Goji Berry Benefícios, Como Usar, Contra Indicações
Goji berry é o nome dos frutos da planta Lycium barbarum, originária da região sul da Ásia – China, Tibete e Índia. Trata-se de uma fruta que se parece com um tomate cereja, rica em aminoácidos, minerais, ácidos graxos insaturados, antioxidantes e vitaminas, razão pela qual são atribuídas muitas propriedades medicinais, cujos notáveis benéficos à saúde são validados por diversas pesquisas científicas.
Esta incrível fruta, consumida pelo povo oriental há milhares de anos, prolonga a vida, aumenta a energia e a força, ajuda a queimar gorduras, possui poucas calorias, cerca de 50 em cada colher de sopa, evita o envelhecimento precoce da pele, aumenta a imunidade, o humor, diminui as celulites, evita problemas oftalmológicos, previne doenças cardiovasculares, câncer, gripes e resfriados. Tem ainda ação anticancerígena, ação antioxidante e anti-inflamatória. Devido a tantas propriedades benéficas, foi batizada pelos chineses como “fruto da longevidade”. O principal benefício dessa fruta para a saúde humana é a nutrição do corpo, auxiliando-o a se curar através do fortalecimento de um impressionante conjunto de extraordinários nutrientes.
Informação nutricional da Goji Berry
Atualmente a goji berry é considerada a fruta em baga mais rica do planeta em termos nutricionais. Ela apresenta uma alta concentração de vitamina C: 100 gramas de goji berry possui quantidade 50 vezes maior de vitamina C do que uma laranja. O alimento ainda é a maior fonte conhecida de carotenoides na natureza, incluindo o betacaroteno (com maior concentração do que a cenoura) e zeaxantina,.
Possui ainda, grande quantidade de vitaminas do complexo B, especialmente a B1, B2 e B6. Possui 19 aminoácidos, incluindo os oito “essenciais”, que não são produzidos em nosso organismo, sendo adquiridos por meio da alimentação. Conta ainda com beta-sisterol, que, por sua ação anti-inflamatória, pode ajudar no tratamento de impotência sexual e equilíbrio da próstata; 21 minerais, como zinco, ferro, cobre, cálcio, selênio e fósforo incluindo ainda o germânio, apontado como anticancerígeno; cyperone, fisalina, betaína, triptofano e 22 polissacarídeos, especialmente as beta-glucanas que fortalecem o sistema imunológico.
Vale ressaltar que textos médicos da China antiga e Tibete enaltecem as amplas vantagens dessa fruta para a saúde, citando desde a renovação da vitalidade até o fortalecimento e restauração de órgãos importantes, especialmente olhos, fígado e rins. Nesse sentido, com respaldo científico, listamos a seguir alguns dos tantos benefícios que essa poderosa frutinha vermelha, fonte completa de proteínas pode trazer r para o nosso organismo:
Benefícios da goji berry
Contribui com o emagrecimento: Uma pesquisa publicada no Journal of the American College of Nutrition em 2005, observou que indivíduos com quantidades adequadas de vitamina C possuem 30% mais eficiência em oxidar gordura durante uma sessão de exercícios moderados do que indivíduos com baixo consumo dessa vitamina. Portanto, percebe-se que a goji berry tem a capacidade de estimular o metabolismo, melhorando o rendimento durante os exercícios, contribuindo para a perda de peso.
Em outro estudo, publicado em 2011, nesse mesmo periódico, os pesquisadores comprovam que o consumo diário de 120 ml de suco de goji berry durante 14 dias reduziu a circunferência da cintura e aumentou as taxas metabólicas dos participantes da pesquisa.
Devido a sua quantidade de fibras, ajuda a saciedade, evitando um maior consumo de alimentos.
Previne o envelhecimento: Devido ao efeito de sua poderosa ação antioxidante, protege o corpo do envelhecimento precoce. A força de seus antioxidantes e moléculas de polissacarídeos defendem contra o envelhecimento prematuro por neutralizar os efeitos danosos que os radicais livres causam ao nosso corpo. Além do mais, a frutinha pode estimular a liberação de hormônio do crescimento GH (hormônio do crescimento humano), considerado o hormônio da juventude, fazendo com que a pessoa se sinta e pareça mais jovem.
Melhora o sistema imunológico: Esse benefício deve-se a alta concentração de vitamina C que goji berry possui na sua composição. Este nutriente aumenta a produção de glóbulos brancos, que tem a função de combater microorganismos e estruturas estranhas ao corpo. Além disso, os polissacarídeos existentes na sua composição impedem a absorção de patógenos intestinais.
Aumenta a libido e a função sexual – É um poderoso estimulante sexual. A frutinha é considerada como um dos principais tônicos sexuais vegetais em toda a medicina asiática. Estudos científicos têm mostrado que o Goji berry comprovadamente aumenta a testosterona e, portanto, aumenta a libido tanto no homem quanto na mulher.
Aumenta a energia e força: Considerada pelos asiáticos como um excelente adaptogênico, a goji berry aumenta a tolerância a exercícios, resistência e força. Além do mais, ajuda na diminuição da fadiga, especialmente na recuperação do desgaste, revigorando, fortalecendo e ajudando o corpo a lidar mais facilmente com o estresse.
Diminui as celulites: Devido ao beta-sisterol, que possui ação anti-inflamatória, ajuda a controlar a celulite.
Melhora a visão: A goji berry possui quantidades significativas de zeaxantinas, carotenoides que ajudam a prevenir as doenças da visão, como a degeneração macular e a catarata.
Melhora do sono: Estudos médicos realizados com grupos de pessoas idosas comprovaram que a maioria desses pacientes relataram melhora da qualidade do sono após o uso da goji berry. Na Ásia essa fruta é amplamente utilizada para o tratamento de insônia.
Protege a pele: Os carotenoides como o betacaroteno, presentes na goji berry também proporcionam benefícios para a pele, tornando-a mais bonita e saudável. Sabemos que a pele está sujeita a muitas agressões provocadas pela exposição contínua e gradativa ao sol, e o consumo de alimentos ricos em betacaroteno reduzem os danos, já que protegem a pele. Estudos revelaram que os polissacarídeos da Goji Berry possuem potencial efeito protetor da pele. Nesse sentido, de acordo uma pesquisa realizada na Universidade de Sidney, a goji berry tem ação fotoprotetora contra raios ultravioletas, que são danosos à pele.
Ação anticancerígena: A Goji berry é um dos poucos alimentos vegetais que possue um mineral anticancerígeno, o germânio, substância com maiores poderes de cura do planeta e o marco de desenvolvimento no campo da medicina nutricional, na opinião de alguns estudiosos. Seus componentes orgânicos (polissacarídeos e oxidantes) têm o poder de alterar as mutações genéticas que podem levar ao câncer. Assim, estudos in vitro sugerem que as frutinhas Goji matam muitos tipos de células cancerígenas. Uma pesquisa realizada em 2012 e publicada no Journal of the American College of Agriculture revelou que os polissacarídeos presentes na goji berry podem inibir a proliferação de células HeLa, tipo de células cancerígenas, por indução de morte celular. Os resultados evidenciaram que a fruta pode agir principalmente no câncer de cólon e de colo de útero.
Previne doenças cardiovasculares: A goji berry contém beta-sitosterol, que com sua ação anti-inflamatória ajuda equilibrar os níveis de colesterol. Suas propriedades antioxidantes mantém o colesterol saudável, evitando a formação de placas arteriais. Os flavonoides ajudam a manter as artérias funcionando normalmente. Consequentemente, o risco de doenças cardiovasculares diminui. A vitamina B6 auxilia na degradação da homocisteína, substância que quando está em excesso na corrente sanguínea pode aumentar os riscos de doenças cardiovasculares, e também o cyperone, um fito-nutriente que traz benefícios ao coração e à pressão sanguínea.
Protege o cérebro: Os ácidos graxos essenciais existentes na goji berry são necessários para a síntese de hormônios e regulam o funcionamento do cérebro e sistema nervoso, bem como as vitaminas do complexo B e a forte ação antioxidante da fruta também contribuem para evitar problemas neurológicos.
Proporciona bem-estar: Possui o triptofano, um aminoácido precursor da serotonina, que leva ao estado de bom-humor, alegria e satisfação. É considerada pelos asiáticos como “frutinha da felicidade”.
Ação antioxidante: A goji berry apresenta forte ação antioxidante, tendo em vista ser essa fruta a maior fonte conhecida de carotenoides na natureza. Além do mais, a vitamina C presente em grandes quantidades na fruta também apresenta ação antioxidante.
Goji Berry: Quanto consumir?
A dose diária recomendada é de 15 a 45 gramas, ou 120 ml de seu suco, para que alcance o efeito medicinal esperado . O ideal é que ela seja ingerida pela manhã, ou 20 minutos antes de realizar atividades físicas, conforme indicam os especialistas.
Goji Berry: Como consumir?
Existem três formas de encontrá-la no mercado: in natura ou desidratada, na forma de suplementos, em cápsulas ou em pó. Por se tratar de uma fruta importada, a versão in natura não é encontrada facilmente. Se for consumida desidratada, torna-se interessante ingerir a fruta juntamente com um líquido para hidratar as fibras e potencializar os efeitos benéficos. Pode ser ainda adicionada em iogurte, bolos, sobremesas, salada de frutas, vitaminas e pães.
Goji Berry: Riscos do consumo
Alguns estudos realizados nos Estados Unidos sugerem que o consumo excessivo de chás com goji berry têm ação inibitória de medicação utilizada para evitar trombose ou anticoagulantes. Seu consumo não é recomendado para quem faz uso de medicação anticoagulante. Da mesma forma, seu consumo também não é indicado para quem faz uso de medicações importantes para o controle glicêmico e de pressão.
Vale lembrar que mesmo com todas essas maravilhas que a goji berry oferece, ela não age sozinha no organismo. O consumo desta fruta, aliado a alimentação saudável e equilibrada , além de exercícios físicos constantes, com certeza garantem mais qualidade de vida e bem estar aos seus usuários.
Goji Berry: Um alerta
Ao adquirir a goji berry, procure através de fonte confiável, considerando que mesmo algumas marcas que dizem ser naturais, podem não ser. Na dúvida, peça orientação ao seu nutricionista.