Pelo contrário, nessa época eu ainda não tinha o hábito de cuidar das madeixas toda semana e mesmo sem nenhum tratamento especial, além de xampu, condicionar e raras vezes uma máscara, ele sempre foi saudável.

Dos produtos que já utilizei para cabelos cacheados, os únicos que merecem ser citados são: Gel Fixador para Cabelo L´Oréal FX Studio e gel condicionador da Phytoervas, os dois deixam os cabelos bem definidos, com volume controlado e sem aquele aspecto comum do gel. Mas ainda continuo mantendo a minha preferência firme e forte pela gelatina. Não conseguimos encontrar um produto que supere os efeitos da misturinha milagrosa, então decidimos dar fim as buscas e continuar com ela.

Prós

Com ela é possível economizar e muito com a compra de produtos para cabelos cacheados. Se você já testou um monte de produtos e até hoje não encontrou um que te agradasse, então essa é a solução perfeita para você, não precisa mais gastar dinheiro à toa.

Enquanto um produto simples não custa menos de R$ 10 e oferece pouca durabilidade, um envelope de gelatina consegue durar mais de um mês e custar cerca de R$ 3, está vendo a diferença? Una o útil ao agradável usando a poderosa para deixar os cabelos divinos.

Contras

O único fato agravante é que com o passar do tempo os fios meio que acostumam com a gelatina e não se adaptam à outro produto tão facilmente. Eu até tentei utilizar alguns lançamentos, mas meu cabelo não respondia bem a nenhum deles e a situação se repetia com outras mulheres também. Mas eu penso que quando nós encontramos a solução que tanto procuramos, não há porque procurar outros recursos, o melhor a fazer é continuar utilizando o que faz bem para seus fios. Teste a receitinha em casa e nos conte o resultado!

Beijos amorzinhas,

Neny Bertini

Receita caseira para cabelos cacheados de diva já!
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Descubra qual tom de cabelo loiro combina com sua pele
Dê olho na queda de cabelo: mitos e verdades
Compartilhar
Kemilly Bertini

Jornalista, comunicativa, pura energia. Apaixonada pelo universo feminino, dar dicas sobre beleza, moda, cabelos, maquiagem sempre foi seu maior hobby e ajudar mulheres a descobrirem a melhor versão de si mesmas é um dos seus prazeres.

Ver comentários

Postagens recentes

O Melhor Exercício e Dicas Pré e Pós Treino

Olá miossss amores, tudo bem? Se você é minha leitora sabe que prometi fazer um registro diário do meu treino…

1 dia atrás

Meu Desafio de Emagrecimento: Dieta e Treino

Olá, MIOSSSS AMORESSSSSS!!! Tem alguém aí querendo emagrecer? Eu sei que já faz um bom tempo que eu deixei de…

2 dias atrás

Chega de Cabelo Curto Arrepiado nas pontas!

Cabelo Curto Arrepiado nas pontas Os cabelos curtos são tão quistos como forma e comprimento de cabelo, tanto quanto os…

4 dias atrás

Tratamento de Cabelo Profissional Barato

Tratamento de Cabelo Profissional Barato Vocês querem conhecer alguns produtinhos mega baratos? Que são profissionais e tem toda aquela concentração…

1 semana atrás

Shampoos Para Cabelos Oleosos: Os Melhores

Cabelo oleoso é um problema, não é mesmo? Só quem sofre com oleosidade sabe como é difícil o dia a…

1 semana atrás

Progressiva numa parte do Cabelo?

Progressiva numa parte do Cabelo? Aposto que já ouviu falar de progressiva na raiz ou no fundo do cabelo, já…

2 semanas atrás