Vocês conhecem a edamame? E a soja verde? Pois é a mesma coisa, e faz um bem danado ao organismo, o que já vou explicar!
Como seu sabor é levemente adocicado, há quem use a soja verde como aperitivo saudável, o que é uma ótima ideia, porque dá para ficar beliscando sem, necessariamente, ingerir gordices. Mas, além de ser utilizada como aperitivo, ela pode também ser usada em saladas, em sopas e em diversos outros pratos supersaudáveis.
Como contém metionina, além de vitamina A, B e C, é ótimo para ser consumido como aperitivo para quem está tomando uma cervejinha ou outra bebida com álcool, já que reduz os malefícios do álcool no sangue.
A soja verde é um grão do tamanho e da cor de uma ervilha, só que mole. Em relação aos benefícios, ela dá show de bola, já que é rica em aminoácidos, contendo, aliás, todos os aminoácidos necessários a nosso organismo e, além disso, uma ótima fonte de proteínas, ótimo para quem, como eu, não come carne e precisa repor proteínas de outra forma!
Tal qual a soja “comum”, aquela que a gente já conhece faz tempo, a soja verde é bem rica nutricionalmente falando, tendo o benefício de não aumentar o colesterol. Ela também é rica em vitamina A, vitamina B1 e vitamina C, que ajudam a melhorar a saúde da pele, equilibram o sistema nervoso (B1) e protegem a visão. Vitamina C é tudo de bom, por causa do colágeno e também porque aumenta as defesas do organismo. Mas não para por aí não, porque esse grão contém, ainda, saponinas e ácido fítico, que turbinam a absorção de minerais.
Além de ser ótimo para a saúde no geral, é uma boa opção para quem está fazendo dieta de perda ou manutenção de peso, já que é superleve e pouco calórica. Sim, 100 gramas de soja verde contêm apenas 120 calorias.
Mas não é só o baixo teor calórico que faz desse grão uma boa opção para quem quer perder peso. Como é rica em potássio, evita o inchaço e combate a retenção de líquidos. Ou seja, adeus inchaço!
O ideal é que seja consumido cozido, após deixar as vagens ferverem na água com sal por, aproximadamente, 10 minutos. Depois, pode-se colocar os grãos no congelador para conservar, que é, aliás, a forma mais fácil de encontrar a soja verde aqui no Brasil.
Agora, a pergunta que não quer calar: qual das duas sojas é melhor? De modo geral elas apresentam os mesmos benefícios, só que a versão verde possui mais fibras, o que é ótimo para o organismo, já que regula o intestino e garante mais saciedade. Além disso, o sabor da verde é mais suave e, dizem, melhor.
De qualquer forma, as duas são benéficas e contêm bons teores de isoflavonas, que são substâncias antioxidantes que protegem o organismo e combatem o envelhecimento.
Alguém aqui já experimentou? Nessa fase de me adaptar a viver sem consumir carne, tenho procurado outras opções de proteínas e essa me pareceu uma ótima fonte!
Beijos
Ju Lopes