Seu Cabelo Não Brilha? Resolva Isso Já!

Cabelo de comercial de shampoo, daqueles que brilham de “doer os olhos”, é desejo absoluto da ala feminina, afinal, cabelo opaco não “tá com nada”.

Acontece que nem todo cabelo consegue ter aquele brilho, mesmo investindo em bons tratamentos.

Isso ocorre, em grande parte, por causa da estrutura dos fios, já que cabelos lisos tendem a brilhar mais, muito mais, que cabelos ondulados, cacheados e afros.

Isso acontece porque a superfície plana reflete mais a luz do que a superfície “acidentada”, que é a dos cabelos ondulados e cacheados.

Além disso, quanto mais claro o cabelo, menos ele tende a brilhar, e quanto mais escuro, mais brilhoso ele parecerá, pois os fios escuros refletem mais luz que os fios claros.

Injusto isso, né?

Além da cor e da estrutura dos fios, problemas que atingem a cutícula, que é a camada externa dos fios, comprometem o brilho dos cabelos.

A cutícula é uma estrutura em camadas, e em um cabelo saudável essas camadas estão “seladas”.

Já nos cabelos danificados, as cutículas ficam “abertas”, e quanto mais abertas, menos luz o cabelo irá refletir.

Cabelo com cutícula danificada é um cabelo com deficiência de proteínas, nutrientes e água, e isso tem como consequência a opacidade, dentre outras coisas.

O motivo disso é que se a cutícula está aberta, a superfície fica irregular, e a luz reflete melhor nas superfícies planas, como expliquei acima.

Então, pra ter um cabelo brilhoso é preciso evitar que as cutículas fiquem abertas, e para isso é preciso manutenção constante, que nada mais é do que uma rotina de tratamento que devolva aos fios tudo o que ele perdeu com as agressões químicas e também com as agressões diárias, as quais todos os cabelos são submetidos.

E mais uma vez torno a dizer: manutenção correta não tem nada a ver com produtos caros, pois é muito mais válido tratar corretamente, hidratando sempre, reconstruindo quando necessário, mesmo que com produtos baratinhos, que “passear” no salão de 6 em 6 meses pra usar um produto caro.

O que faz diferença, nesses casos, é o tratamento constante!

Amanhã tem post sobre os doadores de brilho e sobre como ter um cabelo super brilhoso, tá?

Beijos

Ju Lopes

Seu Cabelo Não Brilha? Resolva Isso Já!
1 (20%) 1 Voto

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

8 Comments
  1. Karla Raissa disse:

    Ju, faz um post ensinando como selar cuticulas…

  2. Adorei o post Ju!!! Ansiosa pelo próximo post dos doadores de brilho!!! Bjks

  3. POXA, DIZ PRA GENTE QUAIS CREMES VOCE INDICA,PQ CONFIAMOS TOTALMENTE EM VC GATA LOIRA!!

  4. Amanda Kreves disse:

    Eu gosto muito da linha Semi di Lino Diamante Illuminating da Alfaparf, ela possui fórmulas sob medida e tratamentos específicos que agem em profundidades, para restituir saúde e brilho aos cabelos opacos. As texturas polissensoriais, à base de extrato de Sementes de Linhaça, vitamina E, ômega-3 e ômega-6, favorecem a coesão das cutículas, dando aos cabelos maciez e brilho únicos.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.