Ele tem mais de 200 funções e a principal é filtrar o sangue do seu corpo para eliminar e separar as toxinas acumuladas no organismo. Sabe de qual órgão estamos falando? Do fígado. Um dos mais importantes do corpo e também um dos mais atingidos na época de Carnaval. Uma caipirinha aqui, outra cerveja lá, pastel depois da festa ou cachorro-quente com mostrada para matar a fome depois da avenida. Tudo isso interfere diretamente o funcionamento do fígado.
Nesta época do ano, onde os exageros tanto na comida quanto na bebida estão em alta, é preciso redobrar os cuidados com ele, para não ficar sobrecarregado e ter uma pane, atrapalhando sua festa e sua vida.
É preciso fazer uma desintoxicação do fígado e isso não precisa ser apenas depois do Carnaval, não! É possível começar hoje, com poucas ações, como incluir no seu cardápio alimentos que ajudam a amenizar os problemas causados pelo excesso de álcool. Além disso, é necessário evitar frituras e comidas muito doces ou com condimentos fortes, como a maionese. É indicado manter uma alimentação com frutas e verduras, pelo menos quatro vezes ao dia, durante a folia.
O consumo de água é importantíssimo para o funcionamento do fígado e dos outros órgãos. No Carnaval, então, este consumo deve ser potencializado com mais um litro de água por dia. É isso mesmo: na festa a gente perde muito líquido e muita caloria. E é preciso manter o corpo hidratado e limpar o fígado depois de uma cervejada. Então, puxe uma garrafinha e mantenha o ritmo de consumir três litros de água por dia durante a folia.
Essa água toda serve como estímulo para o fígado funcionar melhor e eliminar as toxinas ingeridas pela cerveja e batata-frita, por exemplo. Outra importância da água em relação ao funcionamento do fígado é porque o órgão é responsável por fabricar o suco biliar, que limpa a gordura do corpo, como se fosse uma esponja. E sem o consumo de água, isso não acontece! Uma dica é intercalar golinhos de água com cerveja ou caipirinha. Além dela, você pode consumir sucos naturais e água de coco.
No almoço e no jantar, tente incluir escarola e rabanete. O gosto amargo das verduras consegue dar um impulso maior na formação desta bile, no fígado, que limpa o organismo. Além disso, a escarola possui vários nutrientes capazes de dar força a outros órgãos do corpo, mantendo-o forte, saudável e nutrido. O rabanete é uma raiz que pode ser consumida crua ou em conserva e também é bem azedinha, que estimula a fabricação da bile.
No campo das frutas, o abacaxi e a maçã são capazes de limpar o fígado e ajudam a mantê-lo limpo. O abacaxi pode ser consumido em rodelas ou em suco, misturado com hortelã ou pepino, que é altamente diurético e também ajuda a eliminar as toxinas, desinchando o corpo. A fruta é rica em uma enzima chamada bromelina, que ajuda na digestão, principalmente dos alimentos gordurosos. Já a maçã é rica em uma fibra chamada pectina, que ajuda a amenizar o nível de colesterol ruim do corpo e estimula a eliminação de gorduras de alimentos consumidos. Ela pode ser consumida pela manhã, como fruta ou misturada na salada, durante o almoço.