Salmão é Tudo de Bom!

O salmão é um dos peixes mais saudáveis do mundo, e já faz tempo que vem sendo muito recomendado por conter boas doses de ômega 3, uma substância super benéfica pro organismo, que já falei por aqui algumas vezes.

Estudos recentes dão conta de que o salmão pode ajudar a emagrecer, a reduzir a flacidez, a combater a obesidade, a melhorar o humor, a combater o envelhecimento precoce e também a prevenir doenças inflamatórias e doenças cardíacas.

A base para essa sustentação é a composição do salmão, que conta com selênio, magnésio, fósforo, vitamina B3, vitamina B6, vitamina B12 e o ômega 3. Todos esses nutrientes fazem do salmão uma boa fonte de triptofano, substância relacionada ao bem estar, ômega 3, que atua no organismo como um potente antiinflamatório, que ajuda inclusive em casos de obesidade, já que a obesidade é também uma doença inflamatória, e minerais que combatem e evitam a formação de radicais livres.

salmao-2

Alguns desses minerais ajudam no metabolismo ósseo, como o cálcio e o fósforo, e as vitaminas são essenciais para o funcionamento do sistema nervoso central.

Como as doenças cardíacas ocorrem pela inflamação excessiva dos órgãos e áreas atingidas, o ômega 3 ajuda nesses casos, já que ele reduz a inflamação. O mesmo acontece com a obesidade, que, como falei acima, é uma doença também inflamatória, e como o ômega 3 reduz a inflamação, combate a obesidade e o excesso de peso.

No mais, o Ômega 3 melhora os impulsos nervosos, enquanto as vitaminas do complexo B atuam no metabolismo dos neurônios e o selênio, juntamente com o zinco, reduzem os riscos de morte neural. Pra completar, o triptofano age estimulando a formação da serotonina, que garante o bem estar e o bom humor!

Outra coisa interessante do salmão é que ele contém DMAE (ácido dimetilaminoetanol ), aquele ativo que a gente usa pra manter a pele firme. Assim, ele ajuda a combater tanto a flacidez quanto o envelhecimento facial.

Para usufruir de todos esses benefícios, o ideal é consumir uma posta do salmão três vezes por semana. Na escolha do peixe, escolha as postas mais rosadas, quase avermelhadas, que são de maior qualidade nutricional. Como boa parte de seus benefícios deve-se ao ômega 3, a escolha deve ser, preferencialmente, pelo produto importado, de águas frias e profundas, já que a presença do ômega 3 depende da ingestão, pelos peixes, dos fitoplanctons, que estão presentes em águas frias e profundas.

Mesmo sendo um peixe e sendo benéfico, seu consumo deve ser controlado, já que 100 gramas do salmão contém, em média, 160 calorias. Quem consome o salmão cru se beneficia mais, mas vale também consumi-lo grelhado ou assado para não aumentar a quantidade de calorias.

Além disso, é preciso ter cuidado no preparo sobretudo por causa do ômega 3, e também da possível perda de nutrientes. É que o ômega 3 é instável em temperaturas muito altas, e o salmão não deve ser frito, assado ou grelhado em óleo, já que o óleo, associado à alta temperatura, aumenta a saturação dos ácidos graxos, e isso faz com que esse peixe perca as características nutricionais.

Beijos

Ju Lopes

Salmão é Tudo de Bom!
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.