Já pensou em emagrecer comendo massa? É estranho e pode ser o contrário de tudo o que você já ouviu falar quando o assunto é dieta. Mas existe uma maneira de comer macarrão, espaguete e também lasanha sem aumentar os quilos na balança. O segredo está na escolha da massa, que deve ser sempre integral, já que são ricas em fibras e têm muitos benefícios para a saúde, como ajudar no funcionamento do intestino e dar mais saciedade, por demorar mais na hora da digestão. O carboidrato é importante e não deve ser retirado totalmente do cardápio. Ele é fonte de energia que o seu corpo precisa.
Por isso, na escolha da massa integral e com uma dose moderada do alimento, você pode, sim, comer massa sem culpa durante o inverno. Mas, quando for se esbaldar em um prato de macarrão, a dica dos especialistas em saúde é sempre consumir o carboidrato pela manhã, no café com torradinhas integrais ou cereais com iogurte sem gordura. Já a massa, que pode ser parafuso, espaguete, penne ou qualquer outra, deve ser consumida sempre no horário do almoço e não no jantar. Isso porque como o carboidrato vira energia, durante a tarde seu corpo vai gastar estas calorias e você não vai engordar.
À noite, pode acontecer o contrário: a energia pode ficar acumulada e você estocar as calorias, evitando o emagrecimento. Já se você consumir massas brancas, este carboidrato vira depósito de gordura no corpo e, assim, aumenta o seu peso. Por isso, consuma a massa certa para ajudar na dieta. Outro detalhe importante: se você deixar de comer carboidrato, existem grandes possibilidades de ficar fraca, com dor de cabeça, com tontura e também com mau humor.
A massa mais indicada é a integral e a outra dica para perder peso é escolher o molho certo. Nada de creme de leite, requeijão, queijos e leite. Para a dieta da massa dar certo e você secar até um quilo por semana, a receita é fazer molhos de tomate frescos, usar temperos termogênicos como gengibre e canela, além de temperos como o manjericão, salsinha e até frutas, como abacaxi e uva seca, grãos e castanhas ou nozes. Alguns temperos são diuréticos e outros dão bastante saciedade.
Nada de molhos gordurosos, pesados como parmesão e tudo o que envolve leites e azeites. Eles só vão prejudicar a dieta e impedir o seu emagrecimento. O melhor mesmo são molhos preparados com tomates, cebola, pimentão, abobrinha, cenoura e, para quem gosta, pode acrescentar cogumelos, palmito e também brócolis ou espinafre. Vegetais sempre são fontes de vitaminas e mineiras, importantes para o funcionamento do organismo, além de ajudar a dar saciedade, tirando a fome do meio da tarde.
Outra dica importante é sempre colocar pedaços de frango sem gordura, peixes como atum e salmão, que ajudam a limpar o organismo. A proteína é importante na dieta e também dá um gostinho especial no molho. Mas é importante evitar carnes tipo linguiça e salsicha, que são prensados cheios de sódio e sal, responsáveis por reter líquido e causar celulite.