in

Dieta da Proteína

A dieta da proteína, cujo criador é o cardiologista norte-americano Dr. Atkins, possui centenas de milhares de seguidores por aqui, já que promete ( e cumpre) uma perda rápida de peso.

Essa dieta sempre é motivo de polêmica ( adoroooooo  uma polêmica! hahaha), pois a ingestão  de uma grande quantidade de alimentos proteicos, como queijos, ovos e carnes e a proibição do consumo de carboidratos não é bem vista pela comunidade médica.

A dieta da proteína praticamente zera a ingestão de carboidratos ( inclusive verduras e legumes) e libera alimentos ricos em proteínas e gorduras.

Esse corte na ingestão de carboidratos se baseia na ação da insulina, que retira a glicose do sangue para ser usada como combustível do organismo. Quando se reduz o consumo de carboidrato e, consequentemente, da glicose, o organismo reduz a liberação de insulina e o corpo passar a usar a gordura estocada como fonte de energia.

Dessa forma, quando menos carboidrato a gente consome, mais o corpo queima gordura e leva a um emagrecimento intenso em curto período de tempo.

Parece um sonho, mas não é, pois essa dieta pode causar inúmeros problemas para a nossa saúde.

proteinas - Dieta da Proteína
Foto: Reprodução

Primeiro que, ao reduzir drasticamente o consumo de carboidratos, reduz-se, também, o consumo de fibras, que causa problemas intestinais graves, sendo, inclusive, fator de risco para o câncer. Além disso, as fibras são essenciais no controle da glicemia e  dos níveis de gordura no sangue.

O alto teor de proteínas consumido acaba por sobrecarregar a função renal e aumentar as taxas de ácido úrico. O consumo elevado de gorduras, sobretudo gordura animal, aumenta o mau colesterol. No mais, há o risco de desenvolver doenças como diabetes tipo 2 e inúmeras outras complicações.

  🔥HIDRATAÇÃO CASEIRA🔝🔥
    1. 🔝Hidratações caseiras
    2. 🔝Hidratação profunda caseira
    3. 🔝Óleo de coco no cabelo
    4. 🔝Hidração com azeite
    5. 🔝Cronograma Capilar Oficial

Outro problema, muito mais incômodo do que grave, é a elevada produção de cetose, que causa mal hálito e eleva a amônia, podendo causar toxidade.

Como o cérebro utiliza carboidratos como fonte de energia, e o carboidrato é cortado, o cérebro passa a utilizar gorduras e proteínas como fonte de energia, o que quebra o ciclo bioquímico do cérebro e acaba gerando mal estar, tonturas , fraqueza e desânimo.

Excluir, por um tempo prolongado, o carboidrato da dieta, reduz a atividade do pâncreas, que o órgão que produz insulina, o que faz com que a insulina permaneça por um tempo maior na corrente sanguínea. Quando isso acontece, o corpo tem bloqueada a capacidade de queimar gorduras. Daí o que se perde, a verdade, é líquido e massa magra.

Essa perda muito rápida de peso quase sempre ocasiona o efeito sanfona, que é uma agressão ao organismo e causa riscos à saúde.

Eu já tentei fazer essa dieta e fiquei irritadíssima, o que prova que ela não é pra mim!rs

No fim, a história é a mesma: milagres não existem e o que funciona é  a reeducação alimentar!

Beijos

Ju

julianalopes@patricinhaesperta.com.br /https://www.facebook.com/JuLopesPE

Escrito por Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza.

Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima. Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas.

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

untitled1 - Moda até na sacola de mercado...

Moda até na sacola de mercado…

Receita caseira de creme esfoliante para as mãos - Cuidando Das Mãos

Cuidando Das Mãos